Keywords: Network,
Gestão, Prospects, Boas Práticas, Nexialista
O network ou rede de contactos sempre
foi uma actividade que existiu!
A rede networking é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem
parte deste círculo de contatos trocam informações, influência e aprendizado
profissional e ajudam-se em muitas situações: indicação para um novo emprego,
apresentação de um possível parceiro ou a realização de um negócio.
Cada vez mais nos dias de hoje ele, o networking, é uma ferramenta
essencial. As redes de negócios tornam-se mais eficazes com esta prática.
Interligando indivíduos que, através da confiança e construção de relacionamentos
sólidos, vão construindo ideias, desenvolvendo projectos, falando de si a
outros.
Há estatísticas que indicam que cerca de 70% de contratações e de novos
negócios nascem em eventos de networking. Verdade, mentira? Que acontecem,
acontecem …
Construir uma rede de relacionamentos é uma actividade tão importante
que já existem agências de networking e eventos unicamente efectuados com esse
propósito.
Existe, nos dias de hoje, uma figura que se chama Nexialistas. Esta une
pessoas que se podem complementar ou reforçar. Ao fim ao cabo, um
nexialista é um networker.
Proponho-me a compilar algumas Dicas. A ver quantas arranjo.
Dica# 0 - A conversa é como as cerejas
Antes de participar em eventos, tente saber quem vai estar e
imaginar quem poderá comparecer. No primeiro caso há várias fontes onde
procurar informação: LinkedIN, FaceBook e outras medias.
Assim pode estar mais preparado para as conversas que quer
ter e procurar quem quer encontrar ou conhecer.
Mesmo para as pessoas que já estão na sua rede, não assuma
que já sabe o que eles estão a fazer e que eles sabem o que você está a
desenvolver. Quem sabe se desta troca de informações pode nascer uma
oportunidade.
Mas se assim não for, dê tempo ao tempo.
Dica #1 Valor da rede
Tenha em mente que uma rede para ser verdadeira, válida e autêntica,
tem que ser construída com confiança e os relacionamentos estabelecidos passam,
primeiro, como você pode ajudar os outros, antes de ser ajudado por eles.
Uma das práticas mais poderosas das redes é fornecer valor
imediato para nova conexão ou para o contacto que você reencontra.
Se, por exemplo, você conhece alguém na sua rede que pode
ajudar este contacto, e se ele estiver no evento, apresente-os.
Dica #2 - Cartões-de-visita
Apesar de alguns, muitos, acharem o cartão-de-visita
antiquado, desajustado, etc, ele não deve ser esquecido. Quer para os eventos
(de networking), quer para andar consigo, sempre, ele tem uma utilidade enorme.
O cartão serve para, quando encontramos alguém e lhe colocoamos o nosso cartão, ele saber quem
somos.
A famosa frase “os
meus cartões acabaram” deve ser evitada.
Não use o seu cartão como um flayer. Não o distribuía, a torto e a direito, sem
nem conversar com as pessoas. O objetivo é fazer com ele associações e ajudar
que as pessoas que o recebem, tenham mais alguma coisa para se recordarem de
si.
Contar histórias é sempre uma maneira mais fácil de entreter
as pessoas. Nós contamos histórias e repassamo-las. O mesmo já não acontece com
definições.
Quando alguém pergunta: "O que você faz?” Caso tenha
tempo, não faça uma apresentação do estilo “elevator talk “ sobre sua empresa
e carreira.
Mencione algum
projecto profissional ou pessoal. Romanceie o facto, mostre paixão no mesmo.
Demonstre que está envolvido
Estes detalhes ajudam a aliviar a tensão de eventos bons,
mas imprevistos.
Cuida da sua história. Ele pode ser sempre melhorada e
aprimorada.
Dica # 4 - Escreva e
não fuja
Os eventos de networking não acabam com o último discurso. Se
vai para casa mal eles acabam, vai perder alguma coisa.
Anote o que achou importante no evento; escreva o nome das
pessoas que falaram. Este (bom) hábito pode ajuda-o nos próximos eventos e a fazer
ligações com outros eventos e outras pessoas.
Ajuda-o a fazer conversa em outros eventos e passará por um
profissional que está atento.
O final é sempre o que dá mais gozo.
Dica #5 - Promessas
Promessas são para serem cumpridas. Grandes, pequenas, não
importam, cumpra-as.
As feitas em acções de network também. Sejam elas o envio de
uma informação, de um email, etc. O cumprir as promessas reflete sobre o seu
carácter profissional.
Assim, cumprindo a sua palavra, você começa a construir uma
reputação de confiabilidade, o que é o que você necessita para ser entendido
como um networker de respeito e com qualidade.
Seja visto como um profissional que
acrescenta e não apenas como alguém que apenas suga.
Seja qual for o seu interesse ou paixão, há uma rede social especializado para
si. Veja a quantidade de grupos que
existem no LinkedIN e no Facebook
Se ainda não a achou, procure no Google. Ela está lá. Há
quem tenha s mesmos interesses que você.
Segue um link com algumas das muitas redes sociais que
existem:
.
O Princípio de Pareto - e todos os raciocínios que dele
advêm - é uma ferramenta essencial para
a vida. Nos negócios, em muitos casos, a sua aplicação é facilmente aplicada e
comprovada.
É impossível fazer network de qualidade com todos. Faça uma
lista. Escolha 5 a 10 pessoas e mantenha um contacto regular com elas.
Acrescente valor à vida delas.
Pode ir enviando informações que vá apanhando na net, nos
jornais. Apresentar pessoas / empresas com as quais ele poderá incrementar os
seus negócios.
Este bom hábito faz de si uma pessoa proactiva e de ser
vista como tal.
Seja consistente nesta mecânica.
Não deixe, no entanto, de se lembrar que existem outros
profissionais que, mais cedo ou mais tarde, podem ganhar importância na sua
vida profissional.
Fazer perguntas permite-lhe: aprender e mostrar interesse
pelos outros.
O facto de ir perguntando permite que os seus interlocutores
se envolvam mais e melhor consigo.
Ao ver as suas perguntas respondidas pessoalmente ou com a
utilização da net ou outro canal vai ver a sua notoriedade capitalizada.
Coloque uma pergunta interessante no LinkedIn e veja quantas
pessoas lhe podem responder? Dessas, quantas é que conhece? Está assim a capilarizar o seu nome, a sua
marca.
Algumas perguntas
que pode fazer neste contexto ou em outros.
Dica #9 – Link,
Linkar…partilhar
Quando os substantivos se conseguem verbalizar, estamos
perante um fenómeno que apresenta dinâmica. Passa-se com o Link e linkar; como
se passou e se passa com Google e googlar.
O facto de adicionar Links às suas mensagens faz com que esta
agregue informação para terceiros, para aqueles com que está a “networkar”. Mensagens, actualizações de
status, twitts, etc., podem levar os seus links.
No Facebook pode fazer hiperlinks dos nomes dos seus amigos
quando os quer referenciar.
Também quanto passa documentos está a interagir. Já agora,
para ficheiros pesados, pode usar o yousendit ou o twileshare.
Acrescento mais uma prosa. Esta relaciona o NÓS
e nós.
Cada vez somos mais “mobiles” e, por conseguinte, o mundo
também o é. Com tudo o que tem de bom e de mau.
Mas usar as potencialidades dos telemóveis pode ser uma
medida interessante para um networker.
As inúmeras aplicações que os telefones possuem faz com que
você possa receber e partilhar tudo o que anda à procura, tudo o que pretende
partilhar e mais um par de botas.
Pode estar ligado a tudo o que é rede social e partilhar
informações de qualidade.
Para economizar tempo use o
HootSuite para gerir as suas várias contas e actividades. Esta App
permite-lhe publicar e ler mensagens,
preparar posts e actualizações para publicações automáticas.
Mas faça um favor a si mesmo, não encha a caixa do correio
dos outros com bullshit .
Tenha atenção também que há medias sociais ajustadas mais ao
seu lazer e outras adequadas ao seu campo profissional.
Segmente a informação que partilha; nem todos vão querer
saber que acabou de sair do restaurante ou que se propõe a escrever sobre
gestão.
Se tiver acesso à lista de presenças pode preparar a sua
estratégia. Tenha bem definido quem você pretende encontrar.
O ideal é procurar profissionais que tenham algo a ver
directa ou indirectamente com o seu
negócio ou com os seus interesses. Abra só depois o leque a terceiros.
Claro que há “classes profissionais” que não deve descurar
como: investidores, networkers , stakeholders ou outra qualquer personalidade
que seja de interesse (não necessariamente interessantente).
Mas parta de um princípio, conhecer pessoas é bom.
Nós, portugueses, somos pouco netwokers. Não que não sejamos
profissionais interessados e interessantes. Mas, parece, temos vergonha ou
alguma falta de confiança nas nossas potencialidades. Temos pouca autoconfiança
e publicoconfiança (confiança para
estarmos em público).
Nestes eventos evite ficar sentado ou esquecido (por si
próprio) num canto, esperando que os outros venham até si. Caso proceda assim,
as oportunidades de conhecer pessoas interessantes diminui drasticamente.
Se não está a conversar com ninguém, ande pela sala até se
intrumar numa conversa ou começar a falar com alguém.
Se perceber que a conversa não está de acordo com seus
objectivos, despeça-se educadamente e movimente-se.
Há a regra da máquina de café; se não se sente à vontade
para iniciar conversas, fique perto da máquina do café. Esta muleta
permitir-lhe-á escolher com quem quer conversar e facilitará o facto de não ter
de ser um intruso numa qualquer conversa.
Quando era criança, eu pelo menos, falava com todos, era quase como um
poliglota. As coisas mudaram um pouco comigo.
Mas aproveite este estado de graça, de estarem todos predispostos
a falar. As regras aqui são quase um acordo tácito: nada de timidez, todos
estão lá para conhecer pessoas.
Nestes eventos
aproxime-se das pessoas e estabeleça conversa.
É um comportamento autorizado; ninguém, ou quase ninguém, irá
julgá-lo por invasão de conversa alheia.
Vença a timidez. Começe com: “Boa tarde, como vão: Eu sou o
X, da empresa Y e fazemos Z.
Quem é você?”
Espere também que os outros tomem a iniciativa e seja
receptivo.
Respeite; seja respeitado. Seja flexível e respeita a
diversidade humana e outros pontos de vista.
Dica#14 – Elevators
Talk » Seja directo
Você está num evento de negócios, onde o tempo é escasso e todos estão pré-dispostos a darem-se a
conhecer.
Diga quem é, diga o seu nome…
Aborde os assuntos que o levaram ao evento de forma rápida, mesmo
directa. Deixe a small talk e falar de
futebol u sobre o tempo para outros eventos, para outros momentos.
Expresse-se bem, seja claro e assim garante que os seus interlocutores
o entendem bem.
Dica # 15 – Torne-se
interessante
O mundo não é apenas aquele que anda à volta do seu umbigo;
quer seja o umbigo profissional ou pessoal.
Alargue o seu campo de interesses. Não seja um nerd profissional.
Nestes eventos profissionais conte histórias; mas não sempre
as mesmas.
Abra espaço para os outros contarem as suas aventuras.
Lembre-se que nem todos podem ser tão aventureiros como você.
Um comportamento óbvio para se mostrar ou tornar
interessante é falar com paixão das suas coisas, dos seus projectos. E, simultaneamente, não falar mal dos outros,
de tudo e de mais alguma coisa. Nesta
última situação verificará que sempre manterá alguma audiência. Pequena, quase
sempre a mesma e que o grupo de novos entrantes será escasso. Nada comparável
com o número de abandonos.
Aproveitar estes eventos (ou valer-se de uma situação
familiar) para no momento ou posteriormente:
- dizer mal.
- queixar-se, queixar-se
e..queixar-se.
- pintar tudo de negro / ser catastrofista.
- pedir ajuda constantemente (e nunca ajudar).
- utilizar o factor C ou cunha.
- utilizar o seu grau de parentesco e valer-se só e apenas disso.
- roubar ideias.
- misturar o profissional com o profissional, isto é, não tente ganhar
um à-vontade social com a sua rede quando, só e apenas, os assuntos que trata
são estritamente profissionais.
- passar e-mails com banalidades, piadas, fotografias ou outros
conteúdos mais duvidosos.
Estas são algumas dicas (16 + 1) de como fazer, manter, incrementar e não
denegrir o seu papel de networker. Como todas as regras ou dicas, umas podem ser
adaptadas ou ajustadas às circunstâncias, ao seu estilo e ao perfil do
interlocutor.
Acredito que algumas destas dicas podem ser aplicadas a si.
Sugiro que procure planear a sua vida profissional, sempre
com a óptica do médio ou longo prazo. Com
uma certeza, o médio prazo pode ser já amanhã.
Lembre-se:
Fazer networking é construir
relacionamentos antes de precisar deles. Quando surgir a necessidade, eles
estarão lá, postos e dispostos a ajudar. O ideal é que da primeira até a última
conversa do dia você esteja desenvolvendo, continuamente, as suas habilidades
como networker.
A Bolacha Maria, sozinha, tem sempre o mesmo sabor; torne-a
mais doce. Vai ver que é fácil.
Em “rodapé” digo-vos que os projectos que agora ocupam o meu tempo nasceram, alguns deles, deste tipo de eventos.
João Paulo
Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
O tempo não pára, não pare você também.
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@joaodavespa
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