sábado, 7 de setembro de 2013

VENDER sem iPhone - Identificar a pessoa certa

VENDER sem iPhone

Vender, mesmo com todas as evoluções tecnológicas que aparecem todos os dias, tem muito de nós.

Tornar a venda prática, simples, com linguagem correcta e não cheia de adjectivos,  com um discurso articulado , límpido e claro…ajuda a ganhar o SIM da parte do Cliente para que a sua proposta seja concretizada

Proponho-me a apresentar algumas dicas. Vamos ver quantas saem.

1 -  Não perder tempo

O facto de termos reuniões com quem não decide, como muitas vezes nos é proporcionado, só nos faz perder tempo. Várias vezes, infelizmente,  tive reuniões com profissionais que mal conheciam as suas funções. Falo de estagiários, pós estagiários e, pasme-se, com secretárias…

Estas reuniões, muitas vezes, só nos fazem perder tempo, eventualmente, e podemos assim hipotecar uma próxima visita. Isto porque já lá estivemos.

Lembro-me de algumas reuniões em que estive. A conversa com os interlocutores era pautada por várias interjeições  e exclamações de surpresa.  Na verdade tudo o que eu fazia parecia ser novidade para eles. O que acontecia, pura e simplesmente, era a extrema juventude e / ou inexperiência de quem estava na outra cadeira.




João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

João Sem Medo

Encontro-me no “Pitéu” com o livro do José Gomes Ferreira, as “Aventuras de João Sem Medo”, sobre a mesa. Tenho-o comigo porque o comprei para oferecer. Vou aproveitar a “boleia” de um amigo para o levar.
Mas o engraçado foi: um dos empregados, cujo nome não me lembro, disse-me:
- Acabei de ganhar esse livro.
- Então, retorqui eu

- É que estão ali o filho e a neta dele, frequentadores assíduos da casa. Disse-lhes que estava esse livro numa mesa e que eu não o conhecia.  E assim ganhei um .

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os livros do meu pai



Doar livros que fizeram sempre parte da nossa vida é uma sensação estranha. É dar, é  dividir… um pouco do nosso passado…

Acabei de doar umas boas dezenas de livros de astronomia pertencentes ao meu pai. O destino foi o observatório de Lisboa, instituto em que o meu pai foi director por muitos  anos. Local que faz parte das minhas memórias

Quem me ajudou nesta tarefa foram dois  estudantes de astronomia. Engraçado ver que iam pegando em alguns livros, uns raros… e comentando…isto, aquilo, com os olhos contentes…conversa polvilhada de várias e boas interjeições.

Recentemente tentei doar uns bons livros a uma junta de freguesia. Muito pequena e sem biblioteca. Resposta obtida: só após as eleições…não sabemos se os novos eleitos quererão receber os livros.

Há quem também esteja contente…e não somos só nós


domingo, 21 de julho de 2013

Uma lição em forma de Provérbio Árabe


Uma lição em forma de Provérbio Árabe

 As nossas raízes passam pelos árabes. Vejam como se diz  Lisboa:  al-Ushbuna (الأشبونة) raramente al-Lishbuna (لشبونة)
Casa do Alentejo

Aqui vai:
Não digas tudo o que sabes,
Não faças tudo o que podes
Não acredite em tudo o que ouves
Não gastes tudo o que tens

Porque:
Quem diz tudo o que sabe
Quem faz tudo o que pode
Quem acredita em tudo o que ouve
Quem gasta tudo o que tem

Muitas vezes,
Diz o que não convém
Faz o que não deve
Julga o que não vê
Gasta o que não pode

.

"Lisboa é uma das mais antigas cidades da Europa, tendo sido fundada há mais de três milénios. É juntamente com Setúbal, Alcácer do Sal e algumas cidades do Algarve a mais antiga de Portugal e também a segunda mais velha capital da União Europeia, após Atenas, mais antiga por quatro séculos que Roma.

A sua história circula à volta da sua posição estratégica na foz do maior rio da Península Ibérica, o Tejo; do seu porto natural ser o melhor para o reabastecimento dos barcos que fazem o comércio entre o Mar do Norte e o Mediterrâneo; além da sua proximidade no extremo Sul e Ocidente da Europa, com os novos continentes da África Subsahariana e da América." (retirado da wikipédia)

Há algumas teorias de como o nome de Lisboa apareceu. O que neste caso interessa é a extraordinária influência que os árabes tiveram na nossa história.

Mais. o aprendizado e o ensino são actividades transversais e de duplo sentido e, em muitos casos, acontecem de forma involuntária e inesperada.

Veja a "Casa do Alentejo" e delicie-se, mesmo sem as migas.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.comjoaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa

Think before you print. Think before you replay.

Futurologia em Lisboa

Ando por aqui a arrumar algumas coisas que pertenciam ao meu. Recortes de jornais, revistas…etc.
Apanho um recorte de 20.10.1995 do CM. Ele diz: “Lisboa sem dinheiro para prestar serviços”. Será que se trata de futurologia? Ou já andamos assim faz algum tempo?

domingo, 14 de julho de 2013

O que não usar para que os seus emails não sejam filtrados

Frases comumente usadas filtradas pelos ISPs:
Provavelmente, sua mensagem não será descartada como spam devido a uma ou duas 'frases pegadinhas'. Se sua mensagem tiver dessas frases, os filtros de spam atribuirão pontos a ela. Veja algumas das palavras e formatação tipo spam mais comuns que devem ser evitadas:

·         Ganhe um iPod
·         Satisfação garantida
·         Dinheiro de verdade
·         Grátis!
·         desconto de 50%!
·         Clique aqui.
·         Telefone agora!
·         Assine
·         Ganhe $
·         Desconto!
·         Elimine dívidas
·         Dobre sua renda
·         Crédito
·         Ganhou!
·         Reduz o envelhecimento
·         A informação que solicitou
·         Perca peso
·         Marketing multiníveis
·         A oportunidade da sua vida
·         Remove
·         Coletar
·         Incrível
·         Bônus em dinheiro
·         Crédito de empréstimo garantido
·         Listagens de mecanismo de busca
·         "Pare" ou "Para"
·         "Informação oculta"


Retiradas de http://help.surveymonkey.com/articles/pt_BR/kb/Email-Message-Formatting-Tips

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.comjoaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.

Dr Cruz Rodrigues e o São Miguel

Ontem morreu o Sr. Dr. Cruz Rodrigues. Durante vários anos ele foi presidente do Rugby C R São Miguel, clube onde eu joguei por mais de 10 anos. Graças ao seu apoio eu, e muitos outros, puderam praticar este desporto, neste clube.
A ele a minha homenagem e o meu obrigado.


Cristo - Hypbercube


Veja em 3D : http://phereo.com/image/51e1dca40f3530be79000005

Sombras - Hypercube



Veja em 3D:  http://phereo.com/image/51e07e4e0f35303054000025

terça-feira, 9 de julho de 2013

Técnicas e teorias dos Homens da Luta

Hoje estive a ouvir o Gel dos Homens da Luta. Gostei bastante da técnica do “Boralá”. Há uma boa ideia, faz-me um mini teste de aceitação, passa no dito e implementa-se. Boralá


Gostei também da história de “dar medo”. Se dá medo, vale a pena.

Técnicas do pessoal que anda no showbiz





João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.comjoaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa

Quotes - Frank Chimero

Everything was made. Each invention shows that the world is malleable, from the simplest stone tool to the screen you're using to read this. We make what we want, break things in the process, collect what we like, and connect what we discover to get us closer to where we want to be…

Caracol Hypercube



http://phereo.com/image/51db38390f3530f51400001e

São os caracóis que comemos por ai...mas ainda sem orégãos

segunda-feira, 8 de julho de 2013

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Oh Pai, estes tipos dos bancos são de carregar pela boca

Há uma conta e 40 cêntimos, QUARENTA CÊNTIMOS DE EURO, em que a minha mãe é co-titular com o meu pai. Ela faleceu em 2003; o meu pai faleceu este ano.   Eu sou herdeiro único e co-titular .

O facto de haver esta  conta está a complicar, de sobremaneira,  a regularização de uma situação de Habilitação de Herdeiros

Felizmente a gestora da conta do meu pai  ajuda e esforça-se para que as coisas andem . Felizmente que ele era organizado. 

No banco estão a levantar questões e problemas para liquidar as contas e transferir o pecúlio para uma conta minha. Isto tudo por causa dos 0,40€ . Nem me sabem dizer quando a conta foi aberta e como foi aberta. 

Isto passa-se com quem tem as contas e papeladas em dia e impostos pagos.  Mas vejo quem anda a extorquir dinheiro nos BPP´s e BPN´s da vida sem qualquer tipo de problemas.


Estes gajos e (os dos bancos e legisladores) estas leis estão completamente desajustadas da realidade, do bom senso, do sentido prático.

Livraria Lelo



http://phereo.com/image/51d1f7dc0f3530593f000013 - Veja em 3D

Vespa




http://phereo.com/image/51d1f31f0f35301f3e000013 Veja em 3D

Last supper with friends


http://phereo.com/image/51d44d240f35302d47000004 veja em 3D

domingo, 30 de junho de 2013

Também há coisas boas - 30 de Junho

Miradouro da Nossa Senho ra do Monte
Também há coisas boas - 30 de Junho

1 - Passear por Lisboa num domingo é um luxo. Bonita a minha cidade.  Hoje andei com olho de turista por cá. Não é que ainda me vou surpreendendo.

Achei que ainda era cedo para a ginginha...

2 - Sobre a nossa costa  "um bom clima, um mar fabuloso, costa linda e praias fantásticas", Mário Cordeiro não tem dúvidas de que podemos oferecer a portugueses e estrangeiros tudo para fazer variadíssimos desportos náuticos...”

3 - O Museu Colecção Berardo assinala hoje seis anos de vida com um programa de actividades de entrada gratuita nos espaços expositivos, desde ateliês a visitas guiadas, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

4 - Hoje andei numa passeata de moto. Lisboa / Casais. Mais 300 veículos…ul trapassámos os 400? Boa organização; excelente trabalho da GNR  a comandar o pelotão.


5 - Engraçado quando já são os filhos dos amigos a recomendarem-nos tascos para os petiscos. Hoje foi assim. Falo do Lopes. Fica em Alpraia, lá para os lados de São João do Estoril. Comeu-se: percebes, ameijoa, pica-pau e rissóis de camarão. Até a molhenga acabou. Eventuais interessados digam.


6 - Sorte de quem pode fazer a marginal de moto sem trânsito.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Quotes - #30 . Marketing and sales


Good design is obvious.  Great design is transparent
O que se procura:
- Mais do que Good é ser Great.
- Mais do que óbvio, é ser claro e limpo.
Há uma acrónimo bastante útil e sempre actual, o KISS. Isto é:  Keep It Simple, Stupid
Existe alguma tendência para tornar complicado o que pode ser simples. Isso nota-se nos serviços do estado e em outros, muitos, que precisamos no nosso  dia a dia.  Veja-se as chamadas anónimas que todos recebemos por parte de empresas. Independentemente de estarem a resolver um problema, estarem a vender um serviço ou a responder a uma dúvida.
 João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.

domingo, 23 de junho de 2013

Quotes - 29# - Marketing and sales


If Thomas Edison had used a focus group he would have just invented a bigger candle

From The Brand Show episode “The Science of Branding”

Existe a tendência de nos rodearmos de pares. Pares académicos, sociais, culturais, hierárquicos, etc.
Se se fizerem  focus group profissionais com os pares teremos, eventualmente, a confirmação dos raciocínios que estamos tendo.  Não que estas confirmações não sejam importantes e úteis, mas nada de muito diferente nascerá.
Procure a  sua zona de desconforto , pelo menos de quando em quando. 

Thomas Edison disse: “Se eu achei 10 mil modos de algo não funcionar, não fracassei. Não me desencorajo, porque sei que cada tentativa errada é mais um passo para a frente”.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.

sábado, 22 de junho de 2013

Quotes - #28 Marketing and Sales

Saleiro
Think like a customer.

É muito difícil conseguirmos ter vários chapéus. O do consumidor, o do inventor, o do investidor…O exercício de ser cozinheiro e ir à mesa do consumidor é fundamental para saber a quantidade o sal e pimenta que usar.

Um exemplo próximo de todos nós é o café. Começámos a beber café de saco, posteriormente apareceram as máquinas de expresso. Hoje em dia temos uma panóplia de receitas de café (até bife com molho à café) Vejam estas receitas!!!


O que aconteceu: as empresas começaram dialogar com os Clientes. As medias sociais – blogs, facebooks, linkedins e outros – permitem também uma aproximação, quase one to one, entre um lado e o outro, entre Cliente e Vendedor.

PS: Fico sem saber quem é o Sal. Se o Spock, se o Capitão Kirk

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64Http://www.linkedin.com/in/joaopmarqueshttp://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quotes - #27 - Marketing and Sales


Do not be embarrassed by your failures, learn from them and start again

Richard Branson


Fail, but fail fast. Penso que quem afirma isto é o Dave Kerpen.

Independentemente da autoria, é importante não ficar agarrado a estratégias erradas, produtos desajustados ou com os quais se possui uma relação emocional (e não racional). Igualmente, em determinados projectos ou negócios não conseguimos ter toda a informação de mercado que julgamos ser indispensável para o seu lançamento.

A falta de alguma informação / dados, sejam eles quais forem, não deve ser impedimento da entrada do negócio no mercado, o tal de Time to Market. O afinar do serviço pode e deve ser feito através do contacto regular e crítico com o mercado e com os Clientes. Os inputs retirados deste trabalho farão do seu serviço um melhor serviço.



Como se prova pela imagem à "esquerda", muitos dos erros têm solução.  Estes dois agora verificados são resolúveis. 


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques; http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A minha família - A minha mãe e o meu pai

Pai, faz hoje  dois meses que foste ter com a mãe.
Quero dizer-vos que as coisas por aqui estão a caminhar  bem.  Que não se preocupem.  Que nunca mais perdi ou esqueci-me das chaves.  Que tento não acumular jornais.   Que há uns projectos que parecem querer arrancar. Que continuo a acordar cedo. Que tenho cuidado quando ando de moto.
Outro dia estive em VRSA.  Pena que a mãe nunca tivesse conseguido ir à  nossa casa. Mas vais agora contar-lhe mais pormenores da  VRSA  e da nossa casa.. Como está mudada VRSA, comparando com os tempos em que íamos  lá os três. Lembro-me bem como gostavas de lá
Estive em alguns restaurantes em íamos os dois. O Baixa Mar, em Santa Luzia, foi um deles. Mantive aquela conversa longa com o Paulo. Aquela que ele sempre dedicava a nós.  Ele ficou surpreso com a notícia. Aliás, todos ficaram….viam-te sempre animado com a vida. Aliás, tu e a mãe sempre estiveram bem com a vida. Mesmo quando tudo indicava que ela parecia não estar do nosso lado.
Para além das saudades que vou tendo dos dois, vou lembrando-me do bolo de carne da mãe. Nunca mais comi um assim. Ela não desconfiava. Mas era tão bom que eu fazia sandes com ele. Mas também as sopas que tu fazias. Esta também é uma das novidades…pôr em prática o que está nos vários livros de culinária que temos.
Há mais coias boas…coisas boas que vão acontecer aqui, por cá, comigo.

Um beijo aos dois. Saudades cá de baixo. 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Dever de sonhar

Dever de Sonhar

Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa

Quotes - #26 - Marketing and sales


When it gets difficult is often right before you succeed.


 Porque também começamos a perceber o negócio; começamos a ligar as pontas; estamos mais focados no negócio; a relacioná-lo com outros negócios e a perceber eventuais parcerias.

Estou envolvido num projecto de mobilidade urbana. À medida que estamos mais próximos do seu lançamento, novos problemas e questões se levantam. Não que não estejamos focados no mesmo,  mas uma nova visão sobre o mesmo vai sendo construída e a Lei de Murphy é muito poderosa (e existe).

 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques; http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
 

sábado, 15 de junho de 2013

Quotes - #25 Marketing and sales

Create something people want to share

A tecnologia permitiu esta mudança de comportamento.  As medias socias são as ferramentas usadas para o efeito. Conceitos como cloud, carsharing, carpooling, blogs, linkedin, facebook , etc, são alicerçadas em partilha e fazem parte do nosso dia-a-dia.

A quantidade de conteúdos que se partilham na blogosfera é imenso, quase infinito. Refiro os blogs,  que muitas empresas não usam,  são locais privilegiados de partilha e de aprendizado. Ou fim ao cabo, de restabelecer contacto com todos os stakeholders.

Outro fenómeno interessante é também a partilha de casas. Vais para a minha; vou para a tua. E as pessoas não se conhecem. Há sites que partilham esta troca

Veja-se também o carsharing. No seu início este modelo de negócio consistia em comunidades que compravam um carro e partilhavam-no.  Hoje em dia, graças à tecnologia, um carro pode ser partilhado / usado por 10, 20…30 ou 40 pessoas.

Um sinal também óbvio que “ the times are changing “ em várias vertentes é também o facto de as empresas se organizarem e estabelecerem em coworks.

Afastando-me um pouco da partilha simples, quem não se lembra como começaram as várias "primaveras árabes"?

 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques; http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa