Recebo frequentemente informação dirigida que me dizem ser sigilosa e importante. É-me colocada na caixa do correio, numa folha A4, impressa com alguma qualidade, mas sem ter qualquer referência a mim ou aos meus.
Malditos Flyers
É impressionante como multinacionais, independentemente do ramo, ainda se dirigem através deste meio completamente anacrónico de comunicação.Quando nos anos 50/60 os publicitários se interrogavam sobre qual dos 50% do investimento era deitado fora... talvez não dissessem que estes flyers de trazer por casa cairiam na categoria de má publicidade... mas em 2025... acho que não faz sentido .
Compreendo que o dito comercial, se estiver no início de carreira, possa não ter os recursos ou a experiência dos mais velhos... mas alguém que o ensine. (A famosa frase atribuída a John Wanamaker - "Metade do meu investimento em publicidade é desperdiçado; o problema é que não sei qual metade" - mantém-se relevante, mas hoje temos ferramentas para resolver essa questão.
Talvez algumas empresas ainda vejam o marketing postal como tendo uma "presença física" diferente, mas sem personalização e estratégia adequada, acaba por ser apenas mais papel para o lixo. É um desperdício de recursos e uma oportunidade perdida de comunicação eficaz.
Impacto Ambiental: Para além da ineficiência comercial, esta prática contribui para o desperdício de papel e recursos naturais, numa época em que a sustentabilidade é uma preocupação crescente dos consumidores.
Nota: Percebo e respeito que faça esta distribuição para ganhar a vida. Mas, por favor, nao deixem a "comunicação" empurrada por debaixo da porta e toquem a todas as campainhas do prédio às 9h da manhã
MarketingDigital
PublicidadeTradicional
InovaçãoMarketing
TransformaçãoDigital
MarketingStrategy