sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

As ideias (as boas e as más) começam em bruto

 As ideias (as boas e as más) começam em bruto 

                                   “Se quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias.”, Thomas Edison

Processo iterativo de criação de ideias
Processo iterativo de criação de ideias


As ideias só não aparecem em bruto quando são copiadas ou apresentadas por políticos. Admito, é um statement forte.

Mas agora a sério, muitas vezes, quando uma Organização decide concentrar-se na promoção da inovação interna, toda ela pode florescer em ideias e em projectos a poder implementar. Pode assim estar a criar o seu futuro.

Quase pergunto o porquê das Organizações não estimularem a existência de um processo criativo regular?  

Percebemos que o desafio que se pretende alcançar é desenvolver uma forma sistémica, aberta e muito abrangente de produção, análise e avaliação de ideias.

Ficam assim as Organizações numa posição de poder avaliar as ideias que surgem. Este pipeline irá produzir ideias que valem a pena avaliar e as que podem ser …arquivadas.  Uma ideia, por muito absurda que possa ser, não deve ser desprezada. Bem, talvez um novo ábaco possa ser desprezado como ideia inovadora, mas, mesmo este,  pode ser até vir a ser um objecto decorativo e muito criativo de pop art.

 Mas como desenvolver ideias em bruto?

As boas ideias têm valor intrínseco, mas são apenas o ponto de partida. O processo de produção e avaliação de ideias é iterativo. Neste processo, repito, iterativo, algumas perguntas carecem de ser respondidas. Eis algumas:

Clientes: Quem é o Cliente? Qual é a sua necessidade que não está satisfeita?

Oportunidade: A ideia tem potencial?

Solução: A solução apresentada tem viabilidade? Consegue ser produzida?  Há tecnologia para o fazer? O Cliente aceita a solução proposta?

Equipa: A equipa que existe tem de ser reforçada? Terá de ser alvo de acções de formação? São necessárias parcerias? As existentes instalações são ajustadas?

Vantagem: Qual é o factor crítico de sucesso da sua ideia e da solução a apresentar?

Resultados: Quais são os benefícios esperados para o Ciente? Os retornos para a organização são suficientes?

Stakeholders: Estão alinhados?

Enquadramento fiscal e legal: É possível? Não tem condicionamentos?


Espera então o quê?



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