sábado, 10 de janeiro de 2009

UM CONSELHO… UMA ÚLTIMA REVISÃO

UM CONSELHO… UMA ÚLTIMA REVISÃO

Nunca deixe de ouvir um conselho. Quem sabe ele ser-lhe-á útil. É sabido que, quanto mais perto estamos do assunto, mais dificuldade temos em perceber as suas falhas. É assim que se passa com o que escrevemos. Na nossa “cabeça” pode fazer todo o sentido…porque conhecemos a história, dominamos o assunto, estamosdentro dele,etc.

Mas... porque há sempre um mas...

  • Seguem 6 passos que poderemos usar:

    Por isso, é aconselhável após termos redigido o nosso esboço final, que nos levantemos… nos afastemos mentalmente do texto e, que mais tarde, o voltemos a ler.

    Poderá ajudar-nos nesta tarefa tentarmos encarnar o leitor. Tarefa difícil, mas muito útil. Questionar-nos-emos se o texto tem toda a informação necessária? Se faz sentido? Se tem interesse? Se possível, peça que lhe leiam o texto…terá assim o ponto de vista do leitor.

    Eliminar frases longas, palavras desnecessárias, dúbias ou pouco correntes. Nem todos os leitores possuem o seu vocabulário.

    Elimine a voz passiva ou um estilo muito informal (este poderá ser, todavia, apropriado).

    Leia, releia, faça-o em voz alta. Quem sabe se o texto ainda precisará de um útimo retoque.

Peça ajuda. Há quem a lhe queira dar, de certeza.


Se seguir estes conselhos talvez evite equívocos, situações comprometedoras ou uma explicação ao seu superior. Lembre-se: a Lei de Murphy existe: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Murphy). Ela está à sua porta

Lembre-se, o mundo não é perfeito, nem justo....invista tempo na qualidade do seu trabalho…salvaguarde-se.


PS: Experimente ler em voz alta um texto numa língua estrangeira e veja a dificuldade que pode ter.


Se o tempo não pára, não pare você também.

Sem comentários: