domingo, 26 de agosto de 2012

Tintim na Lua, a verdadeira verdade


Lá pelos anos 70, no Observatório Astronómico de Lisboa, com uns 7 anos, dirigi-me ao director daquele instituto, Sr. Dr. Baptista dos Santos, com quem eu fazia longas passeatas pela Tapada da Ajuda, eu, ele e o seu cão.
Ele gostava muito de mim e a recíproca também era absolutamente verdadeira.
Ouvi (e ouvia) uns comentários sobre o Neil Armstrong e a sua viagem à Lua por parte do Dr. Baptista dos Santos, o meu pai e mais alguns pessoas e sabendo que não era verdade, muni-me de uma prova documental, o livro do Tintim na Lua, e com a minha voz mais sábia e confiante disse:
- "Oh Sr. Baptista não foi o Armstrong que chegou à Lua primeiro. Foi o Tintim." E mostrei-lhe o Tintim na Lua, livro que me era lido e relido pelos meus pais.
E assim vamos criando os nossos heróis, que perduram até aos dias de hoje. Bom quando os passamos aos mais novos....
Enquadro o meio envolvente. O meu pai é astrónomo e vivi, durante algum tempo, nos edifícios pertencentes ao observatório.

Sem comentários: