Google+ Badge

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Reputação OnLine

Reputação OnLine

Neste altura vive-se o mundial de Rugby. Os jogos têm trazido algumas surpresas, mas têm sobretudo demonstrado o quão importante jogar a XV (são  quinze jogadores para lado).

Uma das estratégias em que assenta este desporto é na conquista de terreno. Isso faz-se batalhando, jogar em equipa e, claro, respeitar o adversário.  Podemos resumir em parre a filosofia deste jogo nos seguintes axiomas: “A melhor defesa é o Ataque” e  “estar sempre atento”.

A Gestão Online da Reputação passa também por estes dois axiomas. Aliás, a (boa) Gestão da Reputação, online, offline, presente, passada e futura passa por estes dois axiomas.
Seguem algumas tips para uma boa Gestão Online da Reputação

1 – Google Alerts




O Google Alerts é uma excelente e gratuita ferramenta para o monitoramento marcas (entenda-se também como marcas as marcas pessoais, eu, você, o tipo X ou Y).  Se há uma discussão ou revisão da sua marca, você vai saber e reagir em tempo útil.


Aceder a esta ferramenta é fácil:  basta ter uma conta Google.


2. Tenha um plano, sobretudo para situações de crise


O mundo, sobretudo nestas áreas, da internet, corre muito depressa.

Um boato, uma resposta por parte da empresa mal dada ou mesmo quem o faça de modo propositado para denegrir, por qualquer razão, uma Organização, é algo que sempre pode ocorrer.

No caso de uma crise ainda é mais premente haver um plano de comunicação, de resposta à crise, preparado ou pensado.

Nestes casos, o dos vários rostos que a Crise pode usar, a resposta a dar tem de ser rápida e bem pensada. Se se errou, admitir o erro.Se não errou, explicar ou reexplicar pode ser a solução


Lembre-se, uma mentira repetida 100 vezes, torna-se verdade.

3 - Tenha uma página / tenha um blog 




A melhor maneira de proteger sua marca, que ao fim ao cabo é a sua Reputação,  é a sua "própria página” ou / e o seu blog.  Nestas vai criando conteúdos positivos sobre a sua marca e, em alguns casos, sobre o sector. Esta estratégia, como muitas outras, funciona para Organizações e Indivíduos.


Se já tiver esta prática, a de colectar testemunhos e informar a WWW sobre os seus feitos, mantendo, simultaneamente, uma lista de FAQ´S bem actualizada, fica com armas ara combater as más notícias e testemunhos que o possam denegrir. Como? Deslocando conteúdo negativo e promovendo a notícia positiva é a melhor maneira de reverter essa situação.

O facto de responder ou colocar todos os comentários, bem como notícias sobre si e sobre o sector na sua página e/ ou blog, transmite ao mercado e à WWW uma posição mais fiável e séria, melhorando a sua REPUTAÇÃO.

Tenham também em mente que a Reputação não se faz assim, mas que é feita, é. Especialmente a má Reputação.









4 - Seja do signo Gémeos nas Medias Sociais


Há quem acredite em signos, em astrologia. Eu…nem por isso. Passando por cima da brincadeira…sabemos que existem várias medias sociais, com vários propósitos, com distintos alcances e que nos leva a ter determinados (entenda-se  ajustados) comportamentos. Típico deste signo.

Mas vamos ao Google. Este motor de busca com a  nova versão do  algoritmo Panda  identifica e penaliza conteúdos em duplicado. Ou seja, o uso do [Copy Past] aqui também não só não é valorizado, como é penalizado. Ou seja, usar o mesmo perfil ou biografia em todas as medias sociais só se torna fácil e útil para  a sua preguiça.

Cada perfil deve também incluir imagens optimizadas da sua Empresa, suas ou correlacionadas  à identidade em causa. Utilize palavras que descrevem com a maior precisão possível as imagens que está a usar.

Não crie também o seu perfil em todas as medias ao mesmo tempo. Pode começar por uma destas 4:
Facebook, Google +, LinkedIn e Twitter.  Depois seguir para outras  Se é profissional liberal, um advogado, talvez o LinkedIN. Se é também profissional liberal, mas exerce actividade como Personal Treiner, talvez o  FaceBook e o Google +. Esta última é essencial pelo facto do Google ser o maior motor de busca.

Depois, conforme o tempo que tenha, explore novas medias e veja se fazem sentido para si ( e se tem tempo para as trabalhar).  


Tendo em conta estes comportamentos e cuidados melhorará o seu  SERP,

Importante: Os seus perfis nas várias medias sociais, apesar de diferentes, têm de ser consistentes.


Nota: Na sociedade você desempenha vários papéis.
Enviar um comentário