O Vírus incontrolável do Boca a Boca
"A qualidade do teu serviço, depende da qualidade dos teus colaboradores." (senso comum)
Keywords: Serviço, Clientes, Fornecedores, Medias Socias.
Antes da Internet ser o que era, quando o mais próximo que havia ao Facebook era a revista Maria (que ainda existe), algumas métricas divulgavam os seguintes números:
- Um Cliente insatisfeito fala sobre a sua má experiência, em média, 20 vezes com interlocutores diferentes. Um Cliente satisfeito só o faz 5 vezes.
- O custo de conquista de um novo Cliente é superior 3 a 4 vezes ao de recuperar um antigo.
- De 100 pessoas que passaram por uma experiência desagradável numa loja, 32 a 36 podem deixar de ser clientes.
Significativos estes valores!
Mas estas métricas, hoje em dia, devem estar ultrapassadas, sobretudo no que diz respeito à disseminação de um mau serviço. Quando uma Organização esconde factos / acções de seu Cliente, ele, quando as descobrir, mudará a imagem que tem sobre a sua Empresa.
Pense nos likes e dislikes que uma Media Social, como o Facebook, pode fazer à sua Empresa. Recente-mente a Mango foi acusada de despedir uma funcionária, Laura, por estar grávida. Esta protagonizou um vídeo de 38s e colocou-o na WWW. Através do
www.change.org, um site de petições, rapidamente angariaram-se 19.000 pessoas que assinaram uma petição a favor de Laura. A Mango respondeu. Não sei qual foi a resposta. Se era verdade ou não? Mas o prejuízo, com toda a certeza, recaiu também pela Mango.
Pela velocidade com que tudo acontece, cada vez mais tem que se cuidar os Clientes. Quer eles sejam externos à empresa, quer eles sejam internos. Por isso, a formação que damos aos colaboradores e a forma com que pretendemos que dialoguem com os Clientes é essencial para assegurar um futuro com menos sobressaltos à Organização. Por que são os colaboradores que disseminam os valores que a Organização quer passar. E são os Clientes que ajudam a propagar os valores e as experiências de compra que viveram.
A reputação de uma Organização na web, por isso, é um item essencial para a sua sobrevivência. Os consumidores usam cada vez mais a internet para procurar informações sobre as marcas, informações sobre tudo.
Mas o Twitter ou o Facebook não podem ser o único serviço SAC existente ou o ideal para resolver um problema. Estes podem ajudar a resolvê-lo mas, não são solução para tudo. Não aposte apenas em ferramentas e tecnologia. O ser humano continua a ser o mais importante e o veículo para resolver os grandes berbicachos.
A confiança que a sua Organização transmite é o mais importante. Tanto online, como, e sobretudo , offline.
Faça esta pergunta a si próprio e veja também que respostas os seus colaboradores dariam à mesma:
" Recomendaria a sua Empresa aos seus amigos?"
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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