20 - Pós - Venda 1- 0
Talvez se disséssemos às gerências que o pós-venda será a próxima venda, todos se empenhariam neste serviço. Esta preocupação vai desde a venda de uma refeição num restaurante até à compra de um serviço, cuja utilização se pode prolongar no tempo como, por exemplo, a frequência de um ginásio.
Será que na sua vida de Cliente é abordado regularmente sobre a sua satisfação (ou insatisfação) de um serviço ou produto?
Será que na sua vida de Fornecedor entra em contacto com os seus Clientes para aferir se estão satisfeitos com o que lhe foi proporcionado por si?
Se pensarmos que o esforço para conquistar um novo Cliente é significativamente mais elevado que a manutenção de um, este serviço seria olhado de modo muito diferente. O facto de uma Organização estar preocupada com o pós-venda mostra que está do lado do Cliente.
Se acrescentarmos ainda que existem muitos Clientes que não têm por o hábito protestar. Apenas, deixam de comprar ou aparecer, talvez possamos começar a perceber ainda melhor a importância do pós-venda.
Quanto às duas perguntas que deixei no ar, a minha experiência diz-me que muito poucas vezes sou abordado sobre a minha satisfação do que me é servido nos restaurantes e, em vários meses de frequência assídua num ginásio, não tentaram saber a minha opinião sobre o serviço que me é prestado.
Não falando muitas vezes o que acontece na pré-venda, quando nos tentamos aconselhar sobre o que comer e os empregados respondem que não sabem o que nós gostamos. Mas aqui, o problema está mais a montante, são os próprios gerentes e donos que não preparam os funcionários e não entendem a importância de um bom serviço.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64
Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques;
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Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo What I think, what I criticize, my texts, other people's texts, interesting information from the eighth column and others that I find funny (I hope). I'll add some photos and anything else that comes to mind. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - what you know is worth more than you think
terça-feira, 26 de junho de 2012
segunda-feira, 25 de junho de 2012
19 - Fish and Chips II (Torne-se criativo)

De entre os crescidos, os cozinheiros são dos mais criativos. Como não podemos eterna e permanentemente ser crianças, talvez devêssemos ser (algumas vezes) cozinheiros, pelo menos de ideias e atitudes. Olhem estes dois restaurantes: www.noma.dk e www.elbuli.com. O 1º o melhor restaurante de 2010 e veja o que eles criam. O 2º já ostentou esse título e é sobejamente reconhecido.
Mas do que vos quero falar é de Criatividade, passe alguma presunção da minha parte. Ela está em todos nós e pode ajudar-nos a arranjar soluções. A Criatividade pode ser usada desde pensarmos como ganhar mais dinheiro até como fazer, aqueles de quem mais gostamos, mais felizes (e nós por extensão).
Tenha em mente que:
- novas ideias podem ser compostas por dados antigos. Por isso, escreva-as. A nossa memória é curta. O facto de voltar a pensar na mesma ideia, quando a escreve, poderá fazer com que tenha um novo insight;
- "há ideias mais ideias do que outras". Como tudo na vida. Mas se pretende algo, tente ter um foco;
-a criatividade é potenciada pela capacidade de detectar conexões (muitas vezes improváveis) entre ideias. O caso do post-it é por demais conhecido. Uma cola que não cola.
Depois, arranje, o mais depressa possível, oportunidade de as colocar em prática. Quem sabe ganhar dinheiro com elas. Se não for o caso, sentir-se feliz e satisfeito com elas (porque também fez com que outros assim se sentissem).
Eu pauto-me por tentar "montar" ideias que possam ajudar a comercializar produtos e serviços e escrevo-as e, posteriormente, faço-as chegar a quem as poderá avalizar.
O que ganho? Para já o prazer de "inventar" algo e colocar os neurónios a trabalhar.
João Paulo Marques
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sábado, 23 de junho de 2012
18 – Fish and Chips I (ou como se pode ajustar ao mercado)

18 – Fish and Chips I (ou
como se pode ajustar ao mercado) -
0
Impensável para muitos esta combinação,
sobretudo para portugueses. No entanto, não deixou de ser uma abordagem
criativa e de sucesso para o mercado (este quase fast food very british).
Lembrei-me deste Fish and Chips após ler na diagonal uma
entrevista de um jogador de futebol de salão, Ricardinho, considerado o melhor
do mundo em 2010. Ele dizia que se inspirava e ver vídeos de basquetebol e
hóquei em patins e transpunha para o seu desporto o que via em outras
modalidades.
Mas a evidência de outros
processos de criatividade ou de juntar conhecimentos diversificados pode
ajudar, e muito, a ter abordagens vencedoras no mercado. Recuo muitos anos e
lembro-me do meu amigo Andrew, director / gestor de projectos internacionais do
Citi em Londres. Ele formado em História e a gerir uma equipa pluri disciplinar
e multi-cultural. A mim fazia-me um pouco de confusão na altura – eu tenho
formação em Administração – o facto de ele comandar aquela equipa, sendo de
História. Deixou de o fazer quando me explicou a razão.
Passava basicamente por: Nós,
aqui, pelo facto de conjuntamente termos diversas competências e vivências
distintas, conseguimos compreender melhor os problemas e dar uma resposta
culturalmente ajustada e apropriada. Mais, TIR´s e VAL´s, qualquer HP a faz.
Explicação simples, de aplicação
também simples.
João Paulo Marques
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17 - Incentive / Paparique / Motive (seja lá o que for) os seus vendedores.
17 - Incentive / Paparique / Motive (seja lá o que for) os seus
vendedores.
Todos nós reagimos a diversos
estímulos, a diferentes incentivos. E os mesmos incentivos, em determinadas
alturas da vida, são valorados de modo diferente.
Muitas administrações,
direcções, directores não percebem e não procuram perceber estas diferenças e
alterações.
O que é certo é que há que se
torna necessário incutir um espírito de competição, de curiosidade e de
companheirismo na sua equipa comercial.
É preciso ter em conta também
que há profissionais que preferem trabalhos de cunho mais individual, por contraponto
àqueles que preferem actividades mais colectivas. Há quem tenha mais espírito
de iniciativa; outros têm menos, mas possuem outras valências. Há quem necesssite de ser paparicado, etc.
Por isso, em alguns casos, a conjugação de
equipas de vendas multi-facetadas, em regra, permite abarcar do mercado como um
todo e dar as respostas mais ajustadas.
Esta preocupação das
Organizações com os calobaradores deve ser
algo presente e não apenas quando dá jeito e não deixe de cumprir o que
prometeu.
João Paulo Marques
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quarta-feira, 20 de junho de 2012
16 - Crie um Slogan
16 - Crie um Slogan – 0
Eu tenho o meu slogan: "O tempo não pára, não pare você também." Pretendo com ele ser suficientemente irrequieto e curioso para poder crescer aprendendo e ensinando.
"Um slogan é uma frase de
fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até
mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma
expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É geralmente utilizado por
empresas." (retirado da wikipédia)
Pense numa frase e acrescente-a
ao seu logo. Esta passa a fazer parte da sua "trade-mark" e deve acompanhar os seus emails, as suas
cartas, os seus estacionários.
Não crie frases grandes,
tornam-se difíceis de memorizar e podem ocupar um espaço essencial, impedindo que se encaixem nos seus
documentos.Eu tenho o meu slogan: "O tempo não pára, não pare você também." Pretendo com ele ser suficientemente irrequieto e curioso para poder crescer aprendendo e ensinando.
Outro (mediamente conhecido muito
conhecido: Yes we can!
Crie o seu também. Este vai
ajudá-lo a motivar-se e a manter a sua linha de acção.
João Paulo Marques
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terça-feira, 19 de junho de 2012
15- Promoções relâmpago
15- Promoções relâmpago - $
Há grandes cadeias de
distribuição que anunciem liquidações relâmpago através dos seus sistemas de
som. Duram pouquíssimos minutos. Eventualmente pode tentar fazer estas
campanhas no seu estabelecimento.
Imagine um bar da praia e
promove caipirinhas? Imagine um restaurante e promove o take-way de sobremesas?
Ou vende as mesmas sobremesas do almoço à hora do lanche numa bancada na
rua?Imagine um sushi bar que promove triplas de atum? Ao fim ao cabo, pede-se
que imagine situações e soluções.
Estas acções têm que ser bem
pensadas para não gerarem prejuízo ou habituação por parte dos Clientes.
Lembram-se da campanha 50% do
Pingo Doce?
A que se segue foi um relâmpago
com o trovão anunciado: "A
Azul fará uma promoção relâmpago amanhã(sexta-feira 02/10) das 10:30 às 13:30.
Nessa promoção as passagens nos vôos da Azul partindo do Rio de Janeiro
custarão apenas R$16".
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