Vespa 50S Por onde muitos começam |
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sábado, 17 de dezembro de 2022
sexta-feira, 16 de dezembro de 2022
O velho, o menino e o cão
O velho, o menino e o cão |
Volta e meia lembro-me do Dr Batista da Silva, antigo director do Observatório Astronómico de Lisboa. Era eu criança e ele, com idade para ser meu avô, passeava comigo pelos terrenos do observatório. Eramos três: ele, eu e o seu cão (uma lassie) Dizia-se por lá: lá vai o velho (de forma muito respeitosa), o menino e o cão.
Não que não tivesse avô. Tinha, o avô Vicente, mas a distância entre Lisboa e Marvão fez com que não fossemos companhia diária.
Coisas de Natal
CIM-Terras de Trás-os-Montes
CIM-TT |
CIM - TTM - As Terras de Trás-os-Montes localizam-se no Nordeste de Portugal, abrangendo uma área de cerca de 5538 km2. O território é constituído pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
Nas Terras de Trás-os-Montes há 23 produtos classificados pela União Europeia com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP). Carnes, vinhos, frutos secos, fumeiro, queijos mel e azeite ostentam orgulhosamente este selo e percebe-se porquê: qualidade inquestionável, sabor autêntico e inconfundível. Aliás, a rica gastronomia da região assume-se como um dos principais traços identificativos do território e é também um dos fatores impulsionadores do movimento turístico que tem vindo a conhecer, nos últimos anos, uma oferta e crescimento significativos.
Todos eles são considerados Territórios de Baixa Densidade.
Área km2 |
Freguesias |
Aldeias |
Vilas |
Cidades |
População |
|
Alfândega da Fé |
332 |
12 |
28 |
1 |
0 |
5.104 |
Bragança |
1.173,6 |
39 |
114 |
1 |
1 |
35.341 |
Macedo de Cavaleiros |
699,1 |
30 |
66 |
0 |
1 |
15 776 |
Miranda do Douro |
487,2 |
13 |
16 |
1 |
1 |
7 482 |
Mirandela |
659 |
30 |
101 |
1 |
1 |
23 850 |
Mogadouro |
760,7 |
21 |
56 |
1 |
0 |
9 542 |
Vila Flor |
265,8 |
14 |
27 |
1 |
0 |
6 697 |
Vimioso |
481,6 |
10 |
20 |
2 |
0 |
4 669 |
Vinhais |
694,8 |
26 |
105 |
1 |
0 |
9 066 |
4380,2 |
195 |
533 |
77082 |
MAPA do CIM- TTM |
quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
sexta-feira, 9 de dezembro de 2022
As ideias (as boas e as más) começam em bruto
As ideias (as boas e as más) começam em bruto
“Se quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias.”, Thomas Edison
Processo iterativo de criação de ideias |
As ideias só não aparecem em
bruto quando são copiadas ou apresentadas por políticos. Admito, é um statement
forte.
Mas agora a sério, muitas vezes, quando uma Organização
decide concentrar-se na promoção da inovação interna, toda ela pode florescer
em ideias e em projectos a poder implementar. Pode assim estar a criar o seu futuro.
Quase pergunto o porquê das Organizações não estimularem a
existência de um processo criativo regular?
Percebemos que o desafio que se pretende alcançar é desenvolver uma forma sistémica,
aberta e muito abrangente de produção, análise e avaliação de ideias.
Ficam assim as Organizações numa posição de poder avaliar as
ideias que surgem. Este pipeline irá produzir ideias que valem a pena avaliar
e as que podem ser …arquivadas. Uma
ideia, por muito absurda que possa ser, não deve ser desprezada. Bem, talvez um
novo ábaco possa ser desprezado como ideia inovadora, mas, mesmo este, pode ser até vir a ser um objecto decorativo e
muito criativo de pop art.
As boas ideias têm valor intrínseco, mas são apenas o ponto
de partida. O processo de produção e avaliação de ideias é iterativo. Neste processo,
repito, iterativo, algumas perguntas carecem de ser respondidas. Eis algumas:
Clientes: Quem é o Cliente? Qual é a sua necessidade que não
está satisfeita?
Oportunidade: A ideia tem potencial?
Solução: A solução apresentada tem viabilidade? Consegue ser
produzida? Há tecnologia para o fazer? O
Cliente aceita a solução proposta?
Equipa: A equipa que existe tem de ser reforçada? Terá de
ser alvo de acções de formação? São necessárias parcerias? As existentes
instalações são ajustadas?
Vantagem: Qual é o factor crítico de sucesso da sua ideia e
da solução a apresentar?
Resultados: Quais são os benefícios esperados para o Ciente?
Os retornos para a organização são suficientes?
Stakeholders: Estão alinhados?
Enquadramento fiscal e legal: É possível? Não tem
condicionamentos?
Espera então o quê?