Google+ Badge

sexta-feira, 21 de março de 2014

2P(e)s e levante-se

2P(e)s e levante-se

“O erro  nada mais é do que uma nova possibilidade , uma chance
                                                                                             para um novo equilíbrio.”, gurus da WWW

 

Zé Povinho (utilização Moody´s)
Keywords: Gestão, Clientes, Prospects, PqP, acrónimos

  Ps para tudo. Os 4 Ps, o 7Ps, as PPP…um PêQêPê (esta para os menos novos) e o famoso PqP…que me escuso de explicar. Há até um JP…

Há Ps para tudo. Uns são acrónimos de marketing e gestão, outros são como que uma maldição que por cá (e não só) caiu….já o PqP e os 2Ps possuem (e deviam ter) uma utilização mais universal e transversal. Têm tanta aplicação. 

Começo pelo mais fácil, o PqP. A utilização pode ser de vários tipos. PqP, vamos fazer isto mesmo (um acto de coragem, de aventura); PqP em brasileiro significa algo de bom; PqP, oh meu FdP…esta vocês chegam lá

Perguntam-me, o que são os 2Ps? É uma das técnicas mais antigas da Gestão. São os dois pés. E o que eles têm a ver com a Gestão, com Comportamento, com a Liderança, etc.? Muita coisa.

São com eles que visitamos os Clientes, os Fornecedores, percebemos os problemas que temos nas Organizações, ajudamos os que nos ajudam nas nossas funções e a concretizar os objectivos e estratégias…a melhorar o nosso produto / serviço…

Porque quase todos os problemas que nos chegam à secretária aparecem filtrados. Com que filtro? Não sabemos.  Podem ser empolados, diminuídos, mal contados, desvirtuados, mal percebidos, inexistentes, etc. Os verdadeiros problemas  estão, em regra, fora das nossas secretárias.

Mas a estes dois Ps, para as boas práticas da Gestão, devemos juntar os 2x2Os +1B, isto é, dois olhos, dois ouvidos e uma boca.

Para um complemento a esta prosa junto, Vagabundeie.

 

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
Enviar um comentário