Vespa 50S powered by Matrix - JPM Consultores |
“Experiência não é o que acontece com um homem; é o que um homem faz com o que lhe acontece. “Aldous Huxley
Os conhecimentos adquiridos antes da era da internet permanecem valiosos numa época em que a inteligência artificial domina as discussões. Estes, os conhecimentos passados, fornecem uma base sólida de pensamento crítico, criatividade e compreensão humana que complementa e enriquece o uso das tecnologias mais modernas.
Antes da internet, desenvolviam-se habilidades de resolução de problemas, memorização e aprendizado autodidata num contexto muito menos dependente de informações instantâneas, o que favoreceu a abordagem analítica e o instinto.
Além disso, a sabedoria cultural, histórica e empírica adquirida no passado pode oferecer perspectivas únicas para moldar, humanizar e adaptar as soluções tecnológicas às necessidades reais das pessoas. Resumindo e reforçando:
• o passado fornece as bases para um avanço ético e equilibrado no presente e no futuro.
• o conhecimento pré-internet permite reconhecer as limitações, os erros e os vieses das ferramentas digitais pela simples razão de serem baseados em experiências diversificadas.
• todos aqueles que possuem uma base sólida e a consequente prática nos métodos tradicionais podem combinar o melhor dos dois mundos: a eficiência da IA e a experiência do pensamento humano.
O equilíbrio entre esses conhecimentos e as ferramentas modernas como a inteligência artificial pode levar a um futuro mais sustentável, humano e inovador.
Golden Brown by Dave Brubeck Talvez conheçam a versão dos The Stranglers
Uma pequena nota e uma viagem na história.
O bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, antiga Vila Ipanema, foi fundado em 1894. O nome foi dado em homenagem a José Antônio Moreira, o Barão de Ipanema e faz referência à região de Sorocaba (SP) onde passa rio homônimo e onde o primeiro barão ergueu uma metalúrgica.
A palavra "Ipanema", que tem origem no idioma tupi-guarani, significa "lago fedorento", "rio imprestável" ou "água imprópria para nadar e para pescar".
A construção estação de metro de Ipanena deu vários e recorrentes problemas. As obras que eram feitas inundavam frequentemente.
Quem ordenou a obra esqueceu-se de relembrar a história. Onde queriam construir algo sólido e seguro tinha sido, no passado, um riacho.
Sem comentários:
Enviar um comentário