segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Belchior, Gaspar e Baltazar – Os 3 Reis Magos e a Gestão

 

Os 3 Reis Magos e a Gestão - JPM Consultores


Hoje é Dia de Reis. Trata-se de uma celebração religiosa realizada no dia 6 de Janeiro e que relembra a viagem dos 3 Reis Magos. Eles eram oriundos do Oriente e a sua história é narrada na Bíblia. Os Reis Magos são uma das heranças da minha e, talvez, da vossa meninice.

Há muito, muito tempo, estes eram os reis de um reino que já não existe mais. Belchior, Gaspar e Baltazar, reis e sábios, gostavam de observar o céu e de estudar o comportamento dos astros.

Numa determinada noite, repararam numa nova estrela que brilhava como nenhuma outra: a Estrela de Belém. Como eram sábios e curiosos, perceberam logo que algo muito significativo  tinha acontecido. Escolheram presentes muito especiais e decidiram deixar-se guiar por ela. Foi assim que chegaram até ao Menino Jesus.

Os Reis Magos também podem ser vistos como mestres em estratégia. Uma analogia poderosa para explorar os elementos fundamentais do planeamento e da execução de objectivos na gestão. 

A jornada deles é um exemplo fascinante de como estratégia, visão e liderança se combinam para alcançar objectivos significativos.


1 - Eles tinham uma visão 

Os 3  Reis Magos seguiram uma estrela, um guia claro e simbólico que representava o seu objectivo. Isso reflete a importância de uma visão estratégica bem definida na gestão. Eles definiram objectivos claros e inspiradoras que lhes serviram como guias.


2 - Planeamento 

Antes de iniciar a sua jornada, os 3 Reis Magos estudaram os sinais. Basearam-se nos conhecimentos que possuíam de astronomia e nas profecias que conheciam. Assim, com estas informações, prepararam-se para a mais que provável longa caminhada.


3 – Equipa 

Os 3 Reis Magos vinham de lugares diferentes, possuíam habilidades diversas e tinham perspectivas variadas. Essa diversidade de personalidades enriqueceu a sua missão. Uma lição que se pode obter é que o trabalho em equipa e a diversidade são essenciais para soluções inovadoras e robustas.


4 - Resiliência 

Durante a longa viagem enfrentaram desafios imprevisíveis: terrenos difíceis, climas extremos e o célebre encontro com o rei Herodes. Este queria que os 3 Reis Magos lhe indicassem onde se encontrava o Menino Jesus para o ir adorar. Na verdade, Herodes queria matá-lo.


5 - O Presente Certo no Momento Certo ou o Serviço ao Novo Cliente 

Os presentes – ouro, incenso e mirra – tinham significado simbólico e prático. Eles representavam respeito e:

Ouro, que representava a realeza;

Incenso, que representava a divindade;

Mirra, que representava a humanidade.


Lição 

Os 3 Reis Magos mostraram que o serviço vai além de cumprir um objectivo – trata-se de dedicação, personalização e entrega de algo que genuinamente importa. Esta abordagem pode inspirar qualquer negócio e construir um atendimento ao cliente que seja extraordinário e inesquecível.


Sem comentários: