Há gestores,
pessoas, profissionais e outros que raramente atendem os telefones ou que nunca
fornecem o número. São segredos bem guardados, maiores do que aqueles que o
Vaticano guarda.
O mesmo se
passa com os emails. Ligamos para as empresas e muitas vezes estes contactos
não nos são fornecidos. Enfim, parece que muitos não conhecem o poder da
tecla [DELETE]: não gosta ou não interessa, apaga. Depois,
curiosamente, estas sigilosas informações aparecem nos
facebooks, linkedins e sites organizacionais ou pessoais. Tanto segredo
para nada.
Para melhorar a
eficácia dos vossos telefonemas, apresento-vos alguns passos / sugestões para
esta tarefa:
1. Não
telefone por telefonar. Faça uma pesquisa primeiro sobre o que o seu
Cliente ou Prospect pode querer. Quando souber, ligue-lhe. Não
desperdice as poucas chances que tem para falar com quem interessa.
2. Ensaie a
conversa. Experimente fazer uma “elevator talk” consigo. Imagine-se a entrar
num elevador e encontra um Cliente ou Prospect. Já sabe
que tem pouco tempo, não pode hesitar pela sorte que teve com este momento e no
que diz. Tem também que ser criativo na abordagem! Eu já tive sorte nestas
abordagens.
3. Experimente
relaxar um pouco antes dos telefonemas! Fazer um ou vários
telefonemas importantes exige motivação, espírito e perseverança. A porta fria,
neste caso, é fácil de ser encontrada. Não seja um call center.
Não se esqueça de
um “Bom dia” vigoroso. Afinal, é apenas a sua voz que aparece.
4. Seja
simpático, não insista e mantenha-se contente e descontraído. Torne a
sua conversa agradável para que continuem a falar consigo. Mesmo não
sendo visto, a sua voz revela o seu estado de espírito. É muito fácil para uma
pessoa desligar o telefone com alguém que é desagradável e insistente…é simples,
acreditem.
Estas tácticas
podem não resultar porque há, muitas vezes, uma barreira quase intransponível,
as telefonistas ou secretárias. Para vencer esta barreira, como todas as
outras, é essencial boa educação e respeito. Bem, mas estas condutas são
universais…ou deviam ser.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você
também.