sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tips for life - #98


Just because it’s simple doesn’t mean it makes sense Morgan Ashley




Isto da Gestão encerra muitas vezes duas respostas, o clássico “Depende”-

Lembrei-me do KISS: KISS é um acrónimo para " Keep it simple, stupid". É  um princípio de design observado pela Marinha dos Estados Unidos em 1960.  O princípio do Kiss afirma que a maioria dos sistemas funcionam melhor se forem mantidos simples (e não complicados). Assim,  a simplicidade deve ser um objectivo-chave em design e a  complexidade desnecessária deve ser evitada. A frase tem sido associado com o engenheiro de aeronaves Kelly Johnson

A ideia mesmo é que as pessoas, entenda-se as / os clientes, percebam, deem-lhe valor,  que este seja considerado justo, pelo menos por alguns, que  mensagem não seja complicada ou contraditória…e que agrade.

Por mensagens contraditórias, temos o caso da Carlsberg, uma cerveja premium, que em determinada altura quis passar por uma cerveja de massas….criou confusão em todos. Confusão nos carlsberguianos, e nos outros. Resultado, uma grande confusão.
 
 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tips for life - #97


If you haven’t surprised yourself yet, you haven’t done enough sketching -  Josh Collinsworth

O copypast de ideias, de projectos, de qualquer coisa é um refugio de muito empresário. Quem é verdadeiramente criativo, está, sistematicamente, à procura de se surpreender.

O facto de optar por ser criativo não é uma escolha fácil, isenta de esforço. Carece de trabalho, de algumas desilusões e vitórias que superam todo o esforço desenvolvido

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tips for life - #96

The more uninteresting the letter, the more useful it is to the typographer — Piet Zwart   

Trabalhos, funções, tarefas que não acrescentam valor, que sejam tarefas completamente indiferenciadas, trazem ZERO de valor
Aposte na qualidade dos seus conteúdos, no valor dos seus colaboradores....o resultado será MAIS VALOR PARA A SUA ORGANIZAÇÃO. Esqueça-se esta proposta de valor, ficará como uma loja de vão de escada.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tips for life - #95


Just because nobody complains doesn’t mean all parachutes are perfect - Benny Hill



Temos clientes, leia-se antigos clientes que desaparecem. Desaparecem porque tiveram um mau serviço, encontraram um vendedor mais atencioso, um produto / serviço de melhor qualidade e / ou mais barato, …e há mais.

Muitas vezes um Cliente não se dá ao trabalho de reclamar. Simplesmente desaparece.

Tenho algumas histórias na primeira pessoa. Divido uma convosco. Um dono de um restaurante, onde eu era cliente habitual, não por ele, sim pelos empregados e pela comida. Um dia, após eu lhe ter sugerido que usasse um gotejador no frasco do picante, respondeu-me, explicando-me como eu devia usar o frasco do picante.

Resultado: faz uns 4 u 5 anos que não ponho lá os pés

Infelizmente, para os Clientes e para os Estabelecimentos, nomeadamente restaurantes, muitas vezes impera o mau serviço. E este, muitas vezes, não vem da cozinha.

Há uma linha muito ténue que separa o bom e o mau. 

 

terça-feira, 7 de abril de 2015

Tips for Life - #94


If something’s hard to do, then it’s not worth doing. — Homer Simpson

Um  bom modo de aprendermos é também pelo contraexemplo.
Infelizmente vários dos exemplos que temos de boas práticas na sociedade são tudo menos bons exemplos.
Os bons exemplos que devemos praticar devem começar a ser incutidos desde cedo.  A prática do desporto, colectivo ou não,  pode, de algum modo, colmatar algumas insuficiências que as famílias possuem.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tips for life - # 93


Stimulated by rejection — Bob Gill 
 
Os Velhos do Restelo fazem parte do nosso DNA passado e presente.  Penso também que no futuro continuaremos por ai estes fabulosos optimistas.

Existem também outros que usam apenas o não. Não para tudo, não para mais alguma coisa.
Muitas vezes o modo como formulam as perguntas, como respondem, como pedem algo...leva-nos quase a responder do modo como eles querem, com um NÂO
Ex:  - Não queres fazer aquilo, pois não? Em vez do "Queres fazer aquilo?
Ou um modo inteligente de pedir: Não quererás abrir a janela?
Viajando um pouco, assento aqui e  na lembrança dos 4 velhos corsos, vestidos de negro, dizendo mal de tudo

Para não me alongar muito, deixo-vos estas frases assassinas: http://jpmarques.blogspot.pt/2012/09/frases-assassinas-o-meu-primeiro-texto.html

domingo, 5 de abril de 2015

Tips for life - #92


Your opinion won’t matter. It’s important that you prove your point with numbers. — Samantha LeVan


Os projectos começam no umbigo. O que nos leva a eles é uma paixão, um feeling, uma oportunidade…

Quando o projecto começa a crescer, vários inputs aparecem, experiências são adquiridas, outras oportunidades aparecem…por isso, a continuação do seu projecto inicial pode não fazer sentido.
 
Pelo menos como ele foi pensado no início. Nessa altura a frieza dos números dita o destino!!!