segunda-feira, 18 de setembro de 2017

#5 - Procure endossos


5 – Procure endossos

Homer a praticar o Não Endosso
 

Coloque os seus Clientes a falar por si. Hoje em dia são habituais  sites de reviews Google my business, Tripadvisor, Facebook… sites disto e daquilo. Tudo pode ser comentado, avaliado, com ou sem justiça, com ou sem verdade.

Como calcula, os seus Clientes e os seus Prospects vão à procura de informação sobre o que vende. Eles querem saber se o que você tem para oferecer é melhor do que o que os seus concorrentes têm para oferecer. Esta avaliação pode ser feita em relação ao preço, à qualidade do serviço e / ou   produto (ex: restaurantes), timing e condições de  entrega…tudo, através na net,  pode ser comentado e avaliado.

A dinâmica e a força do Endosso deve ser incentivada pela sua Empresa, com o envolvimento de todos, utilizando as medias sociais. Os comentários / endossos produzidos mostram que o seu negócio está vivo. Quantos mais forem feitos, mais vivo está. Mais os motores de busca pontuam o seu negócio.

Recentemente fiz um trabalho de consultoria para um restaurante. Eles foram aconselhados a solicitar comentários. Foi-lhes também solicitado que colocassem em local visível as medias em presentes. Ao início fizeram alguma coisa. Passado pouco tempo esqueceram-se desta mecânica de divulgação gratuita do seu espaço.

Acredito que o resultado deste esquecimento não tenha sido o melhor. Todos sabemos que trabalho dá trabalho.

Nota: vejam o poder da Imagem...o que o Homer pode fazer quanto às vendas daquela cerveja..

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa


 

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

#4– Tenha a informação da sua Empresa sempre correcta


4– Tenha a informação da sua Empresa sempre correcta

Carteiro
 

Este ponto é uma continuação do anterior.

Todos nós sabemos, os que não sabem devem procurar saber que as Medias Sociais são importantes para o seu negócio.  Mas não chegar ter um e-mail e uma página de Facebook para dizer que tem uma presença sólida na internet.  O Facebook pode até não ser a media ajustada ao seu negócio  (há quem diga isso).

Mas vamos lá ao tema. Se algum dado do seu negócio for alterado, falo de morada, telefone, horário de funcionamento,  logotipo ou  outros elementos identificadores e informativos, actualize as várias medias em que está com estes novos dados. Pense nestas medias como o seu cartão de visita…o que serve o seu cartão de negócios se  os dados estiverem desactualizados.

Um lapso muito comum é a morada. Muitas vezes as moradas não estão escritas de forma igual, digo mesmo IGUAL,  nas várias medias. Para os motores de busca, moradas diferentes significam negócios diferentes.

Outro erro comum é a abertura de uma conta em uma qualquer Media Social e, passado algum tempo, esquecê-la. Aos olhos dos utilizadores dessa Media, a sua Empresa Fechou.

Tem ideia que cerca de 1/3 dos seus costumers podem não usar os seus serviços se a sua informação não estiver actualizada?



João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

terça-feira, 5 de setembro de 2017

#3 - Número de telefone, morada e e-mail


3 – Número de telefone, morada e  e-mail
 
Endereço
Recentemente ao elaborar uma base de dados de alguns sectores encontrei o seguinte panorama: alguns registos de bases de dados sectoriais estavam incompletos, muito incompletos, desactualizados e alguns completos. 
Ao que acrescento, muitos dos e-mails divulgados não pareciam alusivos ao Negócio / Empresa, não falando que a maior parte não tinha um domínio próprio.

A falta desta informação parece querer mostrar que as Empresas não querem ser encontradas e nem querem comunicar com os seus Clientes.  A falta desta informação pode causar suspeitas aos seus Clientes e, sobretudo, aos seus  Prospects sobre a sua real existência.
 
 

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Agostinho Lopes

PCP - Agostinho Lopes

Este senhor é doido. Fujam dele. Diz que na Coreia do Norte todos são anjinhos e querem paz

#2 - Aprenda com a Concorrência

2 – Aprenda com a Concorrência

Bola de berlim na praia
Regra geral a sua Empresa não é monopolista. Poderá até dominar geograficamente um determinado mercado, mas não é garantido que essa situação se mantenha. Também é pouco provável que a sua Empresa seja a melhor do mercado em todos os serviços / produtos que oferece.

Imagine que a sua Empresa é a melhor a fazer bolas de berlim em Vila Real de Santo António. Há sempre quem divida a sua gulodice entre este bolo e outras iguarias, doces ou salgadas. Há quem se lembre de fazer bolas de berlim em massa de alfarroba ou com creme de chocolate.

Ou seja, num ápice, devido ao conforto que a sua posição de líder incontestado a fazer bolas de berlim pode ser ultrapassada por novos gostos, novas tendências, novos preços, novas combinações, novos canais, nova legislação.Assim, tente saber o que os outros estão a fazer, como estão a fazer, quando estão a fazer. Pode tentar fazer parecido ou mesmo igual. Pode assim evitar que os seus Clientes / Amigos migrem para a sua concorrência e/ou conquistar (ou reconquistar) novos (ou antigos) Cliente / Amigos.

Faça como que a sua concorrência fosse um tipo focus group para a sua Empresa.Hoje em dia perceber e saber o que a sua concorrência anda a fazer é fácil. Basta usar o Google, o Facebook e o LinkedIN….basta entrar no estabelecimento concorrente, ir ver o site, assinar a newsletter…

Um caso interessante é o facto das lojas das 3 empresas de telecomunicações em Portugal, NOS, VODAFONE E MEO, estarem, muitas vezes, na mesma rua, lado a lado.

domingo, 3 de setembro de 2017

#1 -Aprenda com os Clientes

1 – Aprenda com os Clientes

Aprenda e comemore


Os seus Clientes podem ajudar a sua Empresa a identificar as tendências, as boas práticas que vão sendo aplicadas no seu mercado, a sua concorrência, os preços que são praticados, avaliar a  qualidade do seu serviço e transmitir a da concorrência, ….

Acrescento que este aprendizado é gratuito, sem risco, com toda a certeza genuíno, bem intencionado,   produzido por parte de quem conhece a sua Empresa, mas que não pertence à mesma.
Quando andava pelas gráficas tínhamos um Cliente / Amigo que nos desafiava a enveredar pela impressão e corte sobre cartão canelado. O mercado cada vez mais pedia este produto. Tínhamos condições e lá começámos a prestar este serviço.  Foi um sucesso. Mais Clientes, maiores margens, novos produtos, reconhecimento do mercado...entusiasmo na equipa e trabalho e nos acconistas.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SI2E - MAFRA / LOURES / SINTRA - SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO - GAL A2S (Rural)



MAFRA  / LOURES / SINTRA 




O   “SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) GAL A2S (Rural) foi desenvolvido especificamente para  freguesias como a vossa. Trata-se de um apoio comunitário cujas candidaturas terminam em final de Novembro.
Estes apoios comunitários podem ser uma oportunidade excelente para as Empresas do vosso tecido empresarial.
Sumariamente:
1. Objetivos e prioridades de investimento visadas
O Programa Operacional Regional Lisboa 2020, no âmbito do Eixo Prioritário 6- Promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza e a Discriminação, integra as prioridades de investimento - (PI) 9.6 “Estratégias de desenvolvimento local lideradas pelas comunidades locais”
- (FSE) e 9.10 “Investimentos no contexto de estratégias de desenvolvimento local de base comunitária” (FEDER).

As candidaturas, para serem consideradas elegíveis ao presente concurso, devem demonstrar o seu contributo para a prossecução dos objetivos específicos das prioridades de investimento, em particular:
Objetivo específico no âmbito da PI 9.6 - Dinamizar a criação de estratégias de desenvolvimento socioeconómico de base local lideradas pelas respetivas comunidades.
Objetivo específico no âmbito da PI 9.10 – Constituir estratégias de desenvolvimento socioeconómico de base local lideradas pelas respetivas comunidades.

2. Tipologia das operações e modalidade de candidatura
Nos termos conjugados da alínea g) do n.º 2 do artigo 74.º do REISE e do artigo 6.º do SI2E são suscetíveis de apoio no âmbito deste AAC:
a) Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
b) Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.

Como podemos ter acesso às empresas da vossa região?  Podem divulgar este nosso serviço?
Podem ajudar-nos a chegar as vossas Empresas?

 Para mais informações, por favor, falem conosco.


JPM & Consultores Associados / BB Project
João Paulo Marques 
jpm@bb-project.pt
967 156 803
Pedro Baltar
pb@bb-project.pt
968 629 741