domingo, 16 de setembro de 2012

Como trabalhar e estimular o SEU riso



Como estimular e trabalhar o SEU riso

"May the Force be with you." (from Star Wars, frase de Han Solo)

Keywords: Optimismo, Riso, Atitude, Comportamento

Porque faz falta a muitos, inclusive a mim. Porque falar mal é sempre mais fácil do que falar bem. Porque não correm bons tempos nos dias de hoje e, por isso mesmo, temos que agarrar as coisas boas e elas andam por aí. Para isso, basta estar atento a elas ou procurá-las.

Por isto tudo e por muito mais , resolvi copiar, traduzindo, ajustado, acrescentando um ponto que pode dar um conto, de uma parte de um artigo do "El País". Trata-se de uma tradução de autor. O artigo chama-se " Frente a la ansiedad, risas", mas que ainda não está "achável" na WWW.

Seguem as dicas que o artigo propõe:
1 - Rodear-se de gente divertida, que contagie pelo optimismo e tenha "ganas" (gosto deste ganas) de viver. Estar a falar constantemente de problemas e só deles, NÃO é solução.
2 - Desinibir-se e deixar-se levar pelas coisas boas. Não tenha medo ou vergonha de se rir às GARGALHADAS.
3 - Procure "material" divertido. Livros, séries, textos, etc. Há muita coisa por aí. Se não se lembrar de nada, procure os Monthy Python
4 - Delicie-se com as lembranças positivas da sua vida. Recorde-se da sua ÚLTIMA GARGALHADA. Verá que se vai sentir melhor.
5 - Contemple-se a si e aos seus problemas através de uma LENTE DE HUMOR E DE OPTIMISMO. Será que esses problemas são tão importantes e relevantes? Amanhã ainda serão? Talvez não.
6 - Observe as situações pelos OLHOS DE UM OPTIMISTA.

Quando só se fala por aí de crise e os dias de sol que vão vir serão mais curtos e menos prováveis, fuja do pessimismo e do mau humor e ria...ria muito.

Descubra o palhaço que há em si. Afinal rir é um bom remédio, custa "bola" e é contagiante.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa

3 comentários:

Unknown disse...

João Paulo, parabéns pela sua postagem. De fato a Risada tem um grande poder transformador, além de proporcionar inúmeros benefícios para a nossa saúde e relacionamentos pessoais e profissionais. Eu acredito tanto nisso, que me dedico a transmitir estes benefícios através de minhas palestras, do meu site www.palestrantedobomhumor.com.br e do meu blog Espaço do Riso http://doutorrisadinha.com .
Abraços, Sorria e Tenha um Bom e Lucrativo Dia
Marcelo Pinto
O Palestrante do Bom Humor

Nuno disse...

João Paulo, obrigado por mais um dos teus textos, sempre inspiradore. Quanto ao ponto 1, eu atrever-me-ia a sugerir um passo à frente: não fazendo uma selecção tão selectiva (passe o pleonasmo) e escolher também pessoas menos divertidas. Ou melhor, independentemente do nível de humor de cada um que se cruza connosco, estar lá. Escutar estas pessoas, partilhar desânimos e experiências, tentar resolver os seus problemas, encontrar soluções criativas. Creio que só assim se pode alcançar o bem comum, indispensável para mudar o nosso mundo de hoje, algo que eu acredito que é possível. Tem de ser.

Um abraço,
Nuno

João Paulo Marques disse...

Marcelo, obrigado....vou ver o seu blog. Um sorriso para si no dia de hoje.
Nuno, não te sabia leitor das minhas prosas. Obrigado. Há espaço para todas. As mais risonhas, as menos risonhas...eu nem sempre sou dos mais risonhos.