quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PORTUGAL É PREMIUM -

PORTUGAL É PREMIUM - Pontos a evidenciar nos seus  produtos e serviços
                                                                                                          "Made in Portugal"

Parece que cada vez mais o "Made In Portugal" parece ser uma marca, uma boa marca, e não algo que queríamos esconder ou não referir.

O  método como os  nossos produtos são desenvolvidos e produzidos é algo que os pode valorizar e fazer destacar de outros, da nossa concorrência.  Falo da nossa concorrência pessoal, empresarial ou de país.  Para que isso aconteça, temos que usar os truques de uma boa comunicação. Uma comunicação que seja assertiva e que tenha eficácia.

Veja-se o que está a acontecer com o calçado e os têxteis portugueses, produtos tradicionais portugueses. Implementam-se no estrangeiro com a marca "Made In Portugal" .  Felizmente que há mais exemplos. Mais tecnológicos, menos tecnológicos...mas com a Nossa Chancela.

Lembro-me de uma história que li num passado não tão recente. Uma empresa  lusa, da qual não me lembro do nome,  que actuava  na área das TIs,  e quis entrar em Espanha.  Escolheu Madrid ou Barcelona, não sei precisar qual delas.  Não era bem recebida pelo facto de ser portuguesa.  Pouco ou nada conseguia.

Esses empreendedores, sabendo que possuíam um bom produto, não esmoreceram.  Resolveram comprar uma empresa na Galiza e daí atacaram o mercado espanhol. Passaram a ser galegos.
Passaram a ter sucesso! 

Este estigma,  de se ser português,  tem que ser ultrapassado. E está a ser ultrapassado. Mas a
dinâmica tem que começar internamente, em nós.

Seguem alguns palavras que  ajudam a valorizar o que é nosso, o que é feito por si, o carinho e cuidado que colocou no que fez.

Manufaturado                          Feito com a receita                  Desenvolvido localmente                    Construção personalizada       Forjado à mão                          Receita da avó                                  Exclusivo desta casa               Produto único                          Pulido à mão                                    Design exclusivo                     Moldado à mão                       Produto exclusivo
Tingido à mão                         Feito à mão                             Trabalhado à mão                                    Só cá na casa                          Queimado no momento            Peça exclusiva                                    Moldado por mãos hábeis      À moda da casa                        Feito no momento
Recolhido a partir de..            Trabalhado por mãos hábeis    À moda do Alentejo
Costurado à mão                    Criado localmente                    Atenção aos detalhes
À portuguesa                          Fabricado sob encomenda       Fabricado sob medida
Fabricação exclusiva              Design único                            Só nesta casa
Projecto sob encomenda         Projecto à sua medida             Feito localmente
Produzido de acordo com as suas especificações                   Segundo os mais altos padrões
Feito para durar                     Segundo a nossa fórmula         Costurado à mão                                 Criado localmente                 Atenção aos detalhes                Peça única

 Utilização destes vocábulos vai permitir a valorização do que é seu perante os outros.

Veja o que diz a Monocle na sua edição de Setembro (57) sobre o nosso idioma.

Monocle, issue 57
 

Apresento alguns  exemplos de produtos tradicionais portugueses que exemplificam o bom do Made In http://global-chica.hubpages.com/hub/Products-From-Portugal-You-Should-Check-OutPortugal. 


A utilização de palavras adequadas, que valorizem o que é seu, são, sem dúvida, um dos seus melhores argumentos de venda.

O que devemos hoje, nos tempos que correm, é preocupar-nos com o World of Mouth. A comunicação hoje, com as medias sociais, ganha esta força....de chegar ao mundo.

Por fim, tentando dar um exemplo doce...creme de leite queimado na hora.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.
 

Sem comentários: