The time it takes to make a
decision increases as the number of alternatives increases. — Hick’s Law
Estudos dizem-nos que temos dificuldade em hierarquizar listas
com mais de 7 hipóteses. Este dificuldade é ainda acentuada quando essa lista,
por si só, está baralhada. Falo de menus de restaurantes, onde os pratos de peixe
podem aparecer misturados com os de carne. Se anda por cima não estiver feita uma hierarquização por preços, geram-se
dificuldades em que uma escolha seja efectuada. O Cliente sente-se baralhado.
Há uma experiência feita numa mercearia com compotas. Quando
são expostas poucas compotas, os Clientes compram. Experimentam e compram. Quando são
expostas 20, 30…ou mais….o número de experimentos é gigante. Já o número de
compras é reduzidíssimo, inferior ao primeiro experimento. Conclui-se que os
Clientes ficam confusos com tanta oferta e não conseguem decidir-se qual a
compota a levar.
PS: A escolha do Homer dever ser apenas definir se leva e come 10 ou 20
PS: A escolha do Homer dever ser apenas definir se leva e come 10 ou 20
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