domingo, 8 de agosto de 2021

7 + 1 Razões para abrir o seu próprio negócio

7 + 1 Razões para ab
rir o seu próprio negócio

“Você é mais corajoso do que pensa, mais forte do que parece e mais esperto do que acredita”

                                                                                           Christopher Robin (filme)

 

Tenha ideias...mas talvez 
seja bom não exagerar

Infelizmente os últimos meses fizerem com que muitos de nós tenham que colocar este tema em cima da mesa. A erosão do emprego, o fecho de muitas empresas, as “novas regras” que o mercado de trabalho dita e as razões que em seguida apresento.

Ao que acrescento a possibilidade de no seu trabalho actual a motivação, o reconhecimento pessoal e financeiro estarem longe daquele que espera.

Se se revê no parágrafo anterior ou no ponto 0, o seguinte, pode estar na altura de empreender

0 – Perdeu o emprego

É uma realidade que pode estar sempre presente. Esta e a falta de perpectivas ou segurança que o emprego actual lhe transmite

1 - Decidir o seu destino

No seu próprio negócio é você que decide. Decide o que fazer, como fazer, com quem fazer, para quem fazer, em que formato, que nível de risco…

É você o responsável.  O enfadonho ou o chefe memorável é você

2­­ - Regras e rotinas

Para além do que é referido no ponto anterior, acrescento: onde   quer que queira trabalhar, pode fazê-lo. É você o autor das suas rotinas e regras. Obviamente o mesmo se pode dizer para aqueles que consigo trabalham

3 - Escolher os seus sócios e funcionários

Ao poder escolher os seus sócios e funcionários, você molda a sua equipa à sua imagem e os objectivos que persegue são os mesmos que os seus funcionários e sócios devem perseguir.

Assim as hipóteses de ter dissabores com contratações ou mudança brusca e inesperada de objectivos é substancialmente reduzida.

4 - Aprendizado

Quando você muda de funções ou de empresa há sempre um aprendizado que acontece.

Quando você monta um negócio esse aprendizado irá aparecer naturalmente. De um momento para o outro terá de se desdobrar pelos vários “departamentos”.  Irá consumir muito tempo para funções em que você não está talhado ou que considera um desperdício de tempo. Aqui chega a altura em que tem que pensar em contratar ou subcontratar.

É também uma oportunidade que tem para desenvolver projectos, aproveitar a sua criatividade, estudar e implementar novas soluções.

5 - Criatividade

Aqui a criatividade pode passar a ter o seu nome e é complementada com a sua equipa e sócios.

Mais uma vez, a criatividade que procura e pretende implementar são uma fonte excelente de aprendizado. Para si e para aqueles que tem consigo.

6 – Criação de riqueza

Uma Empresa, por mais pequena que seja, é sempre um contributo para a sociedade. Gera riqueza, dá emprego directo e / ou indirecto. Pelo facto de criar algo novo, a sua Empresa, é possível que esteja a criar algo diferente.

Pode, igualmente, estar a incentivar outros a criar o seu próprio negócio ou a querer juntar-se ao seu e assim criar um projecto mais sólido.

7 – Criação de riqueza para si

A criação de um próprio negócio tem, em regra, dois outputs esperados.

Um foi mencionado no ponto anterior. O segundo é a criação riqueza para o empreendedor

Todo o seu empenho, esforço, know-how, energia e trabalho está voltado para o seu projecto.

A dimensões do resultado atingido têm aderência na sua ambição, no seu esforço e na capacidade de colocar estas suas duas características em campo.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
joaodavespa@gmail.com; joao@jpmconsultores.pt
@joaodavespa @PT_Consultores

Sem comentários: