14 - Ganhe projecção - 0
Procure as publicações e outros meios de comunicação dirigidos ao seu público-alvo e proponha-se a escrever artigos.
Pode também procurar jornais e rádios regionais ou locais. Claro, se forem de dimensão nacional, melhor ainda. Tem ainda revistas de bairro ou de associações profissionais, etc.
Procure também para falar escolas, câmaras e juntas de freguesia, associações empresarias, tudo organizações em que a sua experiência profissional (e não só) pode ser valorada. Pode pensar que não tem jeito, mas falar sobre o que sabe, torna-se fácil.
Claro que todas estas sugestões de uso de meios físicos de comunicação podem também ser usadas no ambiente digital.
Faça TEMA o seu trabalho. Quem sabe se descobre em si um excelente contador de histórias e um ainda melhor escritor de cases.
PS: Eu comecei a escrever após uma viagem que fiz de regresso a Lisboa. Sabia que uma pequena agência publicidade de Beja ia lançar um jornal. Fui lá apresentar a Empresa onde trabalhava na altura, uma gráfica, e, no final, perguntei se estariam interessados em ler o que eu, até à data, tinha escrito só para mim. Disseram que sim e aceitaram as minhas prosas. E aqui estou eu...a escrever, no meu blog, após ter passado já por alguns lados.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64
Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques;
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
segunda-feira, 18 de junho de 2012
domingo, 17 de junho de 2012
12 - Coloque vídeos das suas actividades na Net
12 - Coloque vídeos das suas actividades na Net – 0
Hoje em dia é fácil colocar filmes na internet. Pode usar o YouTube, Google Video, Face Book, o seu site ou muitos outros que por ai andam.
Um vídeo pode explicar uma actividade, pode fazer a apresentação da Empresa ou sua, pode descrever um produto, para ensinar uma técnica, etc. É um meio para divulgar o que é importante para terceiros saberem.
Quando trabalhava na área gráfica, deparava-me muitas vezes com a pergunta: Quando tempo demora a secar (entre outras)?
Para esta actividade, um vídeo explicativo de todo o processo produtivo a realizar nas gráficas, pode ajudar, e muito, no esclarecimento de dúvidas e, por conseguinte, na apresentação da Empresa.
Em actividades industriais, mais ou menos complexas, em que os Clientes não sejam conhecedores do processo produtivo, será uma enorme mais-valia esta ajuda. Aliás, toda a informação que ajude a credibilizar a Organização tem que ser apresentada e divulgada.
Com o devido respeito por aqueles mais sensíveis à brincadeira que o vídeo mostra, deixo-vos este Monty Python - Always Look on the Bright Side of Life
Mas não exgere no tempo. No máximo dois minutos. Caso contrário só a sua mãe o verá. E, eventualmente, a sua concorrência.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64
Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques;
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
Hoje em dia é fácil colocar filmes na internet. Pode usar o YouTube, Google Video, Face Book, o seu site ou muitos outros que por ai andam.
Um vídeo pode explicar uma actividade, pode fazer a apresentação da Empresa ou sua, pode descrever um produto, para ensinar uma técnica, etc. É um meio para divulgar o que é importante para terceiros saberem.
Quando trabalhava na área gráfica, deparava-me muitas vezes com a pergunta: Quando tempo demora a secar (entre outras)?
Para esta actividade, um vídeo explicativo de todo o processo produtivo a realizar nas gráficas, pode ajudar, e muito, no esclarecimento de dúvidas e, por conseguinte, na apresentação da Empresa.
Em actividades industriais, mais ou menos complexas, em que os Clientes não sejam conhecedores do processo produtivo, será uma enorme mais-valia esta ajuda. Aliás, toda a informação que ajude a credibilizar a Organização tem que ser apresentada e divulgada.
Com o devido respeito por aqueles mais sensíveis à brincadeira que o vídeo mostra, deixo-vos este Monty Python - Always Look on the Bright Side of Life
Mas não exgere no tempo. No máximo dois minutos. Caso contrário só a sua mãe o verá. E, eventualmente, a sua concorrência.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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sábado, 16 de junho de 2012
11 - Base de dados / Cadastre os seus Clientes
11 - Base de dados / Cadastre os seus Clientes - 0
O registo dos Clientes (e prospects) é um trabalho moroso e chato, mas os proveitos decorrentes do mesmo são muito úteis e variados. Acrescento ainda, a sua execução é gratuita.
É claro que os registos só se tornam úteis se actualizados. Informações como: data de nascimento, hobbies, e-mail, tipo de compras que executa, quando as faz, etc ... são dados que podem ajudar a delinear estratégias personalizadas para os seus Clientes. Permite-lhe efectuar campanhas / ofertas de email-marketing, mailing lists, etc.
Oferece-lhe também a possibilidade de tratar os seus Clientes pelo nome - sobretudo, pelo nome correcto. Quem não gosta de ser tratado pelo seu nome correcto? Sobretudo pessoas que têm apelidos ou nomes próprios estrangeiros ou pouco usuais. De ter informação que só se consegue com o contacto com as pessoas.
Hoje em dia uma das mais-valias que temos é a nossa rede de contactos. Há profissionais que só são contratados pelas suas redes. Esta informação é preciosa e deve ser guardada na sua base da dados.
Lembro-me de uma história curiosa. Quase que poderia ser uma história triste; felizmente não o foi. Em determinada altura da minha vida profissional falava bastante, por telefone, com o Sr. Carraceno. Achava estranho que sempre que eu ligava, mal começava a falar, ele reconhecia a minha voz. Resolvi combinar um café. Ele disse que seria complicado, que seria melhor eu passar pela Empresa dele. Pedi que me explicasse como chegar lá. Teve alguma dificuldade em fazê-lo. Achei estranho. Uma conversa que sempre correu bem, de repente estava a complicar-se. Não desisti...apareci e verifiquei que o Sr. Carraceno era cego.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64
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O registo dos Clientes (e prospects) é um trabalho moroso e chato, mas os proveitos decorrentes do mesmo são muito úteis e variados. Acrescento ainda, a sua execução é gratuita.
É claro que os registos só se tornam úteis se actualizados. Informações como: data de nascimento, hobbies, e-mail, tipo de compras que executa, quando as faz, etc ... são dados que podem ajudar a delinear estratégias personalizadas para os seus Clientes. Permite-lhe efectuar campanhas / ofertas de email-marketing, mailing lists, etc.
Oferece-lhe também a possibilidade de tratar os seus Clientes pelo nome - sobretudo, pelo nome correcto. Quem não gosta de ser tratado pelo seu nome correcto? Sobretudo pessoas que têm apelidos ou nomes próprios estrangeiros ou pouco usuais. De ter informação que só se consegue com o contacto com as pessoas.
Hoje em dia uma das mais-valias que temos é a nossa rede de contactos. Há profissionais que só são contratados pelas suas redes. Esta informação é preciosa e deve ser guardada na sua base da dados.
Lembro-me de uma história curiosa. Quase que poderia ser uma história triste; felizmente não o foi. Em determinada altura da minha vida profissional falava bastante, por telefone, com o Sr. Carraceno. Achava estranho que sempre que eu ligava, mal começava a falar, ele reconhecia a minha voz. Resolvi combinar um café. Ele disse que seria complicado, que seria melhor eu passar pela Empresa dele. Pedi que me explicasse como chegar lá. Teve alguma dificuldade em fazê-lo. Achei estranho. Uma conversa que sempre correu bem, de repente estava a complicar-se. Não desisti...apareci e verifiquei que o Sr. Carraceno era cego.
João Paulo Marques
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Saudade (de Albert Einstein)
SAUDADE
Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.
Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
Albert Einstein
Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.
Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
Albert Einstein
sexta-feira, 15 de junho de 2012
10 - Comunique o que faz
10 - Comunique o que faz - $
Imagine que tem um restaurante e uma das celebridades mais
mediáticas vai ao seu estabelecimento...diga que ele foi lá. Quem sabe,
autografa o menu ou deixa-se fotografar consigo.
Diga o que faz de novo, o que tem de novo, o que tem de
bom....não deixe esse trabalho exclusivamente para terceiros ou que os Clientes
adivinhem o que faz.
Se há tantos por aí que contam na primeira pessoa o que dizem
que fazem, não fazendo, o que têm, não tendo, o que acrescentam, não
acrescentando...fale do que você faz na primeira pessoa. Vai ver que lhe faz
bem. Vai ver que o faz bem.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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quinta-feira, 14 de junho de 2012
9 - Regra do 10 / 20 / 30 para os Power Points (de Guy Kawasaki)
9 - Regra do 10 / 20 / 30 para os Power Points (de Guy Kawasaki)
Nas apresentações de PowerPoint tendemos a querer colocar tudo nas páginas e depois lermos o que está lá.
Como se sabe, lemos mais depressa do que falamos. Por isso, para quem assiste à nossa apresentação, a situação pode tornar-se chata. Lemos, porque não temos como não ler o que nos aparece à vista e, com algum delay, ouvimos o palestrante (É quase como estar a ver um jogo de futebol na TV e alguém, ao nosso lado, estar a ouvir na rádio o mesmo jogo; sabe dos golos mais cedo. Sabem como é isso? Como irrita?).
Para os PPT segue uma possível regra a ser utilizada:
1) uma apresentação deve ter cerca de 10 slides,
2) 20 minutos a apresentá-los,
3) corpo da letra deve ser 30 (esta última regra foi elaborada pela seguinte equação: saber quem é a pessoa mais velha da sala. Considerámos que tem 60 anos, dividimos por 2 e aí temos o 30).~
Sabendo que temos dificuldade em prestar atenção por mais de 60m seguidos, ainda temos uma boa meia hora para responder a perguntas e interagir com a plateia.
Seguem mais três sugestões que podem ser usadas em Power Points:
- Use um fundo negro. Assim comunica seriedade. Um fundo branco pode transparecer algum amadorismo e, ao fim de algum tempo, cansa a vista. Veja os créditos dos filmes…aparecem sobre fundo negro.
- Acrescente o seu logótipo ao slide mestre.
- Evite a animação exagerada dos seus slides. Não queira que se confunda a sua apresentação com uma da Disney. Quem deve ser animado e comunicativo é você.
Então, bons PPT´s!!!
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64
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Nas apresentações de PowerPoint tendemos a querer colocar tudo nas páginas e depois lermos o que está lá.
Como se sabe, lemos mais depressa do que falamos. Por isso, para quem assiste à nossa apresentação, a situação pode tornar-se chata. Lemos, porque não temos como não ler o que nos aparece à vista e, com algum delay, ouvimos o palestrante (É quase como estar a ver um jogo de futebol na TV e alguém, ao nosso lado, estar a ouvir na rádio o mesmo jogo; sabe dos golos mais cedo. Sabem como é isso? Como irrita?).
Para os PPT segue uma possível regra a ser utilizada:
1) uma apresentação deve ter cerca de 10 slides,
2) 20 minutos a apresentá-los,
3) corpo da letra deve ser 30 (esta última regra foi elaborada pela seguinte equação: saber quem é a pessoa mais velha da sala. Considerámos que tem 60 anos, dividimos por 2 e aí temos o 30).~
Sabendo que temos dificuldade em prestar atenção por mais de 60m seguidos, ainda temos uma boa meia hora para responder a perguntas e interagir com a plateia.
Seguem mais três sugestões que podem ser usadas em Power Points:
- Use um fundo negro. Assim comunica seriedade. Um fundo branco pode transparecer algum amadorismo e, ao fim de algum tempo, cansa a vista. Veja os créditos dos filmes…aparecem sobre fundo negro.
- Acrescente o seu logótipo ao slide mestre.
- Evite a animação exagerada dos seus slides. Não queira que se confunda a sua apresentação com uma da Disney. Quem deve ser animado e comunicativo é você.
Então, bons PPT´s!!!
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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