quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O DESPORTO e a GESTÃO


O DESPORTO e a  GESTÃO
 

Introdução: Começo com parte do Haka. Dança maori / perfomance de intimidação e executada pelos All Blacks em cada jogo.

Em maori: Nāna i tiki mai whakawhiti te rā; Upane...Upane; Upane...Upane; Whiti te rā,! (parte do grito da equipa de rugby mais famosa do mundo, os All Blacks).

Em português: Que fez com que o sol brilhasse novamente para mim; Suba a escada, suba a escada; Suba até o topo; O sol brilha!


Keywords: Gestão, Desporto, Rugby, Haka, Novos Negócios, Judo


Bola de Rugby 











O Desporto e a Gestão são excelentes formadores de carácter. Estas duas actividades ajudam-nos a conviver, a ser disciplinados, a estabelecer objectivos e a superá-los, a ganharmos rotinas, mas não deixarmos de ser criativos.

Tive a sorte de ter feito muito desporto na minha vida. Mais a sério; mais a brincar. Comecei pelo judo, pelos 10 anos,  e juntei o futebol durante um pequeno período (mas que foi um ano lectivo). Depois conciliei o judo e o rugby.

O que me fascinou neste último desporto, para além de acompanhar os meus amigos mais velhos que também o tinham começado a praticar, foi o facto que, de um momento para o outro,  vi-me com 20 , 30 ou 40 amigos novos.

Comecei logo a gostar do Rugby. Era um desporto que me cansava fisicamente, em que tinha competição regular e em que convivia com os mais velhos. Fez também que adquirisse a minha maioridade mais cedo.
Passo a explicar: comecei logo a ir de transportes públicos para me deslocar para os treinos e para os jogos. Comecei a fazê-lo com os amigos do desporto e logo logo sozinho. Tinha 11 para 12 anos e isto tudo agradava-me.

Joguei  Rugby por uns 13 anos e tenho ensinado nos últimos 4/5 anos, um pouco  intermitentemente. Esta actividade devo-a a um amigo dos meus / nossos 11anos, Carlos Oliveira. Hoje treinamos no Clube Rugby São Miguel  mais de 50 crianças com menos de 12 anos. Acredito que o número vai subir.

Este desporto baseia-se em alguns fundamentos, os 5 P´s:
1.  Placar
2.  Posicionamento
3.  Posse de bola
4.  Passe
5.  Pontos

Placamos,  porque devemos estar bem posicionados no terreno. Conquistamos assim a posse de bola, e passamos ao nosso colega que  leva até ultrapassar os postes e assim pontuar. Basicamente o desenrolar do jogo tem estes 5 movimentos.

Curiosamente,  a Gestão e o eventual lançamento de novos negócios tem aderência  com estes 5 P´s. Para lançarmos um negócio, um produto ou  um serviço temos que  agarrar uma Ideia (placar) , perceber onde ela pode ser Aplicada (posicionamento) , desenvolver um Produto ou Serviço (posse de bola), levá-lo ao Mercado (passe) e ganhar Dinheiro (pontos) .

Numa altura em que se pede que sejamos criativos, empreendedores e que dinamizemos  o país (não colocá-lo de pernas para o ar como no passado 5 de Outubro), as não apostas que se fazem no ensino e no desporto parecem-me completamente desapropriadas.

Reproduzo um frase retirada da WWW: “If you think education is expensive, try ignorance”.  Deixo as conclusões para quem ler esta prosa.

PS: Dedico este texto ao Mestre João Taborda e ao Drº (Américo Caetano Nunes). Saudades deles.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.

Words that sell - Seja específico (by Richar Bayan)


6 - Seja específico

Não use abstrações nebulosas ou aproximações à realidade quando  pode criar uma imagem bem definida, muitas vezes simples, e com detalhes observáveis e bem visíveis.

Evite comparações do tipo..."faz o trabalho mais rápido do que...."

Faça tudo o que lhe é possível para pare descrever bem o seu texto.

Também há coisas boas - 10

Também há coisas boas  - 10

Parece que a procura de qualidade é algo que as empresas almejam. Neste caso o Youtube vai lança 60 novos canais. Um deles do Jamie Oliver. Será que é desta que peço no avental à séria?
Os autarcas de Resende resolveram não cobrar alguns impostos pela taxa máxima.
Festival de Flamenco em Lisboa começa hoje.
Palestra ontem no CIIWA ("A Política oficial e actuação clandestina, a actuação do SOE britânico em Portugal durante a 2ª Guerra", com o Sr. Dr. José António Barreiros.) Bem interessante.
Surf mundial em Peniche. Um tsunami na troika
Portugal está em segundo lugar .........na subida de impostos no mundo. Porra, devia ter lido a notícia até ao fim.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Words tha sell (by Richard Bayan) - Be accurate


5 - Seja preciso. 

Tenha a certeza tem os dados todos referentes à informação que vai transmitir.  Uma informação imprecisa pode deitar por água a baixo o seu trabalho e dos outros.  Acima de tudo, seja  verdadeiro.

Resista à tentação de distorcer os factos para conseguir uma venda fácil.

Hoje em dia, com as medias sociais, algo de impreciso ou inverdadeiro, pode arruinar a sua campanha, empresa ou o seu nome.

Também há coisas boas - 9


Também há coisas boas - 9

Folheio o DN e pouco encontro
Ressalvo a entrada de Joana Marques Vidal para PGR. Como também considero importante a Assunção Esteves na AR.
Mão pesada para docentes abusadores.
Mais um Nobel a sair.
Ervas Finas, empresa lusa, está a entrar na  Alemanha.
Museu de Serralves é apetecido para estrangeiros.

Este país parece ter pouca coisa boa a acontecer.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Também há coisas boa - 8


Também há coisas boa - 8

Princesa do Globo 2012 chama-se Sara Silveira. Portuguesa.......homenagem a vocês. Para os mais decididos, ela é dos Açores.

Euronews vai ter mais três idiomas.

Casas com desconto no próximo fim de semana na FIL. O que não anda com desconto por cá...a não ser os impostos e a gasolina, claro.

O Nobel ainda dá prémios...apesar da crise. Saíram os da medicina.

Chegaram 3 livros da Amazon - Likeable Social Media, Socialnomics e Reverse Innovation. Quinta já tinha chegado: Words That Sell.    Go and read it.

Segunda, dia de treina da putalhada. 

Words that sell - Richard Bayan


4 - Não encha os  seus textos  com exageros.  Muitas palavras como "fabuloso",  "fantástica" e outras que tais, num breve espaço,  vai destruir a credibilidade do seu trabalho.

 Você não quer que seu público o demita como redactor, cronista, etc.  Em vez disso, tente convencer o público de que seu produto é fabuloso. Fazê-los dizer  algo como: "Isso é realmente fantástico".