UMBIGOBLOG - O UMBIGO e o BLOGGING (o que fazer ou esperar)
Os blogs são sites. Mas nem todos os sites são blogs. Ambos coexistem na www.
Keywords: Gestão, Medias Sociais, Blog, Comunicação, Boas Práticas
No passadoa comunicação era unidirecional. Falamos da televisão, dos outdoors, dos jornais, da rádio. Ouvíamos, líamos, víamos....acreditávamos ou não. Mas a possibilidade de entrarmos em contato com a Organização, de a interrogar ou pedir esclarecimentos era quase impossível ou mesmo impossível.
Posteriormente apareceram os SAC e o relacionamento estreitou-se.
Hoje em dia nada é assim. Num passado não muito recente o
Word of Mouth era (e ainda é) uma ferramenta de contato e sensibilização extremamente válida e competente. Hoje em dia estamos no
World of Mouth (ver Socialnomics de Eric Qualman):
Passou-se de A) fala com B) e B) fala com C) (possivelmente) para »
A) fala com B), C), D)....simultaneamente, passando a mesma mensagem.
E os Blogs, entre outras medias sociais, são isso mesmo. Falar com todos. Ouvir todos. Há um canal entre as Empresas e os Clientes. E as primeiras percebem que têm que ouvir os Clientes. E que são eles também que ajudam as empresas a desenvolver serviços e produtos.
Mas porquê usamos os blogs? Em quê é que eles nos podem ser úteis? Como é que eles nos podem valorizar? Seguem algumas das vantagens que eu encontro. Deixo, no entanto, um dado antigo, mas revelador da importância dos blogs.
A corrida à Casa Branca em 2008 tinha McCain e Obama. Por altura das eleições,McCain tinham 150 milhões de post a referirem o seu nome. Obama ultrapassava os 500 milhões. Significativa a diferença.
1 - A criação de um blog é ou pode ser completamente gratuita.
O meu é completamente gratuito. Está hospedado no Blogger; mas poderia estar noutros. A promoção do meu blog é feita junto dos meus amigos, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Vou também promovendo-o em alguns sites ou blogs em que os meus escritos aparecem. Aparece na assinatura do meu email e nos meus cartões de visita.
Gasto apenas as pestanas e tempo para o promover. Há quem recorra a profissionais e especialistas para a divulgação dos mesmos.
(seguem-se outras amanhã e depois)