terça-feira, 19 de março de 2013

Networking - Dica # 7 - O tio “Pareto”


Dica # 7  - O tio “Pareto”

O Princípio de Pareto - e todos os raciocínios que dele advêm -  é uma ferramenta essencial para a vida. 

Nos negócios, em muitos casos, a sua aplicação é facilmente aplicada e comprovada.

É impossível fazer network de qualidade com todos. Faça uma lista. Escolha 5 a 10 pessoas e mantenha um contacto regular com elas. Acrescente valor à vida delas.

Pode ir enviando informações que vá apanhando na net, nos jornais. Apresentar pessoas / empresas com as quais ele poderá incrementar os seus negócios.

Este bom hábito faz de si uma pessoa proactiva e de ser vista como tal.

Seja consistente nesta mecânica.

domingo, 17 de março de 2013

Networking - Dica # 6 - Participe de redes e grupos especializadas

Dica # 6  - Participe de redes  e grupos especializadas


Seja qual for o seu interesse ou  paixão, há uma rede social especializado para si.  Veja a quantidade de grupos que existem no LinkedIN e no Facebook

Se ainda não a achou, procure no Google. Ela está lá. Há quem tenha s mesmos interesses que você.

Segue um link com algumas das muitas redes sociais que existem:

sábado, 16 de março de 2013

Netwotk - Dica #5 - Promessas


Dica #5 -  Promessas

Promessas são para serem cumpridas.  Grandes, pequenas, não importam, cumpra-as.

As feitas em acções de network também. Sejam elas o envio de uma informação, de um email, etc. O cumprir as promessas reflete sobre o seu carácter profissional.  

Assim, cumprindo a sua palavra, você começa a construir uma reputação de confiabilidade, o que é o que você necessita para ser entendido como um networker de respeito e com qualidade.

Seja visto como um profissional que acrescenta  e  não apenas como alguém que apenas suga.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Networking - Dica #5 - Promessas


Dica #5 -  Promessas

Promessas são para serem cumpridas.  Grandes, pequenas, não importam, cumpra-as.

As feitas em acções de network também. Sejam elas o envio de uma informação, de um email, etc. O cumprir as promessas reflete sobre o seu carácter profissional.  

Assim, cumprindo a sua palavra, você começa a construir uma reputação de confiabilidade, o que é o que você necessita para ser entendido como um networker de respeito e qualidade.

Alguém que acrescenta e não suga apenas.

Tweet - ABC (retirado dos Resultados Digitais)


Tweet – Publicação (post) com limite de 140 caracteres.

Seguir- É assinar os tweets de um usuário. Tudo o que essa pessoa postar vai aparecer pra você.

Seguidores –Usuários que recebem o conteúdo (assinam) de determinado perfil.

@- Símbolo usado antes do nome do usuário. Utilizar o @nomedousuario no meio de um Tweet é fazer
menção a alguém.

Replies – Resposta a algum tweet. Quando a menção é feita no início do Tweet, funciona como resposta.
Neste caso, os seguidores em comum entre você e o mencionado também vão ler o conteúdo.

Retweets (RT) – É passar adiante alguma mensagem que o usuário achou interessante e compartilhou
com seus seguidores.

Direct Message (DM) – Mensagem direta (privada). Apenas o destinatário é capaz de ler e só é possível
enviar esse tipo de mensagem para quem te segue.

Timeline – É a linha do tempo onde aparecem, em tempo real, os tweets publicados pelos usuários que
você segue.

Hashtag (#) –O símbolo # serve para indicar o assunto sobre o qual o usuário está falando.

Trends (trending topics) – São os tópicos mais comentados. As hashtags mais populares aparecem nesteespaço, que fica no lado inferior esquerdo na página inicial do Twitter (depois que o usuário está logado).

Divulgar o que é útil, não faz mal

quinta-feira, 14 de março de 2013

Network - Dica #4 - Escreva e não fuja


Dica # 4 - Escreva e não fuja 


Os eventos de networking não acabam com o último discurso. Se vai para casa mal eles acabam, vai perder alguma coisa.


Anote o que achou importante no evento; escreva o nome das pessoas que falaram. Este (bom) hábito pode ajuda-o nos próximos eventos e a fazer ligações com outros eventos e outras pessoas.


Ajuda-o a fazer conversa em outros eventos e passará por um profissional que está atento.


O final é sempre o que dá mais gozo.

Jornais - talvez o que não deva ser feito


Jornais - talvez o que não deva ser feito

Costumo comprar regularmente o jornal em papel.

Um dia destes apanhei um artigo que interessava a um amigo que vive na Finlândia. Como não o encontrei na www, resolvo pedi-lo à fonte.  

Digo o que quero e porquê. Passo um email para um dos directores e para o email do jornal. Passou uma semana e nada de resposta.

Tive que scanear quatro ou cinco páginas. Resultado: quem recebeu os pdfs, quase não vai perceber qual a fonte. Não vai sequer promover o bom artigo que o dito jornal tinha feito. Vai ler que ler em método puzzle.

Claro que eles, jornais,  não têm de satisfazer todos os pedidos. Mas penso que devem dar resposta a todos eles.

Depois queixam-se que perdem leitores.

Recentemente apanhei uma notícia de uma empresa com a qual espero vir a colaborar. Era quase do tamanho de um A3. 

Pego no link da notícia e mando para o CEO dessa empresa. Qual o meu espanto quando recebo a resposta dele: “Não sabia nada”.

Já não é a primeira vez que recebo esta resposta.

Parece que esta media não se sabe promover.