segunda-feira, 24 de março de 2014

Modos de mostrar que se importa /que nos importamos


Modos de mostrar que se importa /que nos importamos


Há vários modos e comportamentos que se podem demonstrar, desenvolver ou “inaugurar” para mostrar-nos que nos importamos como os outros, com as “coisas”.

Numa altura em que cada vez mais se fala de network, de nexialistas, um termo cunhado recentemente, é importante desenvolver alguns comportamentos que ajudam a tudo…

Proponho-me a escrevinhar umas quantas dicas…… vamos ver quantas saem




1 – Observe os outros. Seja curioso.
2 – Ria, sorria, divirta-se…e leia este .
3 – Incentive os outros a fazer.
4 – Quando fala, olhe nos olhos; quando escuta, olhe nos olhos; quando está calado, olhe também.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
@joaodavespa; @joaobeasii

sexta-feira, 21 de março de 2014

2P(e)s e levante-se

2P(e)s e levante-se

“O erro  nada mais é do que uma nova possibilidade , uma chance
                                                                                             para um novo equilíbrio.”, gurus da WWW

 

Zé Povinho (utilização Moody´s)
Keywords: Gestão, Clientes, Prospects, PqP, acrónimos

  Ps para tudo. Os 4 Ps, o 7Ps, as PPP…um PêQêPê (esta para os menos novos) e o famoso PqP…que me escuso de explicar. Há até um JP…

Há Ps para tudo. Uns são acrónimos de marketing e gestão, outros são como que uma maldição que por cá (e não só) caiu….já o PqP e os 2Ps possuem (e deviam ter) uma utilização mais universal e transversal. Têm tanta aplicação. 

Começo pelo mais fácil, o PqP. A utilização pode ser de vários tipos. PqP, vamos fazer isto mesmo (um acto de coragem, de aventura); PqP em brasileiro significa algo de bom; PqP, oh meu FdP…esta vocês chegam lá

Perguntam-me, o que são os 2Ps? É uma das técnicas mais antigas da Gestão. São os dois pés. E o que eles têm a ver com a Gestão, com Comportamento, com a Liderança, etc.? Muita coisa.

São com eles que visitamos os Clientes, os Fornecedores, percebemos os problemas que temos nas Organizações, ajudamos os que nos ajudam nas nossas funções e a concretizar os objectivos e estratégias…a melhorar o nosso produto / serviço…

Porque quase todos os problemas que nos chegam à secretária aparecem filtrados. Com que filtro? Não sabemos.  Podem ser empolados, diminuídos, mal contados, desvirtuados, mal percebidos, inexistentes, etc. Os verdadeiros problemas  estão, em regra, fora das nossas secretárias.

Mas a estes dois Ps, para as boas práticas da Gestão, devemos juntar os 2x2Os +1B, isto é, dois olhos, dois ouvidos e uma boca.

Para um complemento a esta prosa junto, Vagabundeie.

 

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

Saudade


Saudade



Se a Primavera acabar

antes do tempo e do fim,

ficará muita saudade,

muita saudade p'ra mim.


Muito obrigada, mulher,

pela mulher que há em mim.

Fizeste-a com teu exemplo,

desde o berço até ao fim.


Tuas mãos fiaram linhos

todos tecidos p'ra mim.

E fizeram esta mulher,

esta mulher que há em mim.


Se a tua hora chegar

antes do tempo e do fim,

ficarás ainda por cá,

nesta mulher que há em mim.
de Josefa Marques

quinta-feira, 20 de março de 2014

Aos poetas


Aos poetas

 

 

O mundo zomba e sorri

de nós, que somos os loucos.

Não chores. Se puderes, sorri.

Olha que os sãos são bem poucos.

 

 

Disseste que estava louca.

Que tristeza isso me dá.

Mas, apesar da confusão,

ainda me dita a razão:

antes ser louca que má.
 
 
de Josefa Marques

segunda-feira, 17 de março de 2014

Os meus heróis


Sempre me interroguei sobre existência de um dia da mãe e um dia do pai. Nunca precisei destas mnemónicas…o Alexandre não se importará do plágio

Meus Heróis


               Super – Homem,
               Batman,
               Incrível Hulk,
               Mulher Maravilha...

              Meus pais nunca voaram,
              Mas sempre chegavam antes.


de Alexandre Lettner dos Santos

domingo, 9 de março de 2014

Nome e nomes - é que são mesmo importantes


Nome e nomes  - é que são mesmo importantes

My name is Bond, James Bond

Recentemente fui a um evento em  que  não se pediam às pessoas que colocavam perguntas aos palestrantes se apresentassem. Ninguém se apresentou e foram várias as perguntas colocadas.  Uns vendiam máquinas para cortar pedras ornamentais, uns andavam pela indústria farmacêutica….mas nada de nomes de empresas, nada de nomes profissionais. Segredos bem guardados para não alertar a concorrência.
Indo para o meu passado,  digo-vos que durante muito tempo convivia radiofonicamente com um repórter de nome João Paulo Marques, o meu nome. Porque alguns dos meus Clientes pensavam que eu era ele, fui fazendo small talk com esta coincidência. Uma Amiga e Cliente de Beja dizia, antes de me conhecer presencialmente, que eu parecia ele. Esta small talk é sempre útil para quem anda nas vendas.
No dia seguinte ao evento  fui à Staples. Havia uma fila com alguns Clientes e apenas uma caixa a funcionar. Eis que abre uma nova caixa. Pergunto se a pessoa que estava à minha frente queria entrar na nova fila, mas ele disse que não valia a pena. Passo para essa caixa e na  hora de pagar, perguntam-se se quero factura com nome (recentemente disseram-me que a factura não podia ser emitida porque eu não disse que a queria…mas acabou por ser após ouvir duas ou três sugestões minhas), digo que sim e dou o NC. Mal a moça da caixa acaba de digitar o NC, aparece o meu nome, João Paulo Marques. Normal, sou um cidadão dentro da lei.

·          A moça diz: tenho um primo com o seu nome

·          Eu digo: há por ai alguns. Havia até um locutor da rádio.

·          A moça diz: é meu primo

·          Eu digo: “conto-lhe um pouco das histórias que se passavam comigo, já descritas acima.”

·          A moça diz: ele até é parecido consigo. Só não tem os olhos claros e é mais velho. Já anda pelos quarentas.

É bom dizer o nome…mais ainda quando por isso se ouvem elogios. Mesmo que ditos quando eu não digo a verdade toda. Eu tenho 49. J
Indo às coisas sérias. O nosso nome profissional é a nossa marca. Ela (e ele) anda conosco pela vida. É como as nossas alcunhas, nomes de adolescência, nomes usados no desporto, etc.

Eu dou por alguns. O meu email, por si só, é uma marca e que eu capitalizo. Podia capitalizar mais esta minha marca. Vou fazê-lo..
Preze o seu nome…os seus amigos vão dar valor a isso e o seu trabalho também.

Para finalizar, e andando à volta do nome, digo-vos que o cérebro filtra o excesso de informação. Por isso, temos que representar sempre algo na mente dos prospetcs, fans e, obviamente, manter consistência na informação que passa aos Clientes. Evite o emaranhado de informação que cada vez mais coabita conosco. Seja focado. Trate de manter o seu nome.


Nota: Eu fujo das regras de baptismo profissional e social. Dou por João, João Paulo, João Paulo Marques, Joni. Jonhy, Ló, João da Vespa, Joni da Vespa, John, João Carioca…e há mais ainda…há quem me chame Paulo. Mas a este eu não ligo…

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques

@joaodavespa