2P(e)s e levante-se
“O
erro nada mais é do que uma nova possibilidade , uma chance
para um novo equilíbrio.”, gurus da WWW
|
Zé Povinho (utilização Moody´s) |
Keywords:
Gestão, Clientes, Prospects, PqP, acrónimos
Há Ps para tudo. Os 4 Ps, o 7Ps, as PPP…um PêQêPê
(esta para os menos novos) e o famoso PqP…que me escuso de explicar. Há até um
JP…
Há
Ps para tudo. Uns são acrónimos de marketing e gestão, outros são como que uma
maldição que por cá (e não só) caiu….já o PqP e os 2Ps possuem (e deviam ter)
uma utilização mais universal e transversal. Têm tanta aplicação.
Começo
pelo mais fácil, o PqP. A utilização
pode ser de vários tipos. PqP, vamos
fazer isto mesmo (um acto de coragem, de aventura); PqP em brasileiro significa algo de bom; PqP, oh meu FdP…esta vocês chegam lá
Perguntam-me,
o que são os 2Ps? É uma das técnicas
mais antigas da Gestão. São os dois pés. E o que eles têm a ver com a Gestão,
com Comportamento, com a Liderança, etc.? Muita coisa.
São
com eles que visitamos os Clientes, os Fornecedores, percebemos os problemas
que temos nas Organizações, ajudamos os que nos ajudam nas nossas funções e a
concretizar os objectivos e estratégias…a melhorar o nosso produto / serviço…
Porque
quase todos os problemas que nos chegam à secretária aparecem filtrados. Com
que filtro? Não sabemos. Podem ser
empolados, diminuídos, mal contados, desvirtuados, mal percebidos,
inexistentes, etc. Os verdadeiros problemas
estão, em regra, fora das nossas secretárias.
Mas
a estes dois Ps, para as boas práticas da Gestão, devemos juntar os 2x2Os +1B,
isto é, dois olhos, dois ouvidos e uma boca.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa