VESPA in the Sky with clouds. E não é que é bom!!!!!!
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
terça-feira, 13 de maio de 2014
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Nunca ignore os Clientes que gastam mais - Acredite no Princípio de Pareto
Nunca ignore
os Clientes que gastam mais - Acredite no Princípio de Pareto
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa @joaobeasii
“Estamos
sempre a pagar para conhecer as Pessoas, os Clientes.”
Keywords: Cross-selling, Upselling, Vendas,
Pareto, Clientes, Vendedores
Muitos
gestores são cépticos quanto ao potencial de crescimento de alguns dos seus
consumidores. Cépticos relativamente aos
que gastam quase nada e cépticos aos que já compram tudo ou quase. Neste último
caso assumem que eles já não podem ser persuadidos a gastar nem mais um euro –
mesmo não sendo sensíveis aos preços e, por conseguinte, a alguma promoção que
possa ser feita.
Oliveira da Figueira |
Um modo de
tentar superar esta barreira – já não conseguir vender à Senhora X ou ao Senhor Y- passa pelos
negócios implementarem e desenvolverem as suas capacidades analíticas. Falo de
melhor e melhor atendimento, de cross-seling e up-selling,
Social Selling, de identificar e conhecer melhor o Cliente. Claro que já não acredito nas técnicas do
famigerado Sr Oliveira da Figueira (viajei ao meu mundo do Tintim). Mas acredito
que, como ele, nos temos que ajustar e adaptar ao Cliente.
Ao ter a
estratégia de conhecer melhor e melhor o seu Cliente pode vir a descobrir várias
oportunidades neles e, simultaneamente,
modificar, aumentar ou acrescentar o seu Mix de Produtos. Este público é aquele que lhe deve ser mais fiel.
Pode até ser uma fonte barata de inovação, porque sugerem novos serviços o
produtos, porque podem fazer parte do seu focus
group, porque são aqueles que lhe dizem o que se passa na concorrência, porque
são os que se queixam sem se queixarem (às vezes).
Em regra são
de fácil acesso e querem, em princípio, ajudar a marca que amam, a marca que
compram. Quandos dos applelistas não
gostariam de ser convocados para ajudar no lançamento do novo produto da marca?
Apostar
em Clientes que já o foram ou fazer new
business, é uma estratégia bem mais
cara, mais demorada e sem resultados garantidos. Aliás, nada,
nos tempos presentes, tem resultados garantidos (veja-se a Nokia, a
Kodak, os cassetes VHS, o Orkut, o Dbase III… entre serviços e produtos). Mas,
não deve de deixar de ser feita!!!!
Deixo
uma dica, tão esquecida nos dias de hoje, e custa bola para implementar.
Saber os nomes dos Clientes, dos
Fornecedores e dos actores do seu ecosistema – Todos nós temos um nome (e um
apelido)!!! E como as pessoas se esquecem disso. Em caso de dúvida de como se
escreve, peça para repetir. Um registo mal feito pode vir a impedir futuros
contactos por email. Saber quem entra na Empresa e quem sai, quem mudou de
posição ou posto é também uma das razões
pelas quais temos que ter sempre os Clientes na nossa mira.
PS: O tema já foi abordado neste blog. Acredito que há sempre algo para fazer com os seus Clientes, Fornecedores ou actores do seu ecossistema de negócios...mas há várias Empresas (e empresários) que se esquecem das boas práticas, que não as implementam, ou que as fazem mal...já para não falar nos mal-educados.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa @joaobeasii
Peixinhos e a atenção (by Gerry Moran)
Goldfish attention span is 9 seconds, while a customer's is 8.
Torne o seu produto, ou seja, o seu discurso, relevante e interessante. Deixe-se de conversa tola, mentirinhas ou dizer que é a última coca-cola do deserto.
domingo, 11 de maio de 2014
Facebook tips - by Gerry Moran
Missed it by a day! Most Facebook engagement is on Fridays!
sábado, 10 de maio de 2014
Advanced Facebook Tips and Tricks - By Scott Levy
1. Trial run: Test engagement for different times of the day. A lot of companies post on Facebook only during traditional business hours. But what if your constituents are mostly abroad? How about those night owls? Tap into your inner scientist and experiment by posting on your Facebook feed during different times throughout the day (and night). Different studies will point to different conclusions, but the truth is, results will vary depending on the kind of users your brand attracts. The only way to ensure optimal engagement is through old-fashioned trial and error. While I would never suggest anyone automate their posting, if you feel like you have to, Facebook now offers a scheduling tool so you can deliver late-night posts without disturbing your own beauty sleep. But keep in mind that when a company makes a post, people assume there's someone there live. If you don't reply back or address the issue because it was a scheduled post and you aren't actually there, you look bad.
Subscrever:
Mensagens (Atom)