domingo, 21 de dezembro de 2014

Tips for Life - #46

Every night I pray that clients with taste will get money and clients with money will get taste

— Bill Gardner
Pescadinha de rabo na boca!!! O Ovo e a Galinha!!!

Há vários modos de conseguir chegar aos Clientes.

Temos que ensinar os Clientes, ir até eles, falar com eles, OUVI-LOS . Claro que não podemos ter serviço / produtos para todos, pretender falar e satisfazer todos.  Mas podemos ter o nosso nicho, converter os nossos Clientes em melhores Clientes. Fazer com que eles não apenas interajam conosco (comprando e falando), mas que  sejam  nossos embaixadores, nossos fans,  nossos comerciais.
Quanto ao facto de possuirmos prospects sem dinheiro. Sempre podemos redimensionar o produto / serviço.  Os vários serviços de aluguer que existem podem potenciar o mercado de um determinado bem.  Aluguer de roupa, acessórios, de carros…podem despertar o desejo de compra desses bens / serviços. Veja-se o car-sharing, as plataformas de vouchers como a my-fans

Lembro-me de uma acção que foi desenvolvida por uma empresa de fraldas. Não conseguia entrar no Carrefour. Tentava, tentava…e nada. Eis que resolvem entrar pelo cliente. Contrataram pais e mães (verdadeiros ou não)  a pedirem essa marca de fraldas nesse híper.  Perante a inexistência  desse produto e com tanta procura reprimida, a gerência dessa cadeia resolveu começar a ter essa marca de fraldas. Brilhante,  não????


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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@joaodavespa @joaobeasii

sábado, 20 de dezembro de 2014

Tips for Life - #45

Supposing is good, but finding out is better.
— Mark Twain

Eureka!!!!  Terra à vista!!! É isso mesmo!!!

Existe sempre um trabalho de pesquisa, de escolha de hipóteses, de superar o erro,  de perceber que o caminho é outro, falhar, mas falhar de depressa...
Nem todos somos o Professor Pardal, mas podemos ir descobrindo isto e aquilo, demonstrando curiosidade e promovendo a partilha....

Acrescento o famoso Achismo: Tendência em avaliar as situações segundo as próprias opiniões ou intenções, muitas vezes sem justificação.  Comportamento de muitos dos nossos decisores mais importantes...substituem mesmo o seu instinto por um achismo preguiçoso, comodista e egoísta



  

The world is better with a Vespa - #25 (Vespa BullDog)

Vespa BullDog
 
 
 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

The world is better with a Vespa - #24

COLAGENS
 

Tips for Life - #44


Information is cheap, meaning is expensive.


Cada vez mais a interpretação da informação, da infinita informação que temos e conseguimos obter, é de importância crucial.

Ferramentas que nos ajudem a avaliar situações, a decidir, a conhecer clientes e prospects, a ganhar tempo,  a tornar-nos independentes e autónomos  são Ferramentas que valorizam a  informação.

Claro que o instinto terá sempre um papel fulcral na avaliação e leitura de toda e qualquer informação.

Sistemas que nos ajudem a fazer focus group in real time, a criar experiências e experimentação, que comuniquem com os Clientes e Prospects in real time,  ajudam-nos a valorizar a informação.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Tips for Life - #43


Never stand still. If you stand still, you get lost, because someone else is always moving.


Armin Vit

Casos, casos e mais casos. Mesmo que se faça algo muito bem, pode e vai  aparecer alguém que nos supera. Pode ser simplesmente pelo entusiasmo que coloca a fazer algo de novo, contrapondo o facto de nós estarmos a fazer algo de velho.

Vejo um caso destes presente na Padaria Portuguesa. Não pretendo avaliar a qualidade dos seus produtos…algo que demoraria algum tempo, levar-me-ia algum dinheiro e, pior de tudo, pôr-me-ia com ainda mais quilocalorias. No meu ponto de vista, o sucesso deles passa pela simpatia do serviço e o cross e up-selling que fazem. Os empregados foram ensinados e treinados.

Mas voltando ao Armin Vit, o encarar novos projectos, novos desafios, novas pessoas…pode dar uma pica nova…entenda-se um tesão novo…e a quadra que me perdoe pelo uso de palavrões…

Acrescento que poucos negócios são imutáveis. Lembro-me da Ginjinha do Rossio, dos Pastéis de Belém…e pouco mais.  Outra razão acrescento: o facto de nós sermos mutáveis….as travessas de batatas fritas da Portugália, cheias de mostarda já não sabem ao mesmo (a mensagem que eu quero mesmo deixar é que o bife à Portugália já não sabe do mesmo modo, não é o mesmo, nem o meu fígado).


Veja o que se passa com a Bolacha Maria….sem nada, seca, quase indigesta…junte-lhe algo…pode sair um maravilhoso Bolo de Bolacha.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tips for Life - #42

   


Now that we can do anything, what should we do?
— Bill Buxton


Felizmente há muito para fazer, muito para aprender, muito para ensinar, muito para mudar, muito para relembrar.