Se não tem cão, cace com gato. Se já tem cão, trate dele
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
domingo, 21 de dezembro de 2014
Tips for Life - #46
Every night I pray that clients with taste will get money
and clients with money will get taste
— Bill Gardner
Pescadinha de rabo na boca!!! O Ovo e a Galinha!!!
Há vários modos de conseguir chegar aos Clientes.
Há vários modos de conseguir chegar aos Clientes.
Temos que ensinar os Clientes, ir até eles, falar com eles, OUVI-LOS
. Claro que não podemos ter serviço / produtos para todos, pretender falar e
satisfazer todos. Mas podemos ter o
nosso nicho, converter os nossos Clientes em melhores Clientes. Fazer com que
eles não apenas interajam conosco (comprando e falando), mas que sejam nossos embaixadores, nossos fans, nossos comerciais.
Quanto ao facto de possuirmos prospects sem dinheiro. Sempre
podemos redimensionar o produto / serviço.
Os vários serviços de aluguer que existem podem potenciar o mercado de
um determinado bem. Aluguer de roupa,
acessórios, de carros…podem despertar o desejo de compra desses bens / serviços. Veja-se o car-sharing, as plataformas de vouchers como a my-fans
Lembro-me de uma acção que foi desenvolvida por uma empresa
de fraldas. Não conseguia entrar no Carrefour. Tentava, tentava…e nada. Eis que
resolvem entrar pelo cliente. Contrataram pais e mães (verdadeiros ou não) a pedirem essa marca de fraldas nesse híper. Perante a inexistência desse produto e com tanta procura reprimida, a
gerência dessa cadeia resolveu começar a ter essa marca de fraldas.
Brilhante, não????
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa @joaobeasii
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
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@joaodavespa @joaobeasii
sábado, 20 de dezembro de 2014
Tips for Life - #45
— Mark Twain
Eureka!!!! Terra à vista!!! É isso mesmo!!!
Existe sempre um trabalho de pesquisa, de escolha de hipóteses, de superar o erro, de perceber que o caminho é outro, falhar, mas falhar de depressa...
Nem todos somos o Professor Pardal, mas podemos ir descobrindo isto e aquilo, demonstrando curiosidade e promovendo a partilha....
Acrescento o famoso Achismo: Tendência em avaliar as situações segundo as próprias opiniões ou intenções, muitas vezes sem justificação. Comportamento de muitos dos nossos decisores mais importantes...substituem mesmo o seu instinto por um achismo preguiçoso, comodista e egoísta
Eureka!!!! Terra à vista!!! É isso mesmo!!!
Existe sempre um trabalho de pesquisa, de escolha de hipóteses, de superar o erro, de perceber que o caminho é outro, falhar, mas falhar de depressa...
Nem todos somos o Professor Pardal, mas podemos ir descobrindo isto e aquilo, demonstrando curiosidade e promovendo a partilha....
Acrescento o famoso Achismo: Tendência em avaliar as situações segundo as próprias opiniões ou intenções, muitas vezes sem justificação. Comportamento de muitos dos nossos decisores mais importantes...substituem mesmo o seu instinto por um achismo preguiçoso, comodista e egoísta
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Tips for Life - #44
Information is cheap, meaning is
expensive.
Cada vez mais
a interpretação da informação, da infinita informação que temos e conseguimos
obter, é de importância crucial.
Ferramentas
que nos ajudem a avaliar situações, a decidir, a conhecer clientes e prospects,
a ganhar tempo, a tornar-nos independentes
e autónomos são Ferramentas que valorizam a informação.
Claro que o
instinto terá sempre um papel fulcral na avaliação e leitura de toda e qualquer
informação.
Sistemas que
nos ajudem a fazer focus group in real time, a criar experiências e
experimentação, que comuniquem com os Clientes e Prospects in real time, ajudam-nos a valorizar a informação.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Tips for Life - #43
Never stand
still. If you stand still, you get lost, because someone else is always moving.
— Armin Vit
Casos, casos e mais casos. Mesmo que se faça algo muito bem,
pode e vai aparecer alguém que nos
supera. Pode ser simplesmente pelo entusiasmo que coloca a fazer algo de novo, contrapondo o facto de nós
estarmos a fazer algo de velho.
Vejo um caso destes presente na Padaria Portuguesa. Não
pretendo avaliar a qualidade dos seus produtos…algo que demoraria algum tempo, levar-me-ia
algum dinheiro e, pior de tudo, pôr-me-ia com ainda mais quilocalorias. No meu
ponto de vista, o sucesso deles passa pela simpatia do serviço e o cross e
up-selling que fazem. Os empregados foram ensinados e treinados.
Mas voltando ao Armin Vit, o encarar
novos projectos, novos desafios, novas pessoas…pode dar uma pica nova…entenda-se
um tesão novo…e a quadra que me perdoe pelo uso de palavrões…
Acrescento que poucos negócios são
imutáveis. Lembro-me da Ginjinha do Rossio, dos Pastéis de Belém…e pouco mais. Outra razão acrescento: o facto de nós sermos
mutáveis….as travessas de batatas fritas da Portugália, cheias de mostarda já
não sabem ao mesmo (a mensagem que eu quero mesmo deixar é que o bife à
Portugália já não sabe do mesmo modo, não é o mesmo, nem o meu fígado).
Veja o que se passa com a Bolacha Maria….sem nada, seca, quase indigesta…junte-lhe algo…pode sair um maravilhoso Bolo de Bolacha.
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