Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sábado, 10 de outubro de 2015
sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Reputação OnLine
Reputação
OnLine
Neste altura vive-se o mundial de Rugby. Os jogos têm
trazido algumas surpresas, mas têm sobretudo demonstrado o quão importante
jogar a XV (são quinze jogadores para
lado).
Uma das estratégias em que assenta este desporto é na
conquista de terreno. Isso faz-se batalhando, jogar em equipa e, claro,
respeitar o adversário. Podemos resumir
em parre a filosofia deste jogo nos seguintes axiomas: “A melhor defesa é o
Ataque” e “estar sempre atento”.
A Gestão Online da Reputação passa também por estes dois
axiomas. Aliás, a (boa) Gestão da Reputação, online, offline, presente, passada
e futura passa por estes dois axiomas.
Seguem algumas tips para uma boa Gestão Online da Reputação
1 – Google Alerts
O Google Alerts é uma excelente e gratuita ferramenta para o
monitoramento marcas (entenda-se também como marcas as marcas pessoais, eu,
você, o tipo X ou Y). Se há uma
discussão ou revisão da sua marca, você vai saber e reagir em tempo útil.
Aceder a esta ferramenta é fácil: basta ter uma conta Google.
2. Tenha um plano,
sobretudo para situações de crise
O mundo, sobretudo nestas áreas, da internet, corre muito
depressa.
Um boato, uma resposta por parte da empresa mal dada ou
mesmo quem o faça de modo propositado para denegrir, por qualquer razão, uma
Organização, é algo que sempre pode ocorrer.
No caso de uma crise ainda é mais premente haver um plano de
comunicação, de resposta à crise, preparado ou pensado.
Nestes casos, o dos vários rostos que a Crise pode usar, a
resposta a dar tem de ser rápida e bem pensada. Se se errou, admitir o erro.Se não errou, explicar ou reexplicar pode ser a solução
Lembre-se, uma mentira repetida 100 vezes, torna-se verdade.
3 - Tenha uma página / tenha um blog
3 - Tenha uma página / tenha um blog
A melhor maneira de proteger sua marca, que ao fim ao cabo é
a sua Reputação, é a sua "própria
página” ou / e o seu blog. Nestas vai
criando conteúdos positivos sobre a sua marca e, em alguns casos, sobre o
sector. Esta estratégia, como muitas outras, funciona para Organizações e Indivíduos.
Se já tiver esta prática, a de colectar testemunhos e
informar a WWW sobre os seus feitos, mantendo, simultaneamente, uma lista de
FAQ´S bem actualizada, fica com armas ara combater as más notícias e
testemunhos que o possam denegrir. Como? Deslocando conteúdo negativo e
promovendo a notícia positiva é a melhor maneira de reverter essa situação.
O facto de responder ou colocar todos os comentários, bem como notícias sobre si e sobre o sector na sua página e/ ou blog, transmite ao mercado e à WWW uma posição mais fiável e séria, melhorando a sua REPUTAÇÃO.
Tenham também em mente que a Reputação não se faz assim, mas que é feita, é. Especialmente a má Reputação.
Tenham também em mente que a Reputação não se faz assim, mas que é feita, é. Especialmente a má Reputação.
Há quem acredite em signos, em astrologia. Eu…nem por isso. Passando por cima da brincadeira…sabemos que existem várias medias sociais, com vários propósitos, com distintos alcances e que nos leva a ter determinados (entenda-se ajustados) comportamentos. Típico deste signo.
Mas vamos ao Google. Este motor de busca com a nova versão do algoritmo Panda identifica e penaliza conteúdos em duplicado. Ou seja, o uso do [Copy Past] aqui também não só não é valorizado, como é penalizado. Ou seja, usar o mesmo perfil ou biografia em todas as medias sociais só se torna fácil e útil para a sua preguiça.
Cada perfil deve também incluir imagens optimizadas da sua Empresa, suas ou correlacionadas à identidade em causa. Utilize palavras que descrevem com a maior precisão possível as imagens que está a usar.
Não crie também o seu perfil em todas as medias ao mesmo tempo. Pode começar por uma destas 4:
Facebook, Google +, LinkedIn e Twitter. Depois seguir para outras Se é profissional liberal, um advogado, talvez o LinkedIN. Se é também profissional liberal, mas exerce actividade como Personal Treiner, talvez o FaceBook e o Google +. Esta última é essencial pelo facto do Google ser o maior motor de busca.
Depois, conforme o tempo que tenha, explore novas medias e veja se fazem sentido para si ( e se tem tempo para as trabalhar).
Tendo em conta estes comportamentos e cuidados melhorará o seu SERP,
Importante: Os seus perfis nas várias medias sociais, apesar de diferentes, têm de ser consistentes.
Nota: Na sociedade você desempenha vários papéis.
Importante: Os seus perfis nas várias medias sociais, apesar de diferentes, têm de ser consistentes.
Nota: Na sociedade você desempenha vários papéis.
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João Paulo Marques
à(s)
16:03
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sábado, 12 de setembro de 2015
Sócrates Garoto Propaganda - Product Placement & Product Hidden -
O repasto que chegou visualmente a público dado pelo Srº. (Engº.) José Sócrates no dia do potencial grande debate entre Pedro Passos Coelho e António Costa é uma excelente modo para mostrar o que é Product Placement e Producta Hidden. No primeiro caso vemos a Água do Luso. No segundo caso não vemos nada. Inferimos que se bebeu vinho, mas não sabemos qual, quanto,…talvez tinto, talvez.
Outro exemplo de Product Placement espontâneo é o boy da Telepizza. O moço devia ser promovido.
Também podemos tentar descobrir a quem pertencem os 3 copos em falta. Começando na família socialista. Não acredito que seja Costa (o debate foi em directo); Seguro jogaria pelo seguro, não estaria presente; Soares talvez já estivesse de pantufas; Vara janta sempre em casa; a dos da casa da LENA também não Quem seriam…ou quem se baldou.
Eu não me baldei; não fui sequer convidado.
Um dado importante retiro desta foto. Há amigos fieis ....e o José sempre conseguiu trazer parte da sua biblioteca da Sorbonne.
Agora pergunto-me: qual o intuito de uma foto destas? Pré-lançamento de um novo partido. Um que não deixe suspeitas? Um apoio descarado e sincero António Costa?
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Personas e a utilidade de saber histórias e história
Personas e a utilidade de saber histórias e história
Personas são personagens fictícias criados para representar os diferentes tipos de usuários. Personas são também um método de segmentação de mercado a ser usada dentro de um determinado alvo demográfico, comportamento ou atitude.
As equipas de marketing e todos aqueles que cuidam e se preocupam activamente com os negócios, independentemente de serem sua propriedade ou não, já, pelo menos mentalmente criaram as suas hipotéticas Personas. Estas Personas ajudam a direcionar melhor toda a sua produção de conteúdos (de marketing) para os seus diferentes tipos de público.
Se não tiver este trabalho escrito, vá escrevendo sobre estas personagens, vá estudando-as, vá elaborando-as. Vá imaginando o que elas podem querer fazer, qual a imagem que querem passar, qual o objectivo que pretendem alcançar.
Esta análise vai melhorar o seu Smart Content.
Pense em criar Personas potenciais Clientes de um Casino. Imaginemos o Casino do Estoril. Eu criaria:
Dentro destas 6 categorias pode começar a colocar layers, isto é, aprofundando o seu “carácter”. Qual idade dos mesmos; qual o seu estado civil; formação académica; profissão; como ocupam o tempo; moram perto ou longe.
Vai ver que vai chegar a muitas Personas, muitas Personas diferentes. Algumas das quais não as imagina Clientes do Casino, mas eles são.
Nota: 63% remember stories while only 5% remember statistics. What's your #contentmarketing strategy?
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa; about.me/joaodavespa
A história do mundo é, essencialmente,
história de idéias. -
H. G. Wells
Há a ideia que
o mundo digital 2.0, 3.0, 4.0….and so on é um admirável mundo novo , mas não é bem assim.
Que Aldous Huxley
me perdoe o abuso na utilização do título de um dos seus livros.
Fala-se agora nos
follow ups que a tecnologia permite que
se façam. Sempre se fez. Com telefone, com face to face, com fax…enfim, sempre
se fez. Os que tinham brio e que gostavam de acompanhar o Cliente, faziam-no.
Agora fala-se de Personas. Um copy past valente da
wikipédia diz-nos:” Persona, no uso coloquial, é um papel
social ou personagem vivido por um ator. É uma
palavra italiana derivada do Latim para
um tipo de máscara feita para ressoar com a voz do ator (per
sonare significa "soar
através de"), permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores, bem como
para dar ao ator a aparência que o papel exigia.”
“A palavra latina derivada da palavra etrusca "phersu",
com o mesmo significado, e seu significado no último período Romano alterado
para indicar um "personagem" de uma performance teatral.”
Isto das Personas, percebe-se, não é de agora. Tem
o seu tempo, não? Mas temos também Personas no Design, na Comunicação e na
Música. Não posso deixar de vos falar de David Bowie,
no memorável alienígena Ziggy Stardust, uma Persona que eu ouvi muitas e
repetidas vezes. Os que não conhecem, procurem….
Mas vamos então para
os tempos de hoje, para o que pode ser uma Persona 2.0.
Personas são uma ferramenta extremamente valiosa
para os marketers de hoje, independentemente do sector em que actuam. Se não estiver familiarizado com o termo, podemos dizer que Personas
são representações de seu público-alvo , produzidas com base em pesquisas e
entrevistas.
Personas são personagens fictícias criados para representar os diferentes tipos de usuários. Personas são também um método de segmentação de mercado a ser usada dentro de um determinado alvo demográfico, comportamento ou atitude.
As equipas de marketing e todos aqueles que cuidam e se preocupam activamente com os negócios, independentemente de serem sua propriedade ou não, já, pelo menos mentalmente criaram as suas hipotéticas Personas. Estas Personas ajudam a direcionar melhor toda a sua produção de conteúdos (de marketing) para os seus diferentes tipos de público.
Se não tiver este trabalho escrito, vá escrevendo sobre estas personagens, vá estudando-as, vá elaborando-as. Vá imaginando o que elas podem querer fazer, qual a imagem que querem passar, qual o objectivo que pretendem alcançar.
Esta análise vai melhorar o seu Smart Content.
Pense em criar Personas potenciais Clientes de um Casino. Imaginemos o Casino do Estoril. Eu criaria:
a) Homens e mulheres
que gostam de jogar, de todas as idades, das classes A, B e C.
b) Homens e mulheres
que visitam as salas de jogo para combater alguma da sua solidão.
c) Homens e mulheres
que visitam as salas de jogo para conhecerem pessoas do sexo oposto.
d) Homens e mulheres
que, para fazer tempo, visitam as salas de jogo e os bares.
e) Homens e mulheres
que visitam o espaço para viverem uma experiência de requinte e glamour.
f) Homens e mulheres
que visitam o Casino para vivenciarem experiências culturais.
Dentro destas 6 categorias pode começar a colocar layers, isto é, aprofundando o seu “carácter”. Qual idade dos mesmos; qual o seu estado civil; formação académica; profissão; como ocupam o tempo; moram perto ou longe.
Vai ver que vai chegar a muitas Personas, muitas Personas diferentes. Algumas das quais não as imagina Clientes do Casino, mas eles são.
Nota: 63% remember stories while only 5% remember statistics. What's your #contentmarketing strategy?
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarqueshttp://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa; about.me/joaodavespa
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João Paulo Marques
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Tips
quarta-feira, 9 de setembro de 2015
Gémeos? Só se separados à nascença
Este Twins é um filme simples, mas engraçado.
Já estes dois, em cada ramo de actvidade, parecem ser gémeos, mas separados à nascença, como os de cima. Ambos possuem o poder da informação.
Devia fazer-se um programa de informação só com os dois.
sábado, 5 de setembro de 2015
Chewbacca (ou "Chewie") ou como não é necessário falar muito
Falar pouco não é necessariamente ser indiferente. O nosso herói Chewbacca
falava pouco, mas falava bem. Era assertivo.
Deixemos o falar muito para aqueles que só sabem falar muito e não dizer nada.
Chewbacca (ou "Chewie", como era conhecido pelos amigos) foi um Wookiee de Kashyyyk e co-piloto da nave de seu amigo chamado Han Solo, a Millennium Falcon. Ele era o filho de Attichitcuk, marido de Mallatobuck, pai de Lumpawaroo e tio do Cavaleiro Jedi Lowbacca. Chewbacca possui esse nome em homenagem ao grande Wookie Bacca, primeiro dos chefes de Kashyyyk, e criador de uma espada que denotava a liderança entre os Wookiees, além desse nome vir de uma linhagem nobre, que ficou ainda mais nobre por seu papel desenvolvido na Batalha de Kashyyyk durante as Guerras Clônicas e durante a Guerra Civil Galáctica. Chewbacca era sábio e sofisticado dotado de uma grande força e lealdade. Com um bom conhecimento de tecnologia e com a pós-graduação mais brilhante da Academia, ele também era especialista em mecânica. Chewbacca, como muitos Wookiees, era capaz de entender a linguagem usada por várias outras espécies, mas ele não podia falar devido a estrutura vocal de sua espécie. Ele falava em Shyriiwook, a língua principal dos Wookiee, composta em partes de rosnados e de grunhidos, seus companheiros não Wookies conseguiram entender normalmente suas respostas, que eram negativas ou positivas, demonstradas geralmente pelo seus tons de urros.
Morreu durante a Guerra de Yuuzhan Vong.
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