Uma máxima que cada vez é mais importante no mundo da
long tail, mas sempre o foi. Trata-se da importância do Cliente.
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
domingo, 25 de outubro de 2015
sábado, 24 de outubro de 2015
Os ovos, a cesta e as medias sociais – Aprenda com os outros
Os
ovos, a cesta e as medias sociais – Aprenda com os outros
Na gestão
aprendemos que não devemos ter os ovos todos na mesma cesta. Não quero dizer
que não tenhamos foco, foco no que estamos a querer fazer, a fazer e no que
pretendemos fazer.
Veja-se o que se passou com o BES, PT, BCP, BANIF....isto só para este burgo.
Veja-se o que se passou com o BES, PT, BCP, BANIF....isto só para este burgo.
Mas, com a velocidade
com que as coisas, entenda-se a vida, acontecem, temos que ter um olho no burro
e outro no cigano.
Interessante
é verificar que existem ditados populares para tudo, para boas e más
ocorrências, para isto e para aquilo.
As empresas
têm vários stakeholders. Dois deles são o seu Público e os seus Concorrentes.
Com o novo, vasto e rápido acesso à informação, devemos
manter-nos a par do que os dois agentes citados acima fazem. Devemos pesquisar sistematicamente o que eles
andam a fazer. Descobrir o que o nosso público-alvo faz, por que medias anda,
encontrar em que medias (sociais ou não) se encontram, que estratégias
desenvolvem, em que horários mais estão em campo
Procure
também por empresas que possam oferecer serviços parecidos ou complementares ao
seu. Veja por onde elas andam, o que fazem, veja o que escrevem, como interagem.
Ou mesmo empresas que nada tenham a ver com o seu negócio, mas que saiba que
andam a fazer coisas giras.
Para saber o
que o seu mercado anda à procura tem sempre as seguintes ferramentas gratuitas:
o Google Alerts e o Tweetbeep.
O que se pode concluir? Procure, procure, procure...aprenda, aprenda, aprenda.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Tenha atenção aos detalhes
Muitas vezes a diferença faz-se pelo detalhes, pela atenção que se dá a certos detalhes. Gosto, particularmente, de ver o que se passa no canal Horeca, nomeadamente em restaurantes.
Várias vezes passamos por uma rua com vários e vemos que uns estão cheios, com fila, e outros, vazios...
Muitas respostas / conclusões podem ser retiradas...algumas medidas podem ser aplicadas, muitas delas de custo ZERO. Basta ter atenção ao negócio e falar com Clientes, empregados e fornecedores. Se necessário fale também consigo mesmo
- O que é que você transporta, Nasrudin?
- Sou contrabandista."
Anos mais tarde, com uma aparência cada vez mais próspera, Nasrudin mudou-se para o Egito. Lá encontrou um daqueles guardas de fronteira.
- Diga-me, Mullá, agora que você está fora da jurisdição grega e persa, instalado por aqui nesta vida boa - o que é que você contrabandeava, que nunca conseguimos pegar?
- Burros.
Várias vezes passamos por uma rua com vários e vemos que uns estão cheios, com fila, e outros, vazios...
Muitas respostas / conclusões podem ser retiradas...algumas medidas podem ser aplicadas, muitas delas de custo ZERO. Basta ter atenção ao negócio e falar com Clientes, empregados e fornecedores. Se necessário fale também consigo mesmo
Nasrudin e os seus burros |
O contrabandista
Volta e meia, Nasrudin
atravessava a fronteira entre a Pérsia e a Grécia montado no lombo de um burro.
Toda vez passava com dois cestos cheios de palha e voltava sem eles,
arrastando-se a pé. Toda vez o guarda procurava por contrabando. Nunca o
encontrou.- O que é que você transporta, Nasrudin?
- Sou contrabandista."
Anos mais tarde, com uma aparência cada vez mais próspera, Nasrudin mudou-se para o Egito. Lá encontrou um daqueles guardas de fronteira.
- Diga-me, Mullá, agora que você está fora da jurisdição grega e persa, instalado por aqui nesta vida boa - o que é que você contrabandeava, que nunca conseguimos pegar?
- Burros.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
Seja do signo Gémeos nas Medias Sociais
Há quem acredite em signos, em astrologia. Eu…nem por isso.
Passando por cima da brincadeira…sabemos que existem várias medias sociais, com
vários propósitos, com distintos alcances e que nos leva a ter determinados (entenda-se ajustados) comportamentos. Típico deste signo.
Mas vamos ao Google. Este motor de busca com a nova versão do algoritmo
Panda identifica e penaliza
conteúdos em duplicado. Ou seja, o uso do [Copy Past] aqui também não só não é
valorizado, como é penalizado. Ou seja, usar o mesmo perfil ou biografia em
todas as medias sociais só se torna fácil e útil para a sua preguiça.
Cada perfil deve também incluir imagens optimizadas da sua
Empresa, suas ou correlacionadas à
identidade em causa. Utilize palavras que descrevem com a maior precisão possível
as imagens que está a usar.
Não crie também o seu perfil em todas as medias ao mesmo
tempo. Pode começar por uma destas 4:
Facebook, Google +, LinkedIn e Twitter. Depois seguir para outras Se é profissional liberal, um advogado, talvez
o LinkedIN. Se é também profissional liberal, mas exerce actividade como
Personal Treiner, talvez o FaceBook e o
Google +. Esta última é essencial pelo facto do Google ser o maior motor de
busca.
Depois, conforme o tempo que tenha, explore novas medias e
veja se fazem sentido para si ( e se tem tempo para as trabalhar).
Tendo em conta estes comportamentos e cuidados melhorará o
seu SERP,
Importante: Os seus perfis nas várias medias sociais, apesar de diferentes, têm de ser consistentes.
Nota: Na sociedade você desempenha vários papéis.
Importante: Os seus perfis nas várias medias sociais, apesar de diferentes, têm de ser consistentes.
Nota: Na sociedade você desempenha vários papéis.
Subscrever:
Mensagens (Atom)