Há muita coisa para fazer em 2016...muitas delas só não as fez porque andou distraído...
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Banife-se (ou o meu depósito de 1000 euros que ardeu)
Banife-se (ou o meu
depósito de 1000 euros que ardeu)
Caso de polícia ... |
Perdi o meu depósito de 1.000 euros no BANIF. Na verdade
nunca o tive. Vamos pensar que eu era possuidor de 1000 euros em bitcoin no BANif…deixem-me
explicar
O Banco, o Banif, foi intervencionado em “O Banif foi recapitalizado pelo Estado a 31 de Dezembro de 2012,
com recurso a capitais públicos no valor de 1100 milhões de euros, ficando o
Estado com uma posição de 61% no banco. “ …parece que à data de Dezembro
de 2015 totaliza “ intervenção do Estado no Banif totaliza, para já, custos 2.930 milhões de euros e
António Costa garantiu neste domingo à noite que os gastos com a instituição
não irão além daquela valor. O primeiro-ministro admite mesmo que possa
haver recuperação de parte desses custos.”
Quem já fez as contas diz que, para já, cada português tem /
teve que arcar com 1000 euros……
Na verdade o que interessa é que se sucedem vários casos na
nossa Banca. BPN, BPP, BES, BANIF….e ninguém consegue precaver estes escândalos…estas
percas…estas desconfianças…esta má gestão….gestão que também é da
responsabilidade do Banco de Portugal. Pergunta-se, pergunto, o que eles andam lá a fazer....
A vida Plug and Play (ou como passar a ideia de tornar a gestão mais fácil) e alguns
A vida Plug
and Play (ou como passar a ideia de tornar a gestão mais fácil)
Que ninguém se engane, só se
consegue a simplicidade através de muito trabalho.Clarice Lispector
A simplicidade é o último grau
de sofisticação.
Keywords:
KISS, simplicidade, teasers, vendas, gestão
“A
simplicidade é o resultado da experiência
prática, da maturidade dos
gestores e do discernimento sobre o que
é essencial para o sucesso dos negócios.” Ao que eu acrescento, um certo
dom ou intuição para perceber que o caminho é o certo ou o errado.
Lembro-me que no meu curso de gestão. Numa das cadeiras
falávamos do KISS. Um acrónimo que tem sido fácil de decorar, nem sempre de
usar. Pode ser lido assim, “Keep it simple, stupid"…ou assim, “Keep it simply stupid”. Como
várias leituras, idem da bíblia, uma vírgula (ou a ausência da mesma), faz
muita diferença. Mas andemos…
Há quem defina a Complexidade
como:
“A complexidade é o subproduto cumulativo de grandes e pequenas
mudanças organizacionais que, no decorrer dos anos, complicam (muitas vezes de
modo imperceptível) a maneira como o trabalho é feito. As suas causas tendem a cair numa de quatro
categorias: mitose estrutural, proliferação de produtos, evolução de processos
e hábitos gestão.”
Mas o que
andamos nesta prosa à procura é da simplificação: http://mexxer.pt/7-estrategias-simplificar-organizacoes/
….gosto, particularmente, do Limpar o
Mato (tem muito que se lhe diga). É algo que convém fazer de vez em quando…
Há, também,
vários profissionais que usam e abusam de palavras complicadas, daquelas que
são difíceis de escrever e dizer… Tenha em mente que nem todos os seus
interlocutores são tão eloquentes como você….
Lembro-me agora
das minhas visitas em trabalho à sede do PCP. Trabalho, não trabalho
político….o facto de nenhum do meus
Clientes (e amigos) usar gravata por lá fez, rapidamente, que eu deixasse a
minha no carro. Mais tarde comecei a
deixá-la em casa…abençoado PCP. Ou seja, simplifiquei, neste caso do PCP, o meu
trato com eles.
Muita da
simplicidade que é transmitida tem a ver com o discurso do emissor, a
capacidade deste se ajustar ou não ao receptor. E como a vida é feita de
palavras, e a gestão faz parte da vida, seguem alguns teasers / expressões para
facilitar a vida.
Intuitivo
|
Simplicidade
em si mesmo
|
Tudo o
que tem que fazer é
|
Sem dores de cabeça
|
Um toque
e..já está
|
Seguro e
simples
|
Simples
|
Já está
|
É só
encaixar
|
Fácil de usar
|
Extraordinariamente
simples
|
Em poucos
segundos
|
Manutenção reduzida
|
Piece of
cake
|
Não pode
ser mais fácil
|
Manutenção inexistente
|
Pra
bebés
|
Instruções
em português e vídeo no youtube
|
Fácil montar
|
Fácil de
entender
|
Vídeo
exemplificativo
|
Em um passo
|
Num só
passo
|
Ainda
mais simples
|
Rápido
|
Sem
dores de cabeça
|
Simplificado
|
Rápido e fácil
|
Sem
esforço
|
Não pode
ser mais fácil
|
Excelente para começar
|
Automático
|
Fácil de
entender
|
A utilização
destas palavras (feitas de ideias feitas) tornará o seu processo de aproximação
ao Cliente, de venda, de social selling
mais simples, menos equivocado, mais assertivo.
Noto, lembro
e relembro a utilização de certas muletas nos discursos, nas conversas…. Estas
podem ser / são uma pura perda de tempo, uma confirmação de que o Vendedor não
está seguro do que faz…a repetida utilização do “tás a perceber”, do “portanto”
e do “portantos”(muito comum), o recontar por palavras iguais o que foi dito anteriormente….é
um modo de complicar, de causar distração…enfado...
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com; @joaodavespa
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Palavras que podem ajudar a vender
“Não é a empresa que define o mercado.
É o cliente.” (Peter Drucker)
Keywords: Vendas, Palavras, Ideias,
Serviço ao Cliente
Cada vez mais o Serviço
ao Cliente é um factor de extrema importância na hora da decisão, da escolha.
Li algures que os
peixes de aquário têm uma memória de 7segundos. De 7s em 7s fazem reset.
Sorte, azar…depende. Sorte, porque se esquecem das coisas más; azar, porque
se esquecem das coisas boas, de nós. Enfim, nada é perfeito. Como nós também
não o somos. Pegando no conceito dos peixinhos,
nós somos bombardeados com vários estímulos, muitos deles simultaneamente e, em
alguns casos, dissimulados. Estas
múltiplas propostas de “product placement” reforçam a necessidade de escolhermos
bem as palavras quando falamos com os Clientes.
Falo, sobretudo, no
que diz respeito ao contacto com o Cliente. Há muitos serviços que não migraram
(ainda) para o digital. Mas mesmo os que viverem este advento, têm que se
preocupar com o Cliente. É facílimo um Cliente ou Prospect mudar de plataforma….
Para terem mais certezas, vejam como o
dinheiro muda de banco, de praça, de país…
Uma boa qualidade no
serviço passa, muitas vezes, pelo uso de palavras ajustadas e apropriadas, que
facilitem e expliquem, que criem harmonia e empatia….
Seguem um conjunto de
palavras / expressões /ideias :
Útil
|
Entrega à porta
|
Instalação grátis
|
Ajuda
|
A nossa experiência
|
Montagem grátis
|
Permite
|
Fazemos esse serviço para si
|
Entrega grátis
|
Facilita
|
24/7/365
|
Clarificamos
|
Permite
|
Conselho pessoal
|
Garantimos
|
Leva-o
|
Conselho profissional
|
Quanto e quanto
|
Resolve
|
Poupa tempo
|
O nosso método
|
Implementa
|
Como você quiser
|
Os nossos Clientes
|
A nossa experiência ao seu dispor
|
Até à sua porta
|
Faremos, claro, um esfoço
|
A nossa sugestão
|
Até à sua casa
|
Esforçamo-nos
|
Fazemos isso para si
|
A nossa opinião profissional
|
Quer falar com o nosso
departamento…
|
Vamos até si
|
A nossa opinião pessoal
|
Quer falar com algum dos nossos Clientes…
|
Felizmente o idioma
português, com e sem acordo ortográfico, é vasto em hipóteses a utilizar.
Basta, para que tudo corra bem, bom senso, formação e empatia. Dois destes
atributos são apenas ou quase da nossa responsabilidade.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
WHEN THINGS GO WRONG (and they go)
WHEN THINGS GO WRONG (and they go)
A protocol
for moving forward:
0. Double
check the work to make sure that there are no other problems within it.
1. Alert the
relevant parties.
2. Take
responsibility for what went wrong. This doesn’t mean that you intentionally
did it wrong, or that doing it right was part of your job description. It means
that you know something went wrong, you’re unhappy about it, and you accept
responsibility for letting it get by you and you accept responsibility for
making sure it won’t happen again.
3. Apologize. Not because it’s your fault, but
because the incident cost other people time or money or upset them, and you’re
sorry that they have to deal with that.
4. Come up
with a plan to ameliorate the impact of the problem. If you can’t come up with
a plan, say so and ask for suggestions.
5. Come up
with a plan to avoid the problem in the future.
6. Gather
feedback.
7. Thank
everyone for their patience and goodwill.
Either that,
or you could hide, dissemble, blame, shuffle along, scowl, depersonalize and
then move on.
By me
Move
on is undoubtedly
one of the steps. Holding on to
projects or ideas that do not progress is
a waste of time ... and time is what we lack in
Move on but this is not necessarily a final and definitive abandonment of projects ... Some
projects can be taken up.
They can be picked up with another team, at another point in time, with a (new) partnership
or technology ....
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