Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Digital economy
terça-feira, 19 de abril de 2016
Actualidades de T´ai Kung
Excerto retirado de "Os seis ensinamentos secretos" de T´ai Kung
Actualidades com bem mais de 2000 anos
Admirável Mundo Novo
Cada dia que passa a tecnologia nos maravilha mais. O que mais
podemos esperar deste “Admirável Mundo Novo”? Sei lá…(não pretende ser uma homenagem
à Margarida Rebelo Pinto).
Com atenção ainda podem descobrir mais erros. Infelizmente este sic não é só da SIC
Com atenção ainda podem descobrir mais erros. Infelizmente este sic não é só da SIC
Corda Andon
Corda Andon
A maior vantagem do trabalho em
pequenos lotes é que os problemas de qualidade podem ser identificados muito
antes. Essa é a origem da famosa corda andon
da
Toyota, que permite que qualquer operário peça ajuda assim que perceber algum
problema, como um defeito numa peça física, interrompendo toda a linha de produção
se esse problema não puder ser corrigido de imediato. Essa é outra prática
muito contrária à intuição.
Quando o sistema imunológico detecta um
problema, diversas coisas acontecem de imediato:
1. A mudança defeituosa é removida
imediata e automaticamente.
2. Todas as pessoas da equipe
pertinente são avisadas sobre o problema.
3. A equipe é impedida de introduzir
novas mudanças, não sendo possível, portanto, aumentar o problema por erros
futuros...
4.
... até a causa raiz do problema ser descoberta e corrigida.
Copy past do livro Startup Enxuta de Eric Res
segunda-feira, 18 de abril de 2016
URRA
Felizes devem ser os Urrenses. A facilidade com que podem
dizer URRA deve ajudá-los bastante no seu bem-estar.
Vejam o brasão da terra. Uma ânfora para água, vinho e
leite. Uma espiga de trigo e um ramo de sobreiro. No topo, uma vieira.
Tudo útil.
Mas pense agora. Em vez de ser um Urrense, pense que vivia
na “Venda da Gaita”, no “Paitorto”, no “Focinho de Cão” ou na “Cama Porca”.
Tudo terras portuguesas, onde se vota e se pagam impostos. Estes, pelo mau nome que têm no Cartão do
Cidadão, podiam abrir conta no Panamá.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
La clave, ahora, es la capa social de la tecnología - Carlos Molina
Carlos Molina: "La clave, ahora, es la capa social de la tecnología"
La percepción de que estamos en una etapa de
crecimiento trae confianza, y la confianza anima a realizar cambios. Por eso se
reactiva el debate de la transformación digital. Lo importante es que las
empresas no sólo digitalicen sus procesos, sino que conviertan esta corriente
en una mecánica constante que no se detenga en momentos de crisis y que pongan
el acento, asimismo, en la capa social de las nuevas tecnologías.
Buena parte de las empresas españolas está afrontando el
momento desde el desconcierto de más de cinco años de crisis en los que se ha
paralizado la inversión, se han recortado presupuestos y se han concentrado en
las estrategias de venta en el corto plazo, sin prepararse para un momento en
el que tocaría crecer. Ahora se enfrentan a un doble reto. Por un lado, deben incorporar nuevas tecnologías que les
permitan optimizar sus procesos, desde la cadena de suministro
a la gestión de personas y equipos de trabajo. Por otro, tienen que reajustar la forma de pensar y
adaptarla a un contexto que ha cambiado mucho en estos años.
Lo que encontramos ahora es un escenario marcado por la
velocidad y por la mutación de empresas y marcas. Las organizaciones no son
proyectos acabados, sino entes en constante transformación, con un core business en torno al
cual todo es flexible.
Igual que en el mundo de las aplicaciones móviles no hay
ninguna que se lance al mercado como un producto pulido e impecable, las
empresas están aprendiendo a estar en una fase
beta permanente, en la que nada es una verdad absoluta y todo se
cuestiona para mejorarlo. Los procesos de mejora se realizan sobre la marcha y,
gracias a las plataformas sociales, en colaboración con los propios
consumidores.
En este escenario,
la tecnología digital es importante porque permite mejorar el
rendimiento gracias a sus posibilidades para recoger, analizar y cruzar datos. Pero
sin una cultura social
corporativa que ponga la importancia de la colaboración entre las personas
(empleados entre sí, pero también empresa-clientes) por delante de los
sistemas, corremos el riesgo de que estos esfuerzos se queden en meros alardes
técnicos. Es el momento de transformar las reglas y atrevernos a desterrar una frase muy dañina: "Aquí siempre
hemos hecho las cosas así".
Carlos Molina, Director de Contenido en Best Relations
- Web: mediossociales.es
- Twitter: @molinaguerrero
- LinkedIn: Carlos Molina
Sobre Carlos Molina
Este periodista experto en comunicación off y online trabaja actualmente
como director de Contenidos de Best
Relations e imparte conferencias sobre
comunicación digital en universidades y centros de estudio.
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