terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Se você acha que educação é cara....

Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância -Derek Bok





Cresci a ver estes quadros. Mãe e pai usavam-nos nas suas profissões. Eram professores.

Pena que muitos dos nossos governantes, dos nossos decisores, sejam eles quais forem, não percebam quão importante é a formação. Sobretudo nos tempos que correm. 

Max Planck afirmava que a ciência avançava de funeral em funeral. Vejam o que acontece com as tecnologias dos dias de hoje, com as apps, com tudo. Estas aparecem e....já se foram


Ainda duvidam do custo da educação?

domingo, 23 de outubro de 2016

Ser ou não ser (desconfiado)

Artigo interessante sobre o assunto copypast(ado) do El País
http://elpaissemanal.elpais.com/confidencias/desconfiado-no-ayuda/

El País


Ser desconfiado não ajuda? Ajuda?.....

Muitos  de nós, muitos mesmo, são muito desconfiados. Ao que se junta invejosos, cuscas, curiosos e maldizentes ….muitas vezes estes predicados, ao que junto predicado verbal, coexistem numa só pessoa e faz parte da sua vida diária.

O curioso nos nossos dias é que tanta desconfiança desvanece-se nas redes sociais. As pessoas expõem-se, revelam-se, contam isto e aquilo deles, da família, dos outros….já não falo do que inventam deles e dos outros.

Perguntam-me se sou desconfiado. Acho que não sou.

Perguntam-me se gosto de me expor. Não.


Calimero

Indo um pouco mais longe, descalimerizem-se 


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com

@joaodavespa 

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Um bom exemplo do que é um tiro no pé (táxis)

Um bom exemplo do que é um tiro no pé



Os protestos dos Taxistas ontem, em Lisboa, foi uma revelação triste do que são alguns destes profissionais . Repito, ALGUNS. Talvez o “incendiarismo” com que nos brindaram pudesse ter sido evitado com chefias profissionais

Se os taxistas já eram impopulares à data de ontem, reforçaram a sua impopularidade . Cenas de violência gratuita, gritaria, histerismos ….foi o que se viu…pela TV o que se viveu.

Os taxistas pretendem manter o  monopólio do seu serviço. Impensável nos dias de hoje.  Nem a Saúde, sector muito mais nevrálgico consegue deter este status.
O que os sindicatos e os responsáveis deste serviço deviam fazer, JÁ, era olhar para dentro…..
Curiosa opinião, não uma verdade absoluta, emitiu o Embaixador da Irlanda em Portugal.


A Uber, a Cabify e muitas outras plataformas que facultam serviços de transporte têm de se reger por leis, leis que têm de ser idênticas para todos.  O que me leva também a colocar a seguinte questão. 

Como é que é permitido haver táxis a prestar um serviço público com matrículas anteriores a 2000? 

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O que se pede ao novo Gestor - 4


4 – Tem que ser um artista




O gestor de hoje (e de sempre) tem que agradar a gregos e troianos…tem que satisfazer os Clientes Finais e as suas Chefias.  É importante saber mover-se neste limbo.

Ele sabe  que um Cliente insatisfeito rapidamente é apanhado pela concorrência. E também sabe que os olhos da administração estão sempre colocados sobre si. Tem que gerir este exigente balanço .

Convém referir que o Cliente de hoje ganhou independência, pode escolher o canal que lhe é mais atractivo, está mais impaciente,  exigente e crítico…e reforçando, mais infiel .

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O que se pede ao novo gestor - 3

3 - Entregue-se ao seu trabalho



As funções de (e da) gestão são cada vez mais complexas, mais diversificadas, mais exigentes.  A formação contínua é algo que tem que estar presente, cada vez mais presente. Não tendo esta preocupação, corre o risco de ficar identificado como um profissional desinteressante...


Por isso torna-se importante de gostar do que fazemos. Gostando, podemos assim transmitir uma energia positiva (há quem acredite neste tipo de energia) e evitarmos (ou excluirmos) os que não se envolvem, os que dizem mal de tudo ou têm uma opinião pré estabelecida sobre tudo....(musiquinha)que transmitem uma energia negativa.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

O que se pede ao novo gestor - 2




2. Entregar, entregar, entregar…é estar “Acordado” para o Cliente

Ao novo gestor é-lhe pedido que cumpra os compromissos com os seus Clientes. Estes cada vez mais são voláteis, infiéis…. e por sua vez a sua concorrência cada vez é mais agressiva e provem de geografias insuspeitas e distantes.

Temos que ter assim um gestor cada vez mais multifacetado, mais “mãos na massa”.

Talvez tenha que contratar equipas externas para determinadas tarefas. Deve também delegar e não centralizar

Um gestor pode mesmo saber fazer tudo, mas não tem tempo de fazer tudo. …veja-se por exemplo a gestão de redes sociais… Um trabalho consistente e permanente leva tempo, exige dedicação….terá tempo para isso?

A sua prioridade deve ser o estar orientado em entregar o Produto Acordado, na Data Acordada.

MARQUESTING – Letra A


MARQUESTING – Letra A


Cada vez mais o nosso Marketing Pessoal é uma ferramenta importante. Marquesting é assim uma Marques com Marketing … aglutinei as duas .


Ingenuamente alguns profissionais, entre os quais, alguns políticos eleitos por nós (eu e você)  dizem que  quem está a falar é, ora o cidadão, ora o político. Nunca foi assim. E, cada vez menos,  este posicionamento faz sentido.

Basta  googlizarmos o nosso nome. Lá aparece a vossa pegada digital.

Proponho-me a colectar alguns adjectivos ou outros vocábulos que podem melhorar o seu perfil   on e off line. Pode usar estes vocábulos no seu CV, pensar neles quando se apresenta a terceiros ou ser uma forma de estar ou de se relacionar.

Há muitas mais palavras...

Começo pela letra A



Aberto a , aberto para, acessível,  académico, acolher novos desafios, adaptável, adepto, afável

ágil, agradável, ajustável, alegre, alerta, alfabetizados, altamente motivado,

altruísta, ambicioso, amigável, analítico, apaixonado, articulado, astutos,

activo, atraente, autoconfiante, autoritário