quarta-feira, 13 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #6 - Demonstre interesse pelo Cliente

JPM - Demonstre interesse pelo Cliente
Por muito que possa custar admitir, há milhares de empresas que podem prestar um serviço, grosso modo, semelhante ao seu. Lembro-me sempre de andar pela rua dos restaurantes na Feira Popular e a escolha recaia sobre aquele que nos oferecia qualquer coisa. Era o melhor, era o pior? Não sei…aqui era uma escolha puramente económica. Mas agora pergunto, sabe dizer o que o seu Cliente valoriza, quais são as suas dores e o que não pode mesmo acontecer? Há uma técnica infalível e gratuita: fale com ele e escute-o. O resultado pode ser a apresentação de uma proposta em que ele não possa dizer NÃO e que não procure, pelos tempos mais próximos, um outro fornecedor

sábado, 9 de julho de 2022

Um café com carica

Mini
"Maria, dá-me aí uma bica com carica!", como se pede uma mini em Marvão às 10 da manhã. Os alentejanos são sábios. Cultura popular no seu melhor.

DICAS DE GESTÃO #5 - SERVIÇO PÓS-VENDA

Serviço Pós-Venda - JPM Consultores
Pós-venda consiste em toda interação resultante entre Cliente e Vendedor depois que uma venda é realizada e, em princípio, paga. Para ter os seus Clientes satisfeitos com o seu serviço ou produto é essencial que o pós-venda exista e que seja de qualidade. A ideia é fazer com que o seu Cliente tenha uma experiência única, se necessário, com o seu serviço após a compra. Com o pós-venda é possível avaliar se o seu Cliente usufrui de todas as funcionalidades do seu produto ou serviços, sobretudo em que há um valor agregado significativo. Caso não esteja, ajude-o. O pós-venda é muito mais do que o mero apagar de fogos, se for bem estruturado, é uma ferramenta muito eficaz para que se efectue uma nova venda, para que se faça upgrade…para que se entre em novos segmentos ou mercados. Um bom meio de se fazer um serviço de pós-venda de qualidade é fazer um follow-up da venda.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #4 - Venda apenas o que pode oferecer

Um erro comum cometido por muitos profissionais de vendas é oferecer aos seus Clientes “coisas” que não consegue oferecer, muitas vezes só para ver se fecha o negócio. Será este o caminho certo? Acredito que não. Quando chegar o momento de colocar essa “coisa” na mão do Cliente…não vai cumprir. Um Cliente insatisfeito é um Cliente que não voltará a comprar…e os danos para a sua Organização podem não se ficar por aqui.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #3 - Conheça os Clientes

 

Conheça os Clientes

#3 – Conheça os Clientes

Conheça os Clientes. É uma verdade absoluta. São os Clientes que são a razão da sua Empresa, do seu trabalho.

Nos primeiros 5 meses de 2022 foram registadas mais 20% de novas empresas em relação ao mesmo período de 2021. Muitos empreendedores têm aparecido. Mas, se o único motivo para a abertura do seu negócio próprio é o facto de ter um chefe chato, quando abre a sua empresa você terá inúmeros chefes…estes são os seus Clientes.

São eles que vão determinar o seu sucesso ou insucesso. Assim, alguns conselhos que deixamos:

 - deve criar empatia com ele

- tente colocar-se na posição dele

- pense como Cliente

- fomente o feedback

- oiça as críticas

- visite a concorrência

- percorra os estabelecimentos, mesmo de negócios diferentes, onde se vai instalar.

 

Vá percebendo regularmente se o seu serviço / produto é relevante para os Clientes, se é uma mais-valia.

terça-feira, 5 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #2 – Para você / Para ti / Para o outro

Venda aos outros, não a si

 

#2 – Para você / Para ti / Para o outro

Quando vendemos produtos, serviços, imagens, sonhos… fazemo-lo para os outros, não para nós.

As nossas vendas são para os nossos prospects. Talvez não seja má ideia tratarmos os Clientes, mesmo aqueles que já nos são fiéis, com o entusiasmo e dedicação que colocamos quando temos um prospects pela frente.

Lembre-se dos tempos em que era criança. Centrávamos muito o nosso discurso no EU. Não use a mesma estratégia em crescido.  Fale mais e mais vezes o nome do Cliente: utilize o nome da Empresa do seu interlocutor.

Ele, o outro,  vai gostar.

domingo, 3 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO - #1 NOME

 


 

#1 - Nome

Parece óbvio, mas a utilização do nome numa comunicação com um prospect faz com que ele sinta que a mensagem  é apenas para ele. Nós, quando lemos ou ouvimos o nosso nome, prestamos mais atenção.

Tente, sempre que possível, nos emails, saber a quem dirigir a informação que quer passar. Muitas vezes temos acesso a base de dados de empresas e só aparece o email geral. Entre no site, no LinkedIn no Facebook, ligue…descubra a quem quer enviar o email.

Vai ajudar nos resultados que quer alcançar.

Nota: Uma coisa que não tem nome...pode não ter nada.