JPM - Demonstre interesse pelo ClientePor muito que possa custar admitir, há milhares de empresas que podem prestar um serviço, grosso modo, semelhante ao seu. Lembro-me sempre de andar pela rua dos restaurantes na Feira Popular e a escolha recaia sobre aquele que nos oferecia qualquer coisa. Era o melhor, era o pior? Não sei…aqui era uma escolha puramente económica. Mas agora pergunto, sabe dizer o que o seu Cliente valoriza, quais são as suas dores e o que não pode mesmo acontecer? Há uma técnica infalível e gratuita: fale com ele e escute-o. O resultado pode ser a apresentação de uma proposta em que ele não possa dizer NÃO e que não procure, pelos tempos mais próximos, um outro fornecedor
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
quarta-feira, 13 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #6 - Demonstre interesse pelo Cliente
sábado, 9 de julho de 2022
Um café com carica
Mini"Maria, dá-me aí uma bica com carica!", como se pede uma mini em Marvão às 10 da manhã. Os alentejanos são sábios. Cultura popular no seu melhor.
DICAS DE GESTÃO #5 - SERVIÇO PÓS-VENDA
Pós-venda consiste em toda interação resultante entre Cliente e Vendedor depois que uma venda é realizada e, em princípio, paga. Para ter os seus Clientes satisfeitos com o seu serviço ou produto é essencial que o pós-venda exista e que seja de qualidade. A ideia é fazer com que o seu Cliente tenha uma experiência única, se necessário, com o seu serviço após a compra. Com o pós-venda é possível avaliar se o seu Cliente usufrui de todas as funcionalidades do seu produto ou serviços, sobretudo em que há um valor agregado significativo. Caso não esteja, ajude-o. O pós-venda é muito mais do que o mero apagar de fogos, se for bem estruturado, é uma ferramenta muito eficaz para que se efectue uma nova venda, para que se faça upgrade…para que se entre em novos segmentos ou mercados. Um bom meio de se fazer um serviço de pós-venda de qualidade é fazer um follow-up da venda.Serviço Pós-Venda - JPM Consultores
sexta-feira, 8 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #4 - Venda apenas o que pode oferecer
quinta-feira, 7 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #3 - Conheça os Clientes
Conheça os Clientes |
#3 – Conheça os
Clientes
Conheça os Clientes. É uma verdade absoluta. São os
Clientes que são a razão da sua Empresa, do seu trabalho.
Nos primeiros 5 meses de 2022 foram registadas mais
20% de novas empresas em relação ao mesmo período de 2021. Muitos
empreendedores têm aparecido. Mas, se o único motivo para a abertura do seu
negócio próprio é o facto de ter um chefe chato, quando abre a sua empresa você
terá inúmeros chefes…estes são os seus Clientes.
São eles que vão determinar o seu sucesso ou insucesso.
Assim, alguns conselhos que deixamos:
- deve criar
empatia com ele
- tente colocar-se na posição dele
- pense como Cliente
- fomente o feedback
- oiça as críticas
- visite a concorrência
- percorra os estabelecimentos, mesmo de negócios
diferentes, onde se vai instalar.
Vá percebendo regularmente se o seu serviço / produto
é relevante para os Clientes, se é uma mais-valia.
terça-feira, 5 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #2 – Para você / Para ti / Para o outro
Venda aos outros, não a si |
#2 – Para você /
Para ti / Para o outro
Quando vendemos produtos, serviços, imagens, sonhos… fazemo-lo
para os outros, não para nós.
As nossas vendas são para os nossos prospects. Talvez
não seja má ideia tratarmos os Clientes, mesmo aqueles que já nos são fiéis,
com o entusiasmo e dedicação que colocamos quando temos um prospects
pela frente.
Lembre-se dos tempos em que era criança. Centrávamos
muito o nosso discurso no EU. Não use a mesma estratégia em crescido. Fale mais e mais vezes o nome do Cliente:
utilize o nome da Empresa do seu interlocutor.
Ele, o outro, vai
gostar.
domingo, 3 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO - #1 NOME
#1 - Nome
Parece óbvio, mas a utilização do nome numa comunicação com um
prospect faz com que ele sinta
que a mensagem é apenas para ele. Nós,
quando lemos ou ouvimos o nosso nome, prestamos mais atenção.
Tente, sempre que possível, nos emails, saber a quem dirigir
a informação que quer passar. Muitas vezes temos acesso a base de dados de
empresas e só aparece o email geral. Entre no site, no LinkedIn no Facebook,
ligue…descubra a quem quer enviar o email.
Vai ajudar nos resultados que quer alcançar.
Nota: Uma coisa que não tem nome...pode não ter nada.