segunda-feira, 25 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO - #9 - O que não é networking

 

O que não é networking


 

Já que falámos do que é networking, convém deixar claro o que não é.

Aproveitar estes eventos (ou valer-se de uma situação familiar) para no momento ou posteriormente:

 

-  dizer mal dos outros, dos concorrentes, dos colegas… ou dizer mal só por dizer mal. Devem haver grupos de networking só com este objectivo…dizer mal,

 

 - queixar-se, queixar-se e..queixar-se,

 - ser catastrofista ou pessimista.

 - pedir ajuda constantemente e nunca retribuir,

 - utilizar o factor C,

 - utilizar o seu grau de parentesco e valer-se só e apenas disso,

 - roubar ideias,

 - tocar em assuntos polémicos quando estiver no início de um relacionamento profissional,

 -  não misture o pessoal com o profissional,

 - não tente ganhar um à-vontade social com a sua rede quando os assuntos que lá são tratados são estritamente profissionais (ou vice-versa)

 - falar muito,

- falar sempre por cima dos outros,

 - passar e-mails com banalidades, piadas, fotografias ou outros conteúdos mais duvidosos,

 -tentar começar um relacionamento como se já fosse íntimo da pessoa,

- ter paciência e bom senso. Caso não tenha estes dois predicados, pode passar a ser visto como uma pessoa incómoda,

 - não crie uma imagem falsa de você.  Depressa os outros vão perceber que não é o que diz. Há outros grupos e outras pessoas que partilham os mesmos gostos, objectivos e ambições.

 - procurar parcerias que beneficiem apenas a sua empresa e não trazem nenhum benefício para o outro.

 

 

domingo, 24 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO - #8 - Networking – o que é

 

Networking - o que é (JPM)


Networking é uma palavra que já entrou bem no nosso léxico, sobretudo no mundo dos negócios. Funciona como substantivo ou adjectivo.  Ele tem origem na palavra Network. Trata-se de um termo de origem inglesa que aglutinou duas palavras, NET e WORK, que significa respectivamente Rede e Trabalho.

Na tradução para português temos:

             network significa rede de contatos,

             networking é a actividade que se faz para cultivar essa rede.

 

A finalidade do networking é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais.  Pode ser usado para estreitar amizades, criar ou fortalecer novas ou existentes relações de trabalho ou para aproveitar novas oportunidades de trabalho.

Essa acção, por muito útil que pareça, divide opiniões. A maioria considera um comportamento normal, mesmo necessário, outros, talvez poucos, consideram-no como um comportamento falso, oportunista…

O que precisa ficar claro é que manter bons e saudáveis relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa, quer seja no mundo dos negócios, quer seja na vida puramente social.

Mas para que serve o networking? Ajuda-o a construir uma sólida rede de contatos profissionais e que pode ser útil para:

             obter informações importantes,

             aprofundar relações com clientes,

             tornar mais conhecida a empresa

             potenciar uma ideia de negócio,

             aumentar a visibilidade do profissional,

             detectar oportunidades de negócio,

             desenvolver a carreira,

             vender,

             comprar,

             aprender.

Partindo do princípio de que a Teoria dos Seis Graus de Separação tem aderência com a realidade, perceba a importância que uma boa rede de contactos pode ter.

Não quero antes de terminar esta prosa lembrar que o período que se avizinha, férias, pode ser uma forma despreocupada e fácil de fortalecer a sua rede.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #7- Comunique as novidades da sua Empresa / ou do Mercado

Comunique aos seus Clientes - JPM Consultores

Quem melhor do que nós, empresa, para comunicar o que há de novo? Ninguém. Se tem um serviço novo, comunique aos seus Clientes. Se há uma alteração na legislação, comunique aos seus Clientes. Se fecha para férias, comunique aos seus Clientes. 

Não deixe que eles saibam das “novidades” por terceiros. Pode fazer com que eles se sintam esquecidos

 Há várias maneiras de comunicar estas alterações: um telefonema, um email, uma newsletter, uma visita,… essa comunicação pode até ser redundante, mas faça-a. 

Tenha em conta que os Clientes já fazem parte da sua família, logo, merecem um tratamento especial. 

Mas estas novidades devem, em primeira mão, ser comunicadas aos seus Colaboradores.

Quase me atrevo a dizer: se pode transmitir algo ao seu Cliente que pense que seja importante para ele, invista o seu tempo essa tarefa.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

PEDIDO DE AUXÍLIO NO PT2020, O QUE É?

PEDIDO DE AUXÍLIO NO PT2020, O QUE É? A abertura de Pedidos de Auxílio consiste num mecanismo que permite às empresas pré-sinalizar, junto das Autoridades de Gestão do Portugal 2020, o início dos seus projetos de Investimento Produtivo e Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, apesar do Aviso de Candidaturas para o efeito não se encontrar ainda aberto.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #6 - Demonstre interesse pelo Cliente

JPM - Demonstre interesse pelo Cliente
Por muito que possa custar admitir, há milhares de empresas que podem prestar um serviço, grosso modo, semelhante ao seu. Lembro-me sempre de andar pela rua dos restaurantes na Feira Popular e a escolha recaia sobre aquele que nos oferecia qualquer coisa. Era o melhor, era o pior? Não sei…aqui era uma escolha puramente económica. Mas agora pergunto, sabe dizer o que o seu Cliente valoriza, quais são as suas dores e o que não pode mesmo acontecer? Há uma técnica infalível e gratuita: fale com ele e escute-o. O resultado pode ser a apresentação de uma proposta em que ele não possa dizer NÃO e que não procure, pelos tempos mais próximos, um outro fornecedor

sábado, 9 de julho de 2022

Um café com carica

Mini
"Maria, dá-me aí uma bica com carica!", como se pede uma mini em Marvão às 10 da manhã. Os alentejanos são sábios. Cultura popular no seu melhor.

DICAS DE GESTÃO #5 - SERVIÇO PÓS-VENDA

Serviço Pós-Venda - JPM Consultores
Pós-venda consiste em toda interação resultante entre Cliente e Vendedor depois que uma venda é realizada e, em princípio, paga. Para ter os seus Clientes satisfeitos com o seu serviço ou produto é essencial que o pós-venda exista e que seja de qualidade. A ideia é fazer com que o seu Cliente tenha uma experiência única, se necessário, com o seu serviço após a compra. Com o pós-venda é possível avaliar se o seu Cliente usufrui de todas as funcionalidades do seu produto ou serviços, sobretudo em que há um valor agregado significativo. Caso não esteja, ajude-o. O pós-venda é muito mais do que o mero apagar de fogos, se for bem estruturado, é uma ferramenta muito eficaz para que se efectue uma nova venda, para que se faça upgrade…para que se entre em novos segmentos ou mercados. Um bom meio de se fazer um serviço de pós-venda de qualidade é fazer um follow-up da venda.