sábado, 8 de dezembro de 2012

As palavras que realmente devem contar para 2013

As palavras que realmente devem contar para 2013

                            "A confiança é um acto de fé e dispensa raciocínio", C. Drummond de Andrade

Keywords: 2013, Gestão, Portugal, Atitude

A Porto Editora anunciou recentemente as 10 palavras que se candidatam à palavra do ano de 2012.  Eles revelam o que se passou neste ano. As nossas preocupações, os nossos problemas. Mas deviam não só mostrar o referido, como também as nossas ambições, desejos de crescimento e de lazer. 

10 palavras que pautaram parte da nossa vida em 2012 são: Bosão (de Higgs), Cortes (financeiros), Democracia, Desemprego, Entroikado (e todas as variantes), Impostos, Manifestação, Refundar (cara aos ministros e ao nosso primeiro), Solidariedade e TSU.  Estas 10 são das mais usadas.  Algumas reaparecidas  no nosso léxico.

Quero / queremos deixar algumas delas para trás. Infelizmente, parece que algumas  querem pegar de estaca.

Não quero também deixar de referir que às palavras referidas acima, faltam algumas,  que penso serem também interessantes e reveladoras na nossa realidade actual: Relvas (o ministro), RTP, Coelho (o primeiro ministro), Universidade Lusófona e Empreender.

Podia juntar os nomes próprios de mais alguns políticos de mão§ cheia§ ...do presente e do passado (e que não sejam do futuro).

Proponho algumas palavras e atitudes para uso e abuso em 2013. Que elas, entre outras,  façam parte do nosso léxico e da nossa atitude.

Trabalho,
Fazer,
Esclarecer,
Competência
Saúde,
Respeito,
Democracia,
Somar,
Praia, sol, mar  e montanha
Nosso,
Nós,
Pedir Factura,
Optimismo.

Estas 13 ideais são parte da haste da nossa bandeira.
Se conseguimos usar e aplicar as palavras acima,  e muitas outras que nos tragam optimismo e que nos levem a trabalhar melhor, não tenho dúvidas que vamos destroikar.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.

Sem comentários: