Na nossa actividade profissional e
pessoal há Erros (Comuns) que vamos,
uma vez por outra (ou com mais regularidade), praticando.
- Não escutar cuidadosamente o outro.
- Fazer só perguntas fechadas ou abertas.
- "Ajudar" o Cliente, respondendo as suas próprias perguntas.
- Fazer perguntas vagas, ambíguas ou desinteressantes.
- Não perceber as respostas e explorar as mesmas.
- Não perceber que já temos as respostas que queremos e ocupar o Cliente.
- Não faça perguntas íntimas, sobre religião, política, sexo.
- Sobretudo, não faça perguntas que não gostava que lhe fizessem a sí.
Tenha em mente que, do ponto de vista do vendedor, perguntar com qualidade demonstra interesse genuíno pelo Cliente, cria sintonia, estabelece uma relação de confiança, vislumbra oportunidades, e assim, conhece as necessidades, desejos e motivações do Cliente.
Lembre-se, o facto de perguntar é porque quer aprender. Lembra-se dos
tempos em que era criança e que perguntava tudo? Acho que sim. Mas talvez já
não faça tantas perguntas.
Espicace a sua curiosidade!!!
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