segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

FANS / FÃ


FANS /FÃ
 

Satisfazer o Cliente é obrigação. A diferença faz-se em o manter encantado. (eu e a web)

“O Dicionário Baseball Dickson cita a obra de William Henry Nugent afirmando que foi usado um termo (em Inglaterra)  referindo-se aos fãs de um hobby específico ou desporto do início do século 18 para o 19, especialmente para os seguidores de boxe.  De acordo com essa teoria, ele foi originalmente encurtado para fance e usado  para os fãs homônimos. Merriam-Webster, o dicionário Oxford e outras fontes, definem  como uma versão abreviada da palavra fanático. A palavra passou a tornar-se popular junto e referenciando os entusiastas de beisebol. Ele próprio Fanatic, introduzido em Inglês por volta de 1550, significa "marcado pelo entusiasmo excessivo e muitas vezes intensa devoção acrítica".

 Ela, Fanatic,  vem do Fanaticus Modern latim, que significa "insanamente mas divinamente inspirada". A palavra originalmente pertencia a um templo ou lugar sagrado [Fanum Latina, fane Inglês poética] o sentido moderno de datas "extremamente zelosos" de volta de 1647;. o uso de fanático como um substantivo datas de 1650.) No entanto, o termo "fantasia" para um gosto intenso de algo, apesar de serem de uma etimologia diferente, coincidentemente carrega uma menos intensa, mas um pouco semelhante conotação de "fanático". A palavra surgiu como um americanismo volta de 1889.”, retirado da Wikipedia

Diz-se que as medias socias, nomeadamente, o FaceBook, criam Fans. Na verdade, o que acontece, é que as Medias Sociais são “espaços” onde os Fans comunicam, onde se conhecem, onde trocam impressões, onde criam comunidades.

Ser Fans não representa, necessariamente, ter posse do Produto. Veja-se o exemplo da Ferrari…

No entanto os Fans são defensores da marca, muitas vezes em chats, eles quase se substituem aos titulares na defesa das mesmas, na resposta a dúvidas…ou outras questões.

Resumindo, as marcas necessitam de Fans por duas razões:

o   para a sua defesa

o   para o seu crescimento

 

Acrescento ainda:
 
o   Porque os Fans expressam assim a sua paixão pelas marcas em causa

o   Ajudam a que se criem redes de Fans

o   Fans ajudam a criar novos benefícios, a manter os antigos, a ajustar às novas realidades

o   Protegem a marca

o   Vigiam a Marca

  

Muito de escreve sobre a importância de ter Fans nas várias medias sociais. Na verdade, muitos Fans, não representa necessariamente sucesso, lucro.  O mesmo que se passa ao contrário, poucos Fans, não quer dizer que a empresa seja um falhanço.  Todavia, parece-me que mais vale tê-los que não os ter. As empresas que o possuem sempre podem tentar materializar esse estado de “Fans” numa vantagem para a Empresa. Pelo menos identifica-os.


Para ler um pouco sobre o estágio anterior, o de subscritor, leia…

 
 

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa @joaobeasii

Sem comentários: