Os chamados Review Sites como o Trip Adviser ou a Amazon, apesar de estarem
fora da alçada das empresas, são um excelente meio para, nestes dois
exemplos, promoverem Restaurantes, Livros, Cd´s., etc.. Mostra o quão
importante é a presença na Blogosfera do seu produto, do seu serviço ou de
você mesmo. Se é frequentador da Amazon, já deve ter reparado que, volta e
meia, este site faz-lhe sugestões.
Os comentários no Trip Adviser e de outros veículos de comunicação podem
perdurar anos, aliás, perduram anos e são uma fonte inquestionável de
informação. E, como tudo, informação boa e má.
Acho estranho que restaurantes e outros serviços de hotelaria (e muitos
outros), onde o contacto com o público é permanente e presente, não
procurem incentivar os seus Clientes, nomeadamente, os regulares a colocarem
testemunho das suas experiências.
Tenhamos em conta que muitas das nossas decisões são hoje feitas com base
nas consultas que fazemos na Blogosfera. Veja, por exemplo, o www.pipl.com e
descubra o por onde anda o seu nome e o nome dos seus homónimos.
Numa altura em que a informação e os dados proliferam cada vez mais, é
importante ir deixando boas pegadas digitais e acreditar que este meio, não
sendo o único veículo de promoção, é importante que lá esteja.