Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sexta-feira, 15 de março de 2013
Tweet - ABC (retirado dos Resultados Digitais)
Tweet – Publicação (post) com limite de 140 caracteres.
Seguir- É assinar os tweets de um usuário. Tudo o que essa pessoa postar vai aparecer pra você.
Seguidores –Usuários que recebem o conteúdo (assinam) de determinado perfil.
@- Símbolo usado antes do nome do usuário. Utilizar o @nomedousuario no meio de um Tweet é fazer
menção a alguém.
Replies – Resposta a algum tweet. Quando a menção é feita no início do Tweet, funciona como resposta.
Neste caso, os seguidores em comum entre você e o mencionado também vão ler o conteúdo.
Retweets (RT) – É passar adiante alguma mensagem que o usuário achou interessante e compartilhou
com seus seguidores.
Direct Message (DM) – Mensagem direta (privada). Apenas o destinatário é capaz de ler e só é possível
enviar esse tipo de mensagem para quem te segue.
Timeline – É a linha do tempo onde aparecem, em tempo real, os tweets publicados pelos usuários que
você segue.
Hashtag (#) –O símbolo # serve para indicar o assunto sobre o qual o usuário está falando.
Trends (trending topics) – São os tópicos mais comentados. As hashtags mais populares aparecem nesteespaço, que fica no lado inferior esquerdo na página inicial do Twitter (depois que o usuário está logado).
Divulgar o que é útil, não faz mal
quinta-feira, 14 de março de 2013
Network - Dica #4 - Escreva e não fuja
Os eventos de networking não acabam com o último discurso. Se
vai para casa mal eles acabam, vai perder alguma coisa.
Anote o que achou importante no evento; escreva o nome das
pessoas que falaram. Este (bom) hábito pode ajuda-o nos próximos eventos e a
fazer ligações com outros eventos e outras pessoas.
Ajuda-o a fazer conversa em outros eventos e passará por um
profissional que está atento.
O final é sempre o que dá mais gozo.
Jornais - talvez o que não deva ser feito
Jornais - talvez o que não deva ser feito
Costumo comprar regularmente o jornal em papel.
Um dia destes apanhei um artigo que interessava a um amigo
que vive na Finlândia. Como não o encontrei na www, resolvo pedi-lo à fonte.
Digo o que quero e
porquê. Passo um email para um dos directores e para o email do jornal. Passou
uma semana e nada de resposta.
Tive que scanear quatro ou cinco páginas. Resultado: quem
recebeu os pdfs, quase não vai perceber qual a fonte. Não vai sequer promover o
bom artigo que o dito jornal tinha feito. Vai ler que ler em método puzzle.
Claro que eles, jornais, não têm de satisfazer todos os pedidos. Mas
penso que devem dar resposta a todos eles.
Depois queixam-se que perdem leitores.
Recentemente apanhei uma notícia de uma empresa com a qual
espero vir a colaborar. Era quase do tamanho de um A3.
Pego no link da notícia e mando para o
CEO dessa empresa. Qual o meu espanto quando recebo a resposta dele: “Não sabia
nada”.
Já não é a primeira vez que recebo esta resposta.
Parece que esta media não se sabe promover.
quarta-feira, 13 de março de 2013
Networking - Dica #3 Histórias
Dica # 3 - Conte histórias
Contar histórias é sempre uma maneira mais fácil de entreter
as pessoas. Nós contamos histórias e repassamo-las. O mesmo já não acontece com
definições.
Quando alguém pergunta: "O que você faz?” Caso tenha
tempo, não faça uma apresentação do estilo “elevator talk “ sobre sua empresa
e carreira.
Mencione algum
projecto profissional ou pessoal. Romanceie o facto, mostre paixão no mesmo.
Demonstre que está envolvido
Estes detalhes ajudam a aliviar a tensão de eventos bons,
mas imprevistos.
terça-feira, 12 de março de 2013
Networking - Dica #2 Cartões de visita
Dica #2 - Cartões de visita
Apesar de alguns, muitos, acharem o cartão de visita
antiquado, desajustado, etc, ele não deve ser esquecido. Quer para os eventos
(de networking), quer para andar consigo, sempre, ele tem uma utilidade enorme.
O cartão serve para, quando encontramos alguém e lhe colocoamos o nosso cartão, ele saber quem
somos.
A famosa frase “os
meus cartões acabaram” deve ser evitada.
Não use o seu cartão como um flayer. Não o distribuía, a torto e a direito, sem
nem conversar com as pessoas. O objetivo é fazer com ele associações e ajudar
que as pessoas que o recebem, tenham mais alguma coisa para se recordarem de
si.
segunda-feira, 11 de março de 2013
Dicas - Network
Dica #1 Valor da rede
Tenha em mente que uma rede para ser verdadeira, válida e autêntica,
tem que ser construída com confiança e os relacionamentos estabelecidos passam,
primeiro, como você pode ajudar os outros, antes de ser ajudado por eles.
Uma das práticas mais poderosas das redes é fornecer valor
imediato para nova conexão ou para o contacto que você reencontra.
Se, por exemplo, você conhece alguém na sua rede que pode
ajudar este contacto, e se ele estiver no evento, apresente-os.
O network ou rede de contactos sempre foi uma actividade que existiu!
A rede networking é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem
parte deste círculo de contatos trocam informações, influência e aprendizado
profissional e ajudam-se em muitas situações: indicação para um novo emprego,
apresentação de um possível parceiro ou a realização de um negócio .
Mas, cada vez mais nos dias de hoje, ele é uma ferramenta essencial. As
redes de negócios tornam-se mais eficazes com esta prática. Interligando
indivíduos que, através da confiança e construção de relacionamentos sólidos,
vão construindo ideias, desenvolvendo projectos, falando de si a outros.
Há estatísticas que indicam que cerca de 70% de contratações e de novos
negócios nascem em eventos de networking. Verdade, mentira? Que acontecem,
acontecem …
Construir uma rede de relacionamentos é uma actividade tão
importante que já existem agências de networking e eventos unicamente
efectuados com esse propósito.
Existe, nos dias de hoje, uma figura que se chama Nexialistas . Esta
une pessoas que se podem complementar ou reforçar.
Proponho-me a compilar algumas Dicas. A ver quantas arranjo.
Dica#0 - A conversa é como as cerejas
Antes de participar em eventos, tente saber quem vai estar e
imaginar quem poderá comparecer. No primeiro caso há várias fontes onde
procurar informação: LinkedIN, FaceBook e outras medias.
Assim pode estar mais preparado para as conversas que quer
ter e procurar quem quer encontrar ou conhecer.
Mesmo para as pessoas que já estão na sua rede, não assuma
que já sabe o que eles estão a fazer e que eles sabem o que você está a
desenvolver. Quem sabe se desta troca de informações pode nascer uma
oportunidade.
Mas se assim não for, dê tempo ao tempo.
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