quinta-feira, 16 de maio de 2013

Quotes #2 - Marketing and sales


"If you want to understand how a lion hunts don’t go to the zoo. Go to the jungle."

Jim Stengel CMO of P&G

Bem verdade.

Faz-me lembrar um dos meus antigos directores. Nunca quis saber como era o mundo lá fora. Subia sempre as escadas ofegante...mas já as descia a correr.

Falar com os Clientes, observá-los, ver e visitar a concorrência, estudar as lojas da vizinhança, mesmo que o negócio não seja o mesmo, é um excelente aprendizado.  E é gratuito.



http://jpmarques.blogspot.pt/2011/09/vagabundeie-o-dinheiro-anda-na-rua.html



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Quotes # 1 - Marketing and sales

Proposta de valor
Try not to become a man of success but rather a man of value

Albert Einstein

O sucesso pode ser efémero. É muitas vezes. Os 15 minutos de fama que o Andy Warhol falava é uma realidade para muitos. Não falo do que sucede após esses 15 minutos. Muitas vezes o tombo é imenso e irrecuperável. É um pouco como estar no Big Brother...

Mas se a sua proposta de valor for realmente válida e apreciada, pode capitalizar-se mesmo quando os tempos andam apertados.

PS: Nem sempre a sua proposta de valor, mesmo que pense que é imbatível, resulta para o seu Cliente.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64
Http://www.linkedin.com/in/joaopmarqueshttp://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

terça-feira, 7 de maio de 2013

Media Social - #4 Dica - O cocktail correcto


4) O cocktail correcto

Não se escolha apenas uma media social. Há muitas e muitas.

Nas que escolher, não tenha sempre e somente o mesmo comportamento. Interaja, partilhe e faça forwards.

Assim capitalizará todo o seu esforço e empenho nas medias socias. Os seus seguidores não têm todos o mesmo comportamento.

Há quem tenha cunhado este termo EIR - Engage, Inform e Retweet.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Media social - Dicas - #3 Rotinas



3) Rotinas
 
 As medias socias podem ser vistas ou desenvolvidas como rotinas. Como beber um copo de água ao acordar ou ao deitar. É  o que eu faço.
 
Eu incorporo algumas das minhas rotinas com medias sociais.  Consigo tomar o pequeno almoço a ver o facebook ou a responder a mensagens do linkedIn. Idem a ver a TV.
 
Para não ficar viciado nestas medias, é bom que estabeleça regras, que use rotinas. Não querendo dizer que sou multitarefa mas, em alguns casos, podemos conciliar algumas actividades.

O facto de todos sermos cada vez mais “mobiles”, permite-nos ter os nossos tempos mortos para fazermos algo de diferente, de repousante ou partilhar algo com os nossos amigos ou com a blogosfera.  

domingo, 28 de abril de 2013

Turismo

Turismo


Dizia-se lá pelos anos que os romanos andavam pela península ibérica (e às turras com os gauleses): “ as terras portuguesas, talvez pelo clima ameno, eram super atraentes, sendo escolhidas para local de residência de militares reformados das legiões romanas. (de Sagres, a grande revolução estratégica).”

Parece que ainda não dos demos conta disto…ou não sabemos comunicar este dado.

Um serviço de qualidade ímpar é, sem dúvida, algo em que todos devemos apostar. 

Este consegue-se com formação, formação e formação. Não é em apostar em preços cada vez mais baixos, mais baixos e mais baixos. 

Lisboa tem múltiplos atractivos. Este, o eléctrico, é um deles. Vamos ter que ensinar o que é uma SWOT e Factor Crítico de Sucesso a quem anda a querer decidir e, infelizmente, decide por nós. 

Diz a obra citada acima relativamente aos Visigodos: "..apesar de 3 séculos na península, os seus vestígios são escassos. Porque eram poucos e a sua cultura era inferior à que a população local possuía". 

Media Social - Dicas #2


 
3) Saber qual a media em que é bom.

Descubra a rede em que é bom; veja também aquela que gosta mais. Muitas vezes são coincidentes. Identifique a que lhe pode ser mais útil.

Identificados estes três aspectos, programe as suas actividades de tal forma que se concentre, digamos, mais de 50% numa.

Há quem goste do Facebook; outros do Twitter.

Eu uso o Facebook e o LinkedIN. Consigo retirar benefícios profissionais em ambas; também consigo ter uma parte lúdica nas duas. Cruzo alguma informação com o Twitter. Por vezes publico uma foto no Pinterest. Tento ter uma actividade regular no meu blog, o que nem sempre é possível. Uma boa forma de activar este é publicar bons artigos de alguns gurus ou fazer dicas (como esta) Uso muito pouco o Google +.

Mas tenha presenta, a media social é apenas uma parte da vida. Igualmente, você não consegue ter um envolvimento com todas e, muito menos, ser bom em todas. É um pouco como ir ao ginásio: ir uma vez por semana não faz de si um atleta.

 
 

sábado, 27 de abril de 2013

Experiência estratégica de Sagres - Uma lição para o presente


Experiência estratégica de Sagres

Comecei a ler “Sagres – A Grande Revolução Estratégica” (de Luíz Fernando da Silva Pinto).  Não quero parecer um Velho do Restelo. Porque também não o sou!!!



Não resisto, no entanto, a copiar 4 bullets que retiro da obra.

Diz o autor relativamente à Escola de sagres: “pode-se confirmar quão competente foi Portugal, na exacta percepção de Drucker quase seis séculos depois:

v  Existia uma clientela de suma importância, que era o próprio povo português;

v  Portugal provocou desempenho, procurou resultados num ambiente de espectacular imprevisibilidade, capacitando toda uma nação para a concretização dos seus objectivos;

v  Portugal repensou, redefiniu e desenhou instrumentos estratégicos para a captura de “oportunidades”;

v  Procurou sempre orientar a sua organização para a captação dos resultados desejados, evitando desvios e desperdício de recursos.

Sagres, ao enquadrar-se nesse contexto, é absolutamente actual – não resta a menos dúvida.

 

Sagres, portanto, é bem mais do que uma narrativa histórica.

É uma bússola estratégica.

 

 

Olhamos à nossa volta, tentamos entender as medidas tácticas e estratégicas implementadas ou propostas, ouvimos e analisamos alguns discursos e decisões que alguns (muitos governantes o políticos) tomam ou propõem, olhamos para os stakeholders da nossa sociedade e tentamos perceber o que eles advogam. A este panorama, pensamos que nos podemos apoiar na justiça…e ficamos confusos e assustados com tamanha pequenez de muitos que por aqui andam.

Se pensarmos que a geração que nos governa tem mais uma década ou duas de validade, com os resultados que todos estamos a sofr(v)er. E que são estes que educaram as gerações que nos virão governar, temo que a Troika andará por cá umas boas décadas.