Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
quinta-feira, 15 de maio de 2014
Dicas SmartSharing - #32
57% of the buying process is done before sales contact. Use social selling techniques to connect with
your customers before they walk in the door.
@GerryMoran
Source: CEB
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Tips SmartSharing - Histórias / Stories
63% remember stories while only 5% remember statistics. What's your
Nós, no SmartSharing, ajudamos os nossos Clientes a contarem a sua história aos seus Clientes
Where the money is (estude o seu negócio)
“Governing
a large country is like frying a small fish. You spoil it with too much
poking.” (Tao Te Ching)
Keywords: Vendas, Matriz BCG, Clientes, Boas Práticas,
As empresas, muitas vezes, só têm foco na rentabilidade. Não
se preocupam de onde exactamente o lucro é proveniente.
Uma análise à lupa do lucro e das vendas globais, por segmento, por região e por produto…um
pouco das técnicas de contabilidade analítica na análise, vai ajudá-lo a
entender o negócio, a fazer com que tome melhores e mais rápidas decisões.
Decisões que podem passar por lançar ou descontinuar produtos, de decidir onde
investir ou desinvestir recursos, de
efectuar cortes em alguns custos ou
realocar recursos em determinados sectores.
Matriz BCG |
Uma boa ferramenta para esta análise é a utilização da Matriz BCG. Temos as Cashcows, Stars, Dogs e Questions Marks (estranhos
os nomes, por isso, fáceis de lembrar).
Tente arranjar correspondências entre estas 4 categorias e os seus produtos.
Lembre-se também que nada é eterno e imutável. Por isso, não dê justificações
emocionais para manter um produto ou lançá-lo em determinado mercado…pode ser o
seu fim.
As pequenas empresas ou empresas mono produto podem não
necessitam de fazer elaboradas análises.
Elas possuem contacto integral e próximo
com todos os processos, podem assim obter resultados interessantes para
melhorar todos os seus indicadores. Se a sua empresa tem vários produtos,
lotei-os em categorias. Fica assim com a
aferição de resultados e identificação de problemas facilitada.
Não deixe de ir para rua vender. Acompanhe os seus vendedores, frequente a concorrência.saia da cadeira.
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@joaodavespa @joaobeasii
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
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terça-feira, 13 de maio de 2014
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Nunca ignore os Clientes que gastam mais - Acredite no Princípio de Pareto
Nunca ignore
os Clientes que gastam mais - Acredite no Princípio de Pareto
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@joaodavespa @joaobeasii
“Estamos
sempre a pagar para conhecer as Pessoas, os Clientes.”
Keywords: Cross-selling, Upselling, Vendas,
Pareto, Clientes, Vendedores
Muitos
gestores são cépticos quanto ao potencial de crescimento de alguns dos seus
consumidores. Cépticos relativamente aos
que gastam quase nada e cépticos aos que já compram tudo ou quase. Neste último
caso assumem que eles já não podem ser persuadidos a gastar nem mais um euro –
mesmo não sendo sensíveis aos preços e, por conseguinte, a alguma promoção que
possa ser feita.
Oliveira da Figueira |
Um modo de
tentar superar esta barreira – já não conseguir vender à Senhora X ou ao Senhor Y- passa pelos
negócios implementarem e desenvolverem as suas capacidades analíticas. Falo de
melhor e melhor atendimento, de cross-seling e up-selling,
Social Selling, de identificar e conhecer melhor o Cliente. Claro que já não acredito nas técnicas do
famigerado Sr Oliveira da Figueira (viajei ao meu mundo do Tintim). Mas acredito
que, como ele, nos temos que ajustar e adaptar ao Cliente.
Ao ter a
estratégia de conhecer melhor e melhor o seu Cliente pode vir a descobrir várias
oportunidades neles e, simultaneamente,
modificar, aumentar ou acrescentar o seu Mix de Produtos. Este público é aquele que lhe deve ser mais fiel.
Pode até ser uma fonte barata de inovação, porque sugerem novos serviços o
produtos, porque podem fazer parte do seu focus
group, porque são aqueles que lhe dizem o que se passa na concorrência, porque
são os que se queixam sem se queixarem (às vezes).
Em regra são
de fácil acesso e querem, em princípio, ajudar a marca que amam, a marca que
compram. Quandos dos applelistas não
gostariam de ser convocados para ajudar no lançamento do novo produto da marca?
Apostar
em Clientes que já o foram ou fazer new
business, é uma estratégia bem mais
cara, mais demorada e sem resultados garantidos. Aliás, nada,
nos tempos presentes, tem resultados garantidos (veja-se a Nokia, a
Kodak, os cassetes VHS, o Orkut, o Dbase III… entre serviços e produtos). Mas,
não deve de deixar de ser feita!!!!
Deixo
uma dica, tão esquecida nos dias de hoje, e custa bola para implementar.
Saber os nomes dos Clientes, dos
Fornecedores e dos actores do seu ecosistema – Todos nós temos um nome (e um
apelido)!!! E como as pessoas se esquecem disso. Em caso de dúvida de como se
escreve, peça para repetir. Um registo mal feito pode vir a impedir futuros
contactos por email. Saber quem entra na Empresa e quem sai, quem mudou de
posição ou posto é também uma das razões
pelas quais temos que ter sempre os Clientes na nossa mira.
PS: O tema já foi abordado neste blog. Acredito que há sempre algo para fazer com os seus Clientes, Fornecedores ou actores do seu ecossistema de negócios...mas há várias Empresas (e empresários) que se esquecem das boas práticas, que não as implementam, ou que as fazem mal...já para não falar nos mal-educados.
João Paulo Marques
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