sábado, 4 de abril de 2015

Tips for life - #91

Nail the basics first, detail the details later. — Chris Anderson

Entrar a matar, pode não funcionar.
Escolher um modo complexo e exaustivo de fazer uma primeira abordagem, pode não se adequar ao seu primeiro interlocutor.

Complicar em vez de facilitar, nunca é o caminho.

domingo, 22 de março de 2015

Tips for life - #89


Clients have no trouble paying $5,800 for an hour in a Gulfstream corporate jet or $425 for a month of parking. But God forbid they spend $3 per on a glossy annual report. — Bill Cahan


 

Há acções de marketing, comerciais e outra que custam pouco, muito pouco ou nada.  Uma acção dispendiosa tem, em princípio, mais e melhores resultados. Mas, uma acção gratuita como um evento de networking, uma palestra dada, a entrega de carões de negócio ou um blog …não custa nada (ou quase), pelo menos financeiramente, e os resultados podem ser FABULOSOS.

Para mais alguma info: http://jpmarques.blogspot.pt/2012/10/actividades-low-cost-texto-pela-ordem.html

Quem conta uma história, acrescenta um ponto (ou o Efeito Manuel Pinho)


Quem conta uma história, acrescenta um ponto (ou o Efeito Manuel Pinho)
 
 Ouvir jornalista a efectuar resumos do que os entrevistados dizem, é sempre muito interessante.






No mundo dos negócios, pelo menos,  quando alguém resume o discurso dos outros, duas conclusões podem-se retirar:
- quem falou não sabe explicar,
- quem ouviu não percebe nada de nada,
- acrescento uma terceira. Quem relata nada está lá a fazer.


Hoje, dia 22 de Março, na RTP, oiço o Jornal da Tarde. Falavam sobre a UBI e da capacidade de esta universidade de referência do interior do pais captar estudantes estrangeiros.

Diz o jornalista: A UBI pretende recrutar estudantes chineses que não entram nas universidades da China.

Diz o representante da UBI: Pretendemos cativar estudantes estrangeiros, nomeadamente os das famílias chineses que estão a implementar-se em Portugal. 

A mesma notícia, duas leituras diferentes. Uma delas muito pouca abonatória para a UBI.

Não sei quem está a contar mal a “história”. Sei  apenas se uma delas for verdadeira, caímos no Efeito Manuel Pinho, o que não é nada bom!!!

 
 

 

quarta-feira, 11 de março de 2015

Fui promovido. E agora????


FUI PROMOVIDO. E AGORA?

Trust yourself. Tomorrow (or even today) starts with you!!!

Quando  é promovido, em regra, tem os holofotes sobre si. A curiosidade vem dos seus  superiores, dos que o promoveram e daquelas que não o fizeram. Mas também dos seus pares, dos seus antigos pares e de muito e inesperado lado.  Falo em curiosidade. Mas pode não ser só isso….

Quando é promovido é natural que lhe peçam um plano de evolução e de acção. Digamos, para os próximos 60 dias.

Pense em todos os cenários macro (valoriza o euro, cai o governo, o petróleo sobe, escândalos  políticos, financeiros, passionais ,etc.),   em  perguntas que de use a técnica  “What… IF “, imagine conversas com todo o tipo de interlocutores (muitas vezes as respostas que quer,  vêm de quem menos espera). Cos estes planos consegue gizar respostas ponderadas e completas,  consegue descrever um quadro com a situação actual  e colocar-se  nesse ambiente-

Diga como vai trabalhar com a sua equipa. Diga também como eles vão trabalhar consigo. Insira o seu departamento na orgânica da Empresa. Afinal, você deve fazer parte dela…não é um Bad Bank….

Defina desafios, é para isso que foi contratado. Mas como a sua empresa não está sozinha no mercado, transmita o que poderá ser a visão que os Não Clientes, Concorrentes e, já agora, que os Clientes possuem da sua Empresa.

Respostas evasivas, inclusivas ou de Yes Man não devem garantir que a sua promoção se mantenha. Se se mantiver, talvez a sua empresa não tenha um futuro promissor. ..

No final do período que foi estipulado ou que você estipulou, faça o balanço do que se fez, do que se mudou, do que está a ser mudado, do que não consegue mudar, do que não quer mudar.

Diga que você existe. Diga que está para a mudança.

Afinal, o mundo não pára…não pare você também.

 

João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.


http://jpmarques.blogspot.com

@joaodavespa @joaobeasii

 

quinta-feira, 5 de março de 2015

Tips for life - #88


A vida é curta


Nenhum de nós está garantido para o amanhã. Facto.

Quando alguém que nos é próximo ou não morre inesperadamente, fazemos quase como um balanço da nossa própria vida:

·         o que é realmente importante,

·         como gastamos nosso tempo,

·         com quem lidamos,

·         como lidamos com as outras pessoas.
 
A perda é uma lembrança dura, cru da fragilidade da vida. Mas não deveria ser. Ou melhor, deve funcionar como um aviso para que  cada manhã, ao acordar, o dia que por ai vem deve ser encarado como um presente, um desafio, uma oportunidade de fazer novas coisas,  de aprender, de estar com os seus, de estar consigo mesmo…

Afinal de contas, um grande dia começa com uma grande mentalidade!!!

quarta-feira, 4 de março de 2015

Tips for Life - #87


Sistematizar, Automatizar, Delegar e Subcontratar  (ou o esquecimento  Passos Coelho ou um novo Princípio de Peter)

Muitos empreendedores, gestores, empresários perdem a sua paixão e entusiasmo pelo seu trabalho ou projecto porque estão de tal maneira  sobrecarregados com trabalhos desnecessários. Fazem tudo e mais alguma coisa  em vez de se dedicarem ao seu negócio e às suas funções.

Não sou contra a que tenhamos que fazer várias e muitas tarefas. Mas acredito no Princípio de Peter, não do Princípio de Pedro Passos Coelho.

É com o trabalho diário que desenvolvem Projectos. É com este trabalho que os negócios crescem.

Coloque sistemas para automatizar e terceirizar em  tudo o que  pode. Mantém-se assim focado no que pode ser realmente importante, os desafios diários que a gestão coloca e encerra.

Naturalmente, convém desligar-se dessas operações, mas não as esqueça