segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tips for life - # 93


Stimulated by rejection — Bob Gill 
 
Os Velhos do Restelo fazem parte do nosso DNA passado e presente.  Penso também que no futuro continuaremos por ai estes fabulosos optimistas.

Existem também outros que usam apenas o não. Não para tudo, não para mais alguma coisa.
Muitas vezes o modo como formulam as perguntas, como respondem, como pedem algo...leva-nos quase a responder do modo como eles querem, com um NÂO
Ex:  - Não queres fazer aquilo, pois não? Em vez do "Queres fazer aquilo?
Ou um modo inteligente de pedir: Não quererás abrir a janela?
Viajando um pouco, assento aqui e  na lembrança dos 4 velhos corsos, vestidos de negro, dizendo mal de tudo

Para não me alongar muito, deixo-vos estas frases assassinas: http://jpmarques.blogspot.pt/2012/09/frases-assassinas-o-meu-primeiro-texto.html

domingo, 5 de abril de 2015

Tips for life - #92


Your opinion won’t matter. It’s important that you prove your point with numbers. — Samantha LeVan


Os projectos começam no umbigo. O que nos leva a eles é uma paixão, um feeling, uma oportunidade…

Quando o projecto começa a crescer, vários inputs aparecem, experiências são adquiridas, outras oportunidades aparecem…por isso, a continuação do seu projecto inicial pode não fazer sentido.
 
Pelo menos como ele foi pensado no início. Nessa altura a frieza dos números dita o destino!!! 

sábado, 4 de abril de 2015

Tips for life - #91

Nail the basics first, detail the details later. — Chris Anderson

Entrar a matar, pode não funcionar.
Escolher um modo complexo e exaustivo de fazer uma primeira abordagem, pode não se adequar ao seu primeiro interlocutor.

Complicar em vez de facilitar, nunca é o caminho.

domingo, 22 de março de 2015

Tips for life - #89


Clients have no trouble paying $5,800 for an hour in a Gulfstream corporate jet or $425 for a month of parking. But God forbid they spend $3 per on a glossy annual report. — Bill Cahan


 

Há acções de marketing, comerciais e outra que custam pouco, muito pouco ou nada.  Uma acção dispendiosa tem, em princípio, mais e melhores resultados. Mas, uma acção gratuita como um evento de networking, uma palestra dada, a entrega de carões de negócio ou um blog …não custa nada (ou quase), pelo menos financeiramente, e os resultados podem ser FABULOSOS.

Para mais alguma info: http://jpmarques.blogspot.pt/2012/10/actividades-low-cost-texto-pela-ordem.html

Quem conta uma história, acrescenta um ponto (ou o Efeito Manuel Pinho)


Quem conta uma história, acrescenta um ponto (ou o Efeito Manuel Pinho)
 
 Ouvir jornalista a efectuar resumos do que os entrevistados dizem, é sempre muito interessante.






No mundo dos negócios, pelo menos,  quando alguém resume o discurso dos outros, duas conclusões podem-se retirar:
- quem falou não sabe explicar,
- quem ouviu não percebe nada de nada,
- acrescento uma terceira. Quem relata nada está lá a fazer.


Hoje, dia 22 de Março, na RTP, oiço o Jornal da Tarde. Falavam sobre a UBI e da capacidade de esta universidade de referência do interior do pais captar estudantes estrangeiros.

Diz o jornalista: A UBI pretende recrutar estudantes chineses que não entram nas universidades da China.

Diz o representante da UBI: Pretendemos cativar estudantes estrangeiros, nomeadamente os das famílias chineses que estão a implementar-se em Portugal. 

A mesma notícia, duas leituras diferentes. Uma delas muito pouca abonatória para a UBI.

Não sei quem está a contar mal a “história”. Sei  apenas se uma delas for verdadeira, caímos no Efeito Manuel Pinho, o que não é nada bom!!!

 
 

 

quarta-feira, 11 de março de 2015

Fui promovido. E agora????


FUI PROMOVIDO. E AGORA?

Trust yourself. Tomorrow (or even today) starts with you!!!

Quando  é promovido, em regra, tem os holofotes sobre si. A curiosidade vem dos seus  superiores, dos que o promoveram e daquelas que não o fizeram. Mas também dos seus pares, dos seus antigos pares e de muito e inesperado lado.  Falo em curiosidade. Mas pode não ser só isso….

Quando é promovido é natural que lhe peçam um plano de evolução e de acção. Digamos, para os próximos 60 dias.

Pense em todos os cenários macro (valoriza o euro, cai o governo, o petróleo sobe, escândalos  políticos, financeiros, passionais ,etc.),   em  perguntas que de use a técnica  “What… IF “, imagine conversas com todo o tipo de interlocutores (muitas vezes as respostas que quer,  vêm de quem menos espera). Cos estes planos consegue gizar respostas ponderadas e completas,  consegue descrever um quadro com a situação actual  e colocar-se  nesse ambiente-

Diga como vai trabalhar com a sua equipa. Diga também como eles vão trabalhar consigo. Insira o seu departamento na orgânica da Empresa. Afinal, você deve fazer parte dela…não é um Bad Bank….

Defina desafios, é para isso que foi contratado. Mas como a sua empresa não está sozinha no mercado, transmita o que poderá ser a visão que os Não Clientes, Concorrentes e, já agora, que os Clientes possuem da sua Empresa.

Respostas evasivas, inclusivas ou de Yes Man não devem garantir que a sua promoção se mantenha. Se se mantiver, talvez a sua empresa não tenha um futuro promissor. ..

No final do período que foi estipulado ou que você estipulou, faça o balanço do que se fez, do que se mudou, do que está a ser mudado, do que não consegue mudar, do que não quer mudar.

Diga que você existe. Diga que está para a mudança.

Afinal, o mundo não pára…não pare você também.

 

João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.


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@joaodavespa @joaobeasii