Pós-venda consiste em toda interação resultante entre Cliente e Vendedor depois que uma venda é realizada e, em princípio, paga. Para ter os seus Clientes satisfeitos com o seu serviço ou produto é essencial que o pós-venda exista e que seja de qualidade. A ideia é fazer com que o seu Cliente tenha uma experiência única, se necessário, com o seu serviço após a compra. Com o pós-venda é possível avaliar se o seu Cliente usufrui de todas as funcionalidades do seu produto ou serviços, sobretudo em que há um valor agregado significativo. Caso não esteja, ajude-o. O pós-venda é muito mais do que o mero apagar de fogos, se for bem estruturado, é uma ferramenta muito eficaz para que se efectue uma nova venda, para que se faça upgrade…para que se entre em novos segmentos ou mercados. Um bom meio de se fazer um serviço de pós-venda de qualidade é fazer um follow-up da venda.Serviço Pós-Venda - JPM Consultores
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sábado, 9 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #5 - SERVIÇO PÓS-VENDA
sexta-feira, 8 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #4 - Venda apenas o que pode oferecer
quinta-feira, 7 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #3 - Conheça os Clientes
Conheça os Clientes |
#3 – Conheça os
Clientes
Conheça os Clientes. É uma verdade absoluta. São os
Clientes que são a razão da sua Empresa, do seu trabalho.
Nos primeiros 5 meses de 2022 foram registadas mais
20% de novas empresas em relação ao mesmo período de 2021. Muitos
empreendedores têm aparecido. Mas, se o único motivo para a abertura do seu
negócio próprio é o facto de ter um chefe chato, quando abre a sua empresa você
terá inúmeros chefes…estes são os seus Clientes.
São eles que vão determinar o seu sucesso ou insucesso.
Assim, alguns conselhos que deixamos:
- deve criar
empatia com ele
- tente colocar-se na posição dele
- pense como Cliente
- fomente o feedback
- oiça as críticas
- visite a concorrência
- percorra os estabelecimentos, mesmo de negócios
diferentes, onde se vai instalar.
Vá percebendo regularmente se o seu serviço / produto
é relevante para os Clientes, se é uma mais-valia.
terça-feira, 5 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO #2 – Para você / Para ti / Para o outro
Venda aos outros, não a si |
#2 – Para você /
Para ti / Para o outro
Quando vendemos produtos, serviços, imagens, sonhos… fazemo-lo
para os outros, não para nós.
As nossas vendas são para os nossos prospects. Talvez
não seja má ideia tratarmos os Clientes, mesmo aqueles que já nos são fiéis,
com o entusiasmo e dedicação que colocamos quando temos um prospects
pela frente.
Lembre-se dos tempos em que era criança. Centrávamos
muito o nosso discurso no EU. Não use a mesma estratégia em crescido. Fale mais e mais vezes o nome do Cliente:
utilize o nome da Empresa do seu interlocutor.
Ele, o outro, vai
gostar.
domingo, 3 de julho de 2022
DICAS DE GESTÃO - #1 NOME
#1 - Nome
Parece óbvio, mas a utilização do nome numa comunicação com um
prospect faz com que ele sinta
que a mensagem é apenas para ele. Nós,
quando lemos ou ouvimos o nosso nome, prestamos mais atenção.
Tente, sempre que possível, nos emails, saber a quem dirigir
a informação que quer passar. Muitas vezes temos acesso a base de dados de
empresas e só aparece o email geral. Entre no site, no LinkedIn no Facebook,
ligue…descubra a quem quer enviar o email.
Vai ajudar nos resultados que quer alcançar.
Nota: Uma coisa que não tem nome...pode não ter nada.
sexta-feira, 17 de junho de 2022
domingo, 8 de agosto de 2021
7 + 1 Razões para abrir o seu próprio negócio
7 + 1 Razões para
ab
rir o seu próprio negócio
“Você é mais corajoso
do que pensa, mais forte do que parece e mais esperto do que acredita”
Christopher Robin (filme)
Tenha ideias...mas talvez seja bom não exagerar |
Infelizmente os últimos meses fizerem com que muitos
de nós tenham que colocar este tema em cima da mesa. A erosão do emprego, o
fecho de muitas empresas, as “novas regras” que o mercado de trabalho dita e as
razões que em seguida apresento.
Ao que acrescento a possibilidade de no seu trabalho
actual a motivação, o reconhecimento pessoal e financeiro estarem longe daquele
que espera.
Se se revê no parágrafo anterior ou no ponto 0, o
seguinte, pode estar na altura de empreender
0 – Perdeu o emprego
É uma realidade que pode estar sempre presente. Esta e
a falta de perpectivas ou segurança que o emprego actual lhe transmite
1 - Decidir o seu destino
No seu próprio negócio é você que decide. Decide o que
fazer, como fazer, com quem fazer, para quem fazer, em que formato, que nível
de risco…
É você o responsável.
O enfadonho ou o chefe memorável é você
2 - Regras e rotinas
Para além do que é referido no ponto anterior, acrescento: onde quer que queira trabalhar, pode fazê-lo. É
você o autor das suas rotinas e regras. Obviamente o mesmo se pode dizer para
aqueles que consigo trabalham
3 - Escolher os seus sócios e funcionários
Ao poder escolher os seus sócios e funcionários, você molda
a sua equipa à sua imagem e os objectivos que persegue são os mesmos que os
seus funcionários e sócios devem perseguir.
Assim as hipóteses de ter dissabores com contratações
ou mudança brusca e inesperada de objectivos é substancialmente reduzida.
4 - Aprendizado
Quando você muda de funções ou de empresa há sempre um
aprendizado que acontece.
Quando você monta um negócio esse aprendizado irá aparecer naturalmente. De
um momento para o outro terá de se desdobrar pelos vários “departamentos”. Irá consumir muito tempo para funções em que
você não está talhado ou que considera um desperdício de tempo. Aqui chega a
altura em que tem que pensar em contratar ou subcontratar.
É também uma oportunidade que tem para desenvolver projectos, aproveitar a
sua criatividade, estudar e implementar novas soluções.
5 - Criatividade
Aqui a criatividade pode passar a ter o seu nome e é complementada com a
sua equipa e sócios.
Mais uma vez, a criatividade que procura e pretende implementar são uma
fonte excelente de aprendizado. Para si e para aqueles que tem consigo.
6 – Criação de riqueza
Uma Empresa, por mais pequena que seja, é sempre um contributo para a sociedade.
Gera riqueza, dá emprego directo e / ou indirecto. Pelo facto de criar algo
novo, a sua Empresa, é possível que esteja a criar algo diferente.
Pode, igualmente, estar a incentivar outros a criar o seu próprio negócio
ou a querer juntar-se ao seu e assim criar um projecto mais sólido.
7 – Criação de riqueza para si
A criação de um próprio negócio tem, em regra, dois outputs esperados.
Um foi mencionado no ponto anterior. O segundo é a criação riqueza para o
empreendedor
Todo o seu empenho, esforço, know-how, energia e
trabalho está voltado para o seu projecto.
A dimensões do resultado atingido têm aderência na sua
ambição, no seu esforço e na capacidade de colocar estas suas duas
características em campo.