sábado, 9 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #5 - SERVIÇO PÓS-VENDA

Serviço Pós-Venda - JPM Consultores
Pós-venda consiste em toda interação resultante entre Cliente e Vendedor depois que uma venda é realizada e, em princípio, paga. Para ter os seus Clientes satisfeitos com o seu serviço ou produto é essencial que o pós-venda exista e que seja de qualidade. A ideia é fazer com que o seu Cliente tenha uma experiência única, se necessário, com o seu serviço após a compra. Com o pós-venda é possível avaliar se o seu Cliente usufrui de todas as funcionalidades do seu produto ou serviços, sobretudo em que há um valor agregado significativo. Caso não esteja, ajude-o. O pós-venda é muito mais do que o mero apagar de fogos, se for bem estruturado, é uma ferramenta muito eficaz para que se efectue uma nova venda, para que se faça upgrade…para que se entre em novos segmentos ou mercados. Um bom meio de se fazer um serviço de pós-venda de qualidade é fazer um follow-up da venda.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #4 - Venda apenas o que pode oferecer

Um erro comum cometido por muitos profissionais de vendas é oferecer aos seus Clientes “coisas” que não consegue oferecer, muitas vezes só para ver se fecha o negócio. Será este o caminho certo? Acredito que não. Quando chegar o momento de colocar essa “coisa” na mão do Cliente…não vai cumprir. Um Cliente insatisfeito é um Cliente que não voltará a comprar…e os danos para a sua Organização podem não se ficar por aqui.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #3 - Conheça os Clientes

 

Conheça os Clientes

#3 – Conheça os Clientes

Conheça os Clientes. É uma verdade absoluta. São os Clientes que são a razão da sua Empresa, do seu trabalho.

Nos primeiros 5 meses de 2022 foram registadas mais 20% de novas empresas em relação ao mesmo período de 2021. Muitos empreendedores têm aparecido. Mas, se o único motivo para a abertura do seu negócio próprio é o facto de ter um chefe chato, quando abre a sua empresa você terá inúmeros chefes…estes são os seus Clientes.

São eles que vão determinar o seu sucesso ou insucesso. Assim, alguns conselhos que deixamos:

 - deve criar empatia com ele

- tente colocar-se na posição dele

- pense como Cliente

- fomente o feedback

- oiça as críticas

- visite a concorrência

- percorra os estabelecimentos, mesmo de negócios diferentes, onde se vai instalar.

 

Vá percebendo regularmente se o seu serviço / produto é relevante para os Clientes, se é uma mais-valia.

terça-feira, 5 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO #2 – Para você / Para ti / Para o outro

Venda aos outros, não a si

 

#2 – Para você / Para ti / Para o outro

Quando vendemos produtos, serviços, imagens, sonhos… fazemo-lo para os outros, não para nós.

As nossas vendas são para os nossos prospects. Talvez não seja má ideia tratarmos os Clientes, mesmo aqueles que já nos são fiéis, com o entusiasmo e dedicação que colocamos quando temos um prospects pela frente.

Lembre-se dos tempos em que era criança. Centrávamos muito o nosso discurso no EU. Não use a mesma estratégia em crescido.  Fale mais e mais vezes o nome do Cliente: utilize o nome da Empresa do seu interlocutor.

Ele, o outro,  vai gostar.

domingo, 3 de julho de 2022

DICAS DE GESTÃO - #1 NOME

 


 

#1 - Nome

Parece óbvio, mas a utilização do nome numa comunicação com um prospect faz com que ele sinta que a mensagem  é apenas para ele. Nós, quando lemos ou ouvimos o nosso nome, prestamos mais atenção.

Tente, sempre que possível, nos emails, saber a quem dirigir a informação que quer passar. Muitas vezes temos acesso a base de dados de empresas e só aparece o email geral. Entre no site, no LinkedIn no Facebook, ligue…descubra a quem quer enviar o email.

Vai ajudar nos resultados que quer alcançar.

Nota: Uma coisa que não tem nome...pode não ter nada.


domingo, 8 de agosto de 2021

7 + 1 Razões para abrir o seu próprio negócio

7 + 1 Razões para ab
rir o seu próprio negócio

“Você é mais corajoso do que pensa, mais forte do que parece e mais esperto do que acredita”

                                                                                           Christopher Robin (filme)

 

Tenha ideias...mas talvez 
seja bom não exagerar

Infelizmente os últimos meses fizerem com que muitos de nós tenham que colocar este tema em cima da mesa. A erosão do emprego, o fecho de muitas empresas, as “novas regras” que o mercado de trabalho dita e as razões que em seguida apresento.

Ao que acrescento a possibilidade de no seu trabalho actual a motivação, o reconhecimento pessoal e financeiro estarem longe daquele que espera.

Se se revê no parágrafo anterior ou no ponto 0, o seguinte, pode estar na altura de empreender

0 – Perdeu o emprego

É uma realidade que pode estar sempre presente. Esta e a falta de perpectivas ou segurança que o emprego actual lhe transmite

1 - Decidir o seu destino

No seu próprio negócio é você que decide. Decide o que fazer, como fazer, com quem fazer, para quem fazer, em que formato, que nível de risco…

É você o responsável.  O enfadonho ou o chefe memorável é você

2­­ - Regras e rotinas

Para além do que é referido no ponto anterior, acrescento: onde   quer que queira trabalhar, pode fazê-lo. É você o autor das suas rotinas e regras. Obviamente o mesmo se pode dizer para aqueles que consigo trabalham

3 - Escolher os seus sócios e funcionários

Ao poder escolher os seus sócios e funcionários, você molda a sua equipa à sua imagem e os objectivos que persegue são os mesmos que os seus funcionários e sócios devem perseguir.

Assim as hipóteses de ter dissabores com contratações ou mudança brusca e inesperada de objectivos é substancialmente reduzida.

4 - Aprendizado

Quando você muda de funções ou de empresa há sempre um aprendizado que acontece.

Quando você monta um negócio esse aprendizado irá aparecer naturalmente. De um momento para o outro terá de se desdobrar pelos vários “departamentos”.  Irá consumir muito tempo para funções em que você não está talhado ou que considera um desperdício de tempo. Aqui chega a altura em que tem que pensar em contratar ou subcontratar.

É também uma oportunidade que tem para desenvolver projectos, aproveitar a sua criatividade, estudar e implementar novas soluções.

5 - Criatividade

Aqui a criatividade pode passar a ter o seu nome e é complementada com a sua equipa e sócios.

Mais uma vez, a criatividade que procura e pretende implementar são uma fonte excelente de aprendizado. Para si e para aqueles que tem consigo.

6 – Criação de riqueza

Uma Empresa, por mais pequena que seja, é sempre um contributo para a sociedade. Gera riqueza, dá emprego directo e / ou indirecto. Pelo facto de criar algo novo, a sua Empresa, é possível que esteja a criar algo diferente.

Pode, igualmente, estar a incentivar outros a criar o seu próprio negócio ou a querer juntar-se ao seu e assim criar um projecto mais sólido.

7 – Criação de riqueza para si

A criação de um próprio negócio tem, em regra, dois outputs esperados.

Um foi mencionado no ponto anterior. O segundo é a criação riqueza para o empreendedor

Todo o seu empenho, esforço, know-how, energia e trabalho está voltado para o seu projecto.

A dimensões do resultado atingido têm aderência na sua ambição, no seu esforço e na capacidade de colocar estas suas duas características em campo.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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