|
JPM / Assinatura |
Importância da assinatura padrão da Empresa nos
e-mails
O novo mundo digital trouxe
várias alterações no modo como as pessoas / empresas comunicam. No
entanto, muitas das regras, procedimentos, boas práticas…seja lá o que lhe
queiram chamar, são as mesmas. A assinatura, neste caso nos e-mails, é uma delas.
No passado, quando enviava a
sua correspondência por carta, colocava ou era visível a sua assinatura, a sua
identificação, os seus dados. Os correios, por sua vez, quando o envelope não
tinha escrito o remetente, não despachavam a carta.
O facto de cada vez mais
estar em desuso o papel, o envelope, muitos profissionais esquecem-se de se
identificar correctamente nas comunicações que fazem no meio digital. Esta identificação
terá de ser feita pela sua assinatura no e-mail. Ao fazê-lo está a promover o
seu negócio e a si. Está a dar credibilidade ao seu negócio e a si. Está a dizer que você existe (ou pelo menos
está a dar a possibilidade ao destinatário da sua correspondência de o encontrar).
Assim, sugerimos que a sua assinatura
nos e-mails seja composta pelos 3
elementos que seguem:
·
Identificação da pessoa e da
respectiva unidade orgânica.
·
O logótipo oficial, adaptado
para correio electrónico.
·
Dados de contacto (morada,
telefone, endereço de correio electrónico, URL).
A ordem acima pode ser um
dos modos de apresentar a sua assinatura. Há, todavia, quem goste de colocar o
logo ao princípio. Eu gosto. Este “identificador”, por si só, pode transmitir
muito do que você é ou o quem está a representar.
Mas tenha atenção…há quem
goste de representar e passar-se pelo que não é.
A minha assinatura é esta (sem logo):
João Paulo Marques
Direcção Geral
JPM & Consultores Associados
Rua Jorge Colaço, …
TM: (351) 967 156 803
https://www.linkedin.com/in/joaopmarques/
Notas:
- Profissionalmente eu gosto de usar o LinkedIN. Ai aparece a nossa foto,
o nosso percurso profissional e alguns dos nossos interesses.
- Pode usar mais outras medias sociais para se identificar: Facebook,
Instagram, Twitter,….
- Se fizer parte de algumas Associações Profissionais, Comités…pode também
colocar esses logos…mas no final…estilo rodapé.
João Paulo Marques
O tempo não pára,
não pare você também.
@joaodavespa