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Abrir um negócio |
Parabéns pela decisão de abrir o seu negócio.
Todos os empreendedores são corajosos, mas devem ouvir, não
necessariamente seguir, conselhos de terceiros.
Mas começamos por algumas perguntas que deve fazer a si
mesmo: Está pronto para o fazer? Está
pronto para superar surpresas inesperadas?
Nós ajudamos a começar a resposta: Nunca há um momento
completamente certo para começar um negócio.
Começar um negócio envolve planeamento, opções e decisões
financeiras, abdicar de algo, nem que seja tempo, para desenvolver a actividade
a que se propõe, para além de todas as tarefes, exigências e
responsabilidades que vai ter que passar a assumir.
Seguem alguns conselhos que pode usar para avaliar a
abertura do seu negócio.
1 – Decida qual o seu negócio e realize pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado dir-lhe-á se há mesma uma oportunidade
de transformar a sua ideia num negócio de sucesso. É uma das formas de reunir
informações sobre potenciais Clientes e Fornecedores. É também a altura em que
analisa a concorrência e percebe se a sua Empresa entrega algo que seja
diferenciável e, simultaneamente, valorizado.
Com esta pesquisa vai poder responder às seguintes
perguntas:
Procura: Existe desejo pelo seu produto ou serviço?
Tamanho do mercado: Quantas pessoas estariam interessadas na
sua oferta? Quanto vale o mercado?
Indicadores económicos: Em que segmento de poder económico
está o seu público-alvo?
Localização: Onde estão os seus Clientes? A sua Empresa
consegue chegar lá?
Concorrência: O mercado está saturado? Quantas opções
semelhantes ou similares já estão disponíveis?
Preço: O seu produto tem preço para entrar no mercado? Os
seus potenciais Clientes podem comprá-lo?
Quando estamos próximos dos Clientes percebemos o que eles
querem ou vão querer, assim a Inovação torna-se mais fácil e simples.
2 – Escreva o seu plano de negócios
Não há maneira certa ou errada de escrever um plano de negócios.
O importante é que o seu plano seja verdadeiro quanto às suas intenções e
capacidades e atenda às necessidades que vai ter.
Um bom plano de negócios orienta-o em cada etapa do seu
negócio. É como se fosse um roteiro, mas que não evitará as surpresas que um
novo e desconhecido caminho proporciona
É um modo de ter sempre presente os elementos-chave do seu
negócio e de ajudá-lo a obter financiamento ou trazer novos parceiros de
negócios.
3 – Financiamento do seu negócio
Abrir um negócio custa dinheiro. Vai ter de fazer opções.
Como o vai financiar? Capitais próprios? Capitais alheios? Através de apoios ou
incentivos? Para quanto tempo dá o primeiro dinheiro que entrou na sua conta?
Ao controlar os fundos que tem disponíveis, simplifica as
várias operações e tarefas que são decorrentes do seu novo negócio.
4 – Escolha bem os fornecedores, mesmo os subcontratados
Administrar um negócio pode ser uma tarefa enorme.
Quando escolher os Fornecedores tenha atenção a:
- com quem possa ter uma relação de futuro
- que demonstrem ser proactivos
- que procuram ser inovadores.
A sua equipa e você não devem ser capazes de fazer tudo
sozinhos. É aí que entram os fornecedores subcontratados. Escolha-os também bem.
No relacionamento com os Fornecedores: não tente aproveitar-se da fraqueza deles,
para que eles não se aproveitem das suas.
5 – Onde vai instalar-se
A localização da sua empresa é uma das decisões mais importantes
que você tomará.
Actualmente há várias oportunidades: coworks, escritórios
partilhados, casa, locais de acolhimento de nómadas digitais…
Mais, se tem um produto / serviço que carece de grande
envolvimento com o público, este quesito é mu
Lembro-me por exemplo da opção que uma renomada casa de
fotografia no Rio de Janeiro, a DePlá,
tomava para a instalação das suas lojas. Escolhiam uma esquina perto de
uma loja McDonalds. Porquê? Porque sabiam que iam ter gente a passar na rua. A
estratégia funciona também em Portugal.
6 – O nome do seu negócio
Pode não ser fácil escolher o nome perfeito. Você vai querer
que o nome reflita o seu negócio e a personalidade do mesmo e de você mesmo.
Depois, quando chegar a uma “final list”, veja se os nomes
estão ocupados, se os domínios estão livres, os “facebooks” tomados…
Mas também partilhe os possíveis nomes, caso não tenha já
feito, com os seus amigos. Escolha aqueles que sabem criticar e não os que só
lhe dão palmadinhas nas costas (que não deixam de ser também seus amigos).
Após esta escolha vai ter que efectuar várias tarefas, entre
as quais: escolher a forma legal da
Empresa, registar o negócio, ter um contabilista (que pode ser você), abrir
conta bancária, ter um livro para reclamações, …
Já que falo de nomes, nos anos 70 abriu a cadeia brasileira
de supermercados Pão de Açúcar em Portugal. Antes dos anos 70 já existia a
Pastelaria Pão de Açúcar em Lisboa. Um acordo financeiro teve de ser feito
entre as duas identidades.
Um registo comum é a quantidade de “Café Central” que
existem pelo nosso país.
7 – O dia zero e os seguintes
Quando o seu negócio abrir ele poderá vir necessitar de
colaboradores, de mais uma loja, um outro escritório, uma loja e-commerce, mais
e novas licenças, novas ou renovadas ISO.
No dia que abre o seu
negócio ao Mundo, para que ele tenha mais possibilidades de sucesso, há que
pensar em:
Site da empresa. Aumenta a sua reputação on-line e leva-o a
mais Clientes.
Redes sociais. Use as medias sociais para divulgar o seu
novo negócio. Não espere resultados imediatos.
CRM. Essencial para as suas várias actividades: vendas,
marketing, financeira, produção.
Logotipo. Crie um logotipo que possa ajudar as pessoas a
identificar facilmente a sua marca e para que possa comunicar o seu negócio.
8 – Parcerias
As parcerias podem ser vitais para que o seu negócio tenha
sucesso.
Contar com um parceiro de negócios, faz com que as
organizações estejam actualizadas nas tendências do mercado, expandindo as suas
fronteiras, aumentando a base de Clientes e adquirindo vantagens competitivas e
mais notoriedade.
Um pouco como dizer, a União faz Novos Mercados.
Resta-nos desejar boa sorte aos que vão avançar com o seu
negócio.
Nota:Veja o PAECPE