sábado, 15 de dezembro de 2012

Perdi quase 3 minutos por dia com as novas alterações ao trânsito


Perdi quase 3 minutos por dia com as novas alterações no trânsito

Olivais, 15 de Dezembro de 2012

Caro Sr. Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais,

Acredito que todas as alterações que são feitas pelo poder público são pensadas e que têm o intuito de melhorar a vida da maioria, mesmo que alguns não concordem. Acredito nisso.

Mas, parece-me que esta alteração,  agora efectuada, junto do antigo Pão de Açúcar (pode assim ver ao tempo que eu conheço o bairro dos Olivais, o seu bairro), só veio prejudicar toda a gente.

Dou-lhe o meu ponto de vista e relato a minha situação. Vou para a Rua Cidade de Benguela. Com a alteração efectuada fiquei a "ganhar":

Mais 3 minutos de viagem. Ao fim de uma semana: 21 minutos.  Ao fim de um mês: 90 minutos. Digamos que ao fim do ano, estas alterações tiram-se um dia de vida. Este será passado no carro.

Acrescento que, por esta alteração,  ando mais umas boas centenas de metros, apanho dois semáforos  e gasto mais gasolina. No meu caso, só desvantagens!!!

Mas, como disse ao princípio, poderá haver alguma razão nesta sua medida.

Tenho pensado nela e não a encontro. Tenho falado com alguns amigos, eles não a entendem.

Imagine que mora na cidade Praça Cidade de Salazar, tem agora que circundar todo o perímetro que envolve o shopping para chegar a casa, isto vindo da Av. Lourenço de Marques.  Quando só tinha que virar à esquerda. Implica, mais tempo, mais gasolina, mais tempo no carro.

Acredito também que a relação mais tempo no carro, implica mais gasto de gasolina  e mais risco de acidentes. Esta relação parece-me verdadeira e directa.

Congratulo-me por não ter feito uma rotunda e acredito que esta alteração não foi feita para levar Clientes ao Shopping.

Esta prosa toda pretende apenas dizer que não concordo com as alterações e não encontro vantagens na mesma.

A memória leva-me a dizer que o cruzamento em causa não costuma ter acidentes.  Também a experiência diz-me que só existem dois picos de trânsito: de manhã e ao final da tarde.

Será que me pode explicar as vantagens que encontrou? Elas existem?

João Paulo Marques, habitante dos Olivais deste 1965.

UmbigoBlog - 17 Sinergias


17 - Sinergias

Um blog é uma excelente plataforma para se criar sinergias.  Sem se procurar, pode conseguir-se reunir pessoas, colaboradores muito interessantes e que, de forma gratuita, trazem saber para ele.

Veja-se o que acontece com as discussões  no LinkedIN.  Quase todas a somar conhecimento.

Também há coisas boas - 15 de Dezembro


Também há coisas boas - 15 de Dezembro

"Publicar um livro é como enfiar uma carta ao numa garrafa e arremessá-la ao mar", Margeret Atwood

Prémio Pessoa para Richard Zenith. Um americano que gosta e vive em Portugal. Ele diz: "Este é o Governo que mais maltrata a cultura".  Acrescenta ainda: Este prémio faz-me sentir ainda mais português".

São João é o 3º melhor hospital português. Pelo terceiro ano consecutivo. Talvez valha a pena ver e estudar as suas "boás práticas". Lisboa tem o 3º, 6º, 9º e 10º.

Hospitais de Faro e do Barlavento terão uma só administração. Poupa-se já nos .BMW´s. Outras poupanças e sinergias virão.

Governo vai propor à Troika aumento do salário mínimo. Oxalá saia.

ISCTE faz 40 anos. Parabéns!!!!

Lisboa é a cidade portuguesa mais inteligente. O conceito não tem consenso. Mas é algo de bom para os alfacinhas.   Mas, de certeza, não tem a ver com a concentração de políticos por metro quadrado.

Ainda se descobrem primatas. Foram descobertos três no Bornéu. Mas estão em perigo de extinção.

Portugueses abrem fábrica de doces no Rio de Janeiro. Viva o pastel de nata.
Lisboa está sem chuva.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Também há coisas boas - 14 de Dezembro


Também há coisas boas - 14 de Dezembro

"A primeira gravidez é uma longa viajem por mar para um país do qual desconhecemos a língua", Emily Perkins

Paul and Ringo?
Concerto 12.12.12, no Madison Square Garden, vai ter as suas receitas para as vítimas do Furacão Sandy. Rock to Society.

Cantinas sociais apoiam alunos durante as férias. Uma boa notícia no meio do mal que anda por aí.

O primeiro mapa português dada de 1560. Foi produzido por  Fernando Álvares.  Ah ganda portuga.

Juíza do Porto recusa que pedófilo saia apenas com pena suspensa.  Há penas que devem ser cumpridas.

Arte urbana em Carnide. 300 assentos expostos no jardim de Carnide. Muitos deles, são assentos retirados do lixo.

Hubble descobre a galáxia mais antiga do universo.

Santuário para tubarões no oceano Pacífico. Boa medida!!!

Campanha "Portugal sou eu". Compre português...é isso mesmo. Ainda vou para Secretário do Estado.
Chove para car....
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Também há coisas boas - 13 de Dezembro


Também há coisas boas - 13 de Dezembro

"Vivemos numa plácida ilha de ignorância no meio dos mares negros do infinito", H.P. Lovecraf
Ontem o meu primeiro Ignite. Hoje, o Be IN, a tratar de Lisboa. Bem interessantes.

Primeira bênção  de sua santidade por Twitter. Até o Vaticano já aderiu....

Vírus VIH é arma para combater o cancro. Há males que vêm por bem...
Reciclagem gera lucro em Portugal....há quer dizer e repetir... Só tenho pena que ainda existam os cocós dos cãezinhos na rua, as beatas largadas impunemente por todo o lado, carros estacionados pelos passeios...mas havemos de chegar lá

Portugueses que salvaram uns jovens alemães vão ser homenageados.
Mandela apresenta progressos na sua saúde.  

 Há queijo há mais de 7000 anos!!!!! Adoro queijo!!!!
João Pedro Vale
Economia volta a crescer no segundo trimestre de 2013. Diz o FMI...esperemos  bem que sim.

Museu de Arte Contemporânea de Lisboa mostra 13 criadores nacionais. Are you awake? Are you?


CR7, Cavaco e Luciana Abreu. O que eles têm em comum? São os portugueses mais procurados no Google. Floribelaaaaaaaaaaaaaaaa....


Cheio de força....vindo do Chiado rm direcção à Baixa
Lisboa com sol e não muito fria.

 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PORTUGAL É PREMIUM -

PORTUGAL É PREMIUM - Pontos a evidenciar nos seus  produtos e serviços
                                                                                                          "Made in Portugal"

Parece que cada vez mais o "Made In Portugal" parece ser uma marca, uma boa marca, e não algo que queríamos esconder ou não referir.

O  método como os  nossos produtos são desenvolvidos e produzidos é algo que os pode valorizar e fazer destacar de outros, da nossa concorrência.  Falo da nossa concorrência pessoal, empresarial ou de país.  Para que isso aconteça, temos que usar os truques de uma boa comunicação. Uma comunicação que seja assertiva e que tenha eficácia.

Veja-se o que está a acontecer com o calçado e os têxteis portugueses, produtos tradicionais portugueses. Implementam-se no estrangeiro com a marca "Made In Portugal" .  Felizmente que há mais exemplos. Mais tecnológicos, menos tecnológicos...mas com a Nossa Chancela.

Lembro-me de uma história que li num passado não tão recente. Uma empresa  lusa, da qual não me lembro do nome,  que actuava  na área das TIs,  e quis entrar em Espanha.  Escolheu Madrid ou Barcelona, não sei precisar qual delas.  Não era bem recebida pelo facto de ser portuguesa.  Pouco ou nada conseguia.

Esses empreendedores, sabendo que possuíam um bom produto, não esmoreceram.  Resolveram comprar uma empresa na Galiza e daí atacaram o mercado espanhol. Passaram a ser galegos.
Passaram a ter sucesso! 

Este estigma,  de se ser português,  tem que ser ultrapassado. E está a ser ultrapassado. Mas a
dinâmica tem que começar internamente, em nós.

Seguem alguns palavras que  ajudam a valorizar o que é nosso, o que é feito por si, o carinho e cuidado que colocou no que fez.

Manufaturado                          Feito com a receita                  Desenvolvido localmente                    Construção personalizada       Forjado à mão                          Receita da avó                                  Exclusivo desta casa               Produto único                          Pulido à mão                                    Design exclusivo                     Moldado à mão                       Produto exclusivo
Tingido à mão                         Feito à mão                             Trabalhado à mão                                    Só cá na casa                          Queimado no momento            Peça exclusiva                                    Moldado por mãos hábeis      À moda da casa                        Feito no momento
Recolhido a partir de..            Trabalhado por mãos hábeis    À moda do Alentejo
Costurado à mão                    Criado localmente                    Atenção aos detalhes
À portuguesa                          Fabricado sob encomenda       Fabricado sob medida
Fabricação exclusiva              Design único                            Só nesta casa
Projecto sob encomenda         Projecto à sua medida             Feito localmente
Produzido de acordo com as suas especificações                   Segundo os mais altos padrões
Feito para durar                     Segundo a nossa fórmula         Costurado à mão                                 Criado localmente                 Atenção aos detalhes                Peça única

 Utilização destes vocábulos vai permitir a valorização do que é seu perante os outros.

Veja o que diz a Monocle na sua edição de Setembro (57) sobre o nosso idioma.

Monocle, issue 57
 

Apresento alguns  exemplos de produtos tradicionais portugueses que exemplificam o bom do Made In http://global-chica.hubpages.com/hub/Products-From-Portugal-You-Should-Check-OutPortugal. 


A utilização de palavras adequadas, que valorizem o que é seu, são, sem dúvida, um dos seus melhores argumentos de venda.

O que devemos hoje, nos tempos que correm, é preocupar-nos com o World of Mouth. A comunicação hoje, com as medias sociais, ganha esta força....de chegar ao mundo.

Por fim, tentando dar um exemplo doce...creme de leite queimado na hora.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.
 

Cold reading (Seth Godin)

Cold reading (Seth Godin)

Psychics, advertisers and coaches work hard to create interactions that feel direct. They'd like you to think that their work is about you, (lots of people thought that the song was actually about them) that they know what you're thinking and what you want.
The tsunami of data available online makes this easier than ever. It's not hard to buy data, not only about your demographics, but about how you spend your time on the web.
Which means that it seems as though that site or this ad is just for you. What could be better?
The important distinction is this: the content might be for you, but it's not necessarily about you. Take what you need, but ignore the rest.