What makes
content engaging is relevancy.
Uma óptima maneira de ganhar a atenção do Cliente é
contar-lhe uma história. Nós ouvimos histórias a nossa vida inteira. Umas mais
credíveis, outras menos, umas de sonho e de encantar, outras sérias e
profissionais, umas interessantes, outras não, umas verdadeiras….
Mas sempre as fomos
ouvindo. Uma história deve ter princípio, meio e fim. Se tivermos a habilidade
de colocar o nosso Cliente (ou prospect ) nela, pode ser meio caminho andado para que
o possamos conquistar.
Lembram-se, caso tenham passado pela Universidade, de
professores em que não de dava pela aula passar. Já em outras aulas não parávamos
de olhar para o relógio. O mérito estava na capacidade do professor envolver os alunos. Lembro-me de alguns...
Num tempo em que cada vez mais a qualidade e a oportunidade dos conteúdos são a pedra de
toque da comunicação, torne-se (você como profissional e ser social) interessante, credível e prestável.
Apresento-vos em seguida alguns comportamentos desajustados e
inibidores. A prática, mesmo que não abusiva, destes 11 comportamentos, mesmo
que não todos, coloca-o, pelo menos, no
banco de suplentes.
1. Não
escutar cuidadosamente o outro.
2. Não
usar em excesso o “eu”.
3. Fazer
só perguntas fechadas ou abertas.
4. Usar
e abusar de bengalas linguísticas.
5. Explicar
e “rexplicar”.
6. "Ajudar"
o Cliente, respondendo as suas próprias perguntas.
7. Fazer
perguntas vagas, ambíguas ou desinteressantes.
8. Não
perceber as respostas e explorar, erradamente, as mesmas.
9. Não
perceber que já temos as respostas que queremos e ocupar o Cliente.
10. Não
faça perguntas íntimas, sobre religião, política, sexo.
11. Sobretudo,
não faça perguntas que não gostava que lhe fizessem a si.